Bobina impulsora

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos, antes de td gostaria de agradecer pela revista, chegou inteirinha aqui :D Valeu mesmo cara!

Gostaria de saber se depois vc não podreia tirar uma foto desta bobinia impulsora, no caso de problema parecido, ja sei onde olhar...
Já tive um problema parecido, fiquei na estrada tbm hehe, foi a única vez que o monza me deixou na mão... queimou o módulo hei a bobina de uma vez só. Aquela bobina grande, de onde sai um cabo por distribuidor, é ela a bobina impulsora??

Abração Carlos!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Paiva escreveu:Carlos, antes de td gostaria de agradecer pela revista, chegou inteirinha aqui :D Valeu mesmo cara!

Gostaria de saber se depois vc não podreia tirar uma foto desta bobinia impulsora, no caso de problema parecido, ja sei onde olhar...
Já tive um problema parecido, fiquei na estrada tbm hehe, foi a única vez que o monza me deixou na mão... queimou o módulo hei a bobina de uma vez só. Aquela bobina grande, de onde sai um cabo por distribuidor, é ela a bobina impulsora??

Abração Carlos!
Diego,

aquela bobina externa é a de alta tensão.
A bobina impulsora do Monza EFI fica dentro do distribuidor, perto do módulo HEI e é conectada no dois pinos superiores do módulo HEI, ainda dentro do distribuidor. Para visualizar, basta retirar a tampa do distribuidor e vai encontra-la logo abaixo do rotor. Infelizmente não tenho máquina digital para tirar fotos.
Para substituir a bobina impulsora, tem que remover o distribuidor do motor e, pelo lado de baixo do distribuidor, retirar o anel trava, para soltar com punção um pino trava que prende a parte de contato com comando de válvulas, retirar a peça o suporte e a mola, que o eixo sai completo para cima. Assim a bobina impulsora fica livre presa apenas por uma trava, que ao ser retirada, a bobina impulsora poderá ser removida do distribuidor.
A montagem é operação inversa da desmontagem, por segurança, costumo fazer um marca no eixo com a carcaça antes de remover, para monta-lo na mesma posição e não ter problemas com posição do campo magnético depois da montagem.
Se entrar no catálogo CepChev, no distribuidor vai poder visualizar mentalmente esses procedimentos.

Abs,

Carlos Freire
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Carlos A. Freire escreveu:
Diego Paiva escreveu:Carlos, antes de td gostaria de agradecer pela revista, chegou inteirinha aqui :D Valeu mesmo cara!

Abração Carlos!
Diego,

aquela bobina externa é a de alta tensão.
A bobina impulsora do Monza EFI fica dentro do distribuidor, perto do módulo HEI e é conectada no dois pinos superiores do módulo HEI, ainda dentro do distribuidor. Para visualizar, basta retirar a tampa do distribuidor e vai encontra-la logo abaixo do rotor. Infelizmente não tenho máquina digital para tirar fotos.
Para substituir a bobina impulsora, tem que remover o distribuidor do motor e, pelo lado de baixo do distribuidor, retirar o anel trava, para soltar com punção um pino trava que prende a parte de contato com comando de válvulas, retirar a peça o suporte e a mola, que o eixo sai completo para cima. Assim a bobina impulsora fica livre presa apenas por uma trava, que ao ser retirada, a bobina impulsora poderá ser removida do distribuidor.
A montagem é operação inversa da desmontagem, por segurança, costumo fazer um marca no eixo com a carcaça antes de remover, para monta-lo na mesma posição e não ter problemas com posição do campo magnético depois da montagem.
Se entrar no catálogo CepChev, no distribuidor vai poder visualizar mentalmente esses procedimentos.

Abs,

Carlos Freire
No CepChev tem todas as peças detalhadas, visualmente da pra ver, e desmontando ao mesmo tempo no carro não tem mistério nenhum.
djfcg

Mensagem não lida por djfcg »

Carlos parabéns pela sua perícia.

Estou com um problema aqui no meu Gls 95 EFI. De um mês pra cá vira e mexe ele não pega. Hoje pela manhã por exemplo, ao dar a primeira partida, aconteceu novamente. Mas como eu estava só, não pude verificar se tinha faísca nas velas. Desmontei a tampa do distribuidor tirei o rotor, lixei, tirei o conector do módulo Hei que vai para a bobina impulsora e lixei tb, lixei os contatos na tampa do distribuidor. Notei que o grafite que pega no rotor está muito pequeno, 1cm aproximadamente, não sei se é normal.

Existe alguma forma de verificar se essa bobina impulsora, módulo Hei e bobina de alta tensão estão bons?

Vou viajar no carnaval, são mais de 2000 km de estrada e já estou com medo. Abração.
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por tcpthiago »

É Carlos, dois dias antes de cair na estrada, Monzão ferrou o distribuidor e consequentemente o Hei também.
Foi uma paulada de 480,00 e resolveu até o problema que a injeção estava sofrendo.

Fiz + de 4.000 km em 15 dias sem quase nenhum problema.
Quase? É, a 100km pra chegar em casa, meu alternador quebrou os rolamentos, travou e pegou fogo.
Após isso, a correia do alternador travou, esquentou e arrebentou.
Cheguei em casa só com a carga da bateria. Mas, tirando isso, sem nenhum problema.
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Orra!!! Pegou fogo??
:shock: :shock:

Caraca, sorte que vc tava perto da sua casa hein.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

Vale a pena trocar a bobina impulsora preventivamente. É uma peça que custa muito barato, uns 30 reais, e não dá pra trocar na rua. O módulo hei também, custa R$ 60. Experiencia de quem já ficou na mão por causa dos dois. O módulo hei queimou passando embaixo de uma torre de alta tensão.
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Marcelo_Classic escreveu:Vale a pena trocar a bobina impulsora preventivamente. É uma peça que custa muito barato, uns 30 reais, e não dá pra trocar na rua. O módulo hei também, custa R$ 60. Experiencia de quem já ficou na mão por causa dos dois. O módulo hei queimou passando embaixo de uma torre de alta tensão.
Eu que não compro esses módulos hei de 60,00.. Esses daí acabou a garantia no outro dia pifa. Parece q foram programados.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder