vrsilva escreveu:Rafaelo não considero 100% erro de projeto, pois meu pai teve vários Monzas e ele nunca ficou na mão por culpa do HEI... O meu Bartok mesmo, tem HEI original GM tem logo e tudo na peça...
Vinicius, nao disse 100% de erro, falei que tem 2 problemas grave e tem mesmo tb nao considero 100% de falha, senao nao funcionaria, o problema é o local onde ele foi colocado e sua operaçao no limite, esse forum é um bom exemplo, imagina quem nao entra aqui, procura la nos EUA quantos tem queimado,tem gente que troca de lugar o HEI faz uma pesquisa, senao existisse esse defeito nao existiria peças paralelas de reposição aos monte de tudo que empresa, e um forum como esse o top ten no monza tubarao referente a isso queima de HEI lembre-se de uma coisa, se alguem colocou um paralelo é pq queimou o original.
pq tu acha que nao existe mais HEI desde 1980 nos carros. humm? nao conta o brasil rsrsrs, abandoram pq nao é confiavel, se fosse confiavel o pessoal nao andaria com um atirado no porta luvas. entao tem que aceitar oque é.
vo te passar um exemplo pratico pra tu entender a questao tecnica de uma coisa pra outra, minha ECU(MS2) como a ECU OEM do motor N20XF entre outros, igniçao DIS(nao usa distribuidor , usa 2 bancos de ignição) usam ignição com sistema de Prevenção Ativa. nao tem modulo de ignição como HEI entre outros, oque tem sao apenas 2 transistores com proteção térmica e proteção tensão. sabe oque acontece na pratica? nunca queima, simplesmente desliga pra preservar sua integridade. banaca ne? essa é a tecnologia, vamos supor passou de 180° desliga, passou de 500V desliga... é quase impossivel tu achar ECU hoje em dia com queima de circuito da igniçao. eu pelo menos nunca vi, mais ja vi alternador passar da 16V e nao queimar a igniçao.
entao o HEI como fonte de igniçao nao é adequado. e quem usa ta sucessivo a riscos dessa natureza. oque daria pra fazer é isolar/dissipar e cuidar muito bem da tensao é um risco que se corre esse.
vrsilva escreveu:
É sim um local bem arriscado e de certa maneira foi erroneamente colocado dentro do distribuidor, porém, acredito que as chances de ruídos no sinal de rotação da bobina impulsora caso ele fique longe seja pior... O comprimento dos cabos que implicaram em deixar ele dentro do distribuidor... Creio sim que, eles poderiam deixar ele alí próximo ao distribuidor e a bobina... mas melhor ventilado e com dissipador mais eficiente..
Vinicius, ta esquecendo cabo de malha blindado, a muito tempo ja inventaram isso. é so tu lembrar que o sinal de rotaçao de um motor qualquer de roda fonica usa o mesmo sensor AC(relutante) atraver de um cabo de 3 metros de comprimento ate a ECU, exitem 4 metros de um sensor VR(mesmo tipo do distribuidor) do ABS originalmente, pois é, funciona perfeitamente pq é um cabo blindado com dreno(malha). isso nao seria um problema nao tirar o HEI de la... problema é tar la dentro como fizeram hehehe :smt023
vo tenta melhorar minha explicaçao pq o HEI ta no local errado, tu como é estudante atualmente e um cara esperto ja deve ter estudado ou pelo menos ter conhecimento da sigla BTU e sua destinação, unidade de mediçao termica, sim, aquilo dos AC.... mais pelo visto os "engenheiros" que fizeram isso nao sabe oque o BTU é na pratica. seria o poder de transferência térmica de uma fonte emissora.
oque é mais facil? aquecer um motor com um transistor de igniçao ou um motor aquecer um transistor? hehehe é logico que o motor por ter mais BTU na geração.
transistores podem chegar a 100° ou mais facilmente dependendo da corrente e tensao, geralmente é 50 a 70°, ainda mais um de potencia chaveador como um IGBT usado em igniçao, é virtualmente impossivel um transistor aquecer um motor inteiro a 70° pq a os Watts da dissipação de um transistor é absolutamente pequeno, nao daria nem pra subir +1°no bloco do motor usando o HEI, nao teria força na transferencia. o "bloco seria o dissipador" e o ar ambiente esfriaria mais rapido ou esquentaria.
um motor a 100° gera um enorme quantidade de energia térmica, sem contar na inercia né, demora um montão pra esfriar o motor, nao sei disser quantos BTU tem a potencia do motor mais é muita coisa em relaçao ao HEI.
entao logicamente que se o transistor esta 65° no DIE dele e o motor conjunto(em especial gaiola) a 65° equalizados termicamente, a medida que o motor vai subindo a temperatura vai empurrando no transistor junto essa caloria, o BTU do transistor é nulo comparado ao bloco, nao tem força pra transferir ao bloco. pode perguntar pra qualquer eng ou professor de fisica e quimica e ele vai te confirmar isso. mais pelo visto os cara que fizeram isso, tavam distraídos, nao é culpa do HEI e sim onde colocaram ele. sim, o HEI é instável, é se incomodar.
façam um teste em casa, peguem um termômetro a laser e meçam a chapinha do HEI e a gaiola pra ver se nao esta igualados. tudo por causa do motor empurrando em cima do coitado. ou desligar o motor e depois de 5 min refaçam o teste pra ver se nao esta igual. erro declaro isso!
era so isolar ele do motor, nao precisa ir muito longe ate ali mesmo em um suporte externo de plastico cobrindo ele, é tao simples, um dissipador passivo atras completaria a função, igual aos alternador Bosch 120. eles que sao os cara, se é de fabrica é bom né hehehe, nunca vi aquecerem um transistor ou em vez de esfriar, mais sempre tem a primeira vez pra tudo nessa vida.
ja vi casos de queima com o alternador perfeito, e casos de peças de fabrica, nesse caso o culpado é a termica. mais ja vi o oposto, dae é eletrico. e ja vi como tu e outros aqui que nunca deu problema. me parece que agente tem varios exemplos de tudo que tipo aqui dentro.
vrsilva escreveu:
Mas não é de toda a culpa do HEI somente... como já disse... O HEI do meu Bartok é original GM de fábrica, quase 20 anos na luta... O meu antigo Monza verde eu rodei muito tempo nele com um HEI MTE Thonsom que muitos não querem nem ver pintado de ouro pela baixa durabilidade, e no meu Monza já tinha fácil uns 2 anos e perfeito... sendo que aqui no fórum temos muitos relatos de alguns durarem nem 1 mês...
nao mesmo, a forma onde ele foi colocado que ta errado, se deixassem ele isolado do calor e do ruído elétrico dificilmente queimaria. eles colocaram no pior lugar possível dentro do distribuidor com calor e com alta tensao ali do lado. genial...
verdade, assim como tu tem outros exemplo que nunca deu defeito, mais tem gente que queimou a pouco tempo usando o carro, to falando do original e de primeira linha Delphi, se queimou pq tem algum problema a sensibilidade, ele nao permite falhas, como falei antes e repito, o HEI esta no limite da função por isso se chama HEI(alta energia igniçao) e nao tem protetores nem termico nem eletrico dentro dele. no manual que passei pra voces diz isso de sua vulnerabilidade ou cronico nao li tudo.
no original so nao queima tao facil pq os componente sao de alta resistência.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.