queima do modulo hei

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: queima do modulo hei

Mensagem não lida por waldir »

AlexEstanis escreveu:Na boa aconteceu comigo isso 3 modulos hei todos Delphi, troquei tampa do distribuidor, bobina impulsora, testei a voltagem de cabos e velas do alternador na terceira vez isso me salvou. Vou deixar o video vale mais que minhas palavras. nao custa nada tentar.

https://www.youtube.com/watch?v=anaptyg2T8U
Faz algum sentido um reforço no aterramento se atentarmos pela quantidade de pasta térmica que foi passada
no Hei.

A quantidade de pasta térmica "entupindo" os furos por onde passam os parafusos de fixação e que fazem o aterramento "natural" na carcaça do distribuidor, tal excesso de pasta tem dois inconvenientes: não dissipa pelo excesso. E, isola os parafusos tornando deficiente o aterramento.

A pasta térmica não é para entrar nos furos e deve-se passar uma levíssima camada para diminuir (em termos) a rugosidade do alumínio, ou seja, tapando as micro cavidades e evitando que o ar fique ali preso tornando-se isolante na dissipação de calor. A rugosidade da mesa de assentamento do Hei é alta e o metal de dissipação do Hei é espelhado o que significa rugosidade baixa e equalizando está o recheio do sandwich, a pasta térmica.

Imagem

"Pasta Térmica: Ao encaixar o dissipador em cima do processador algumas imperfeições não notadas a olho nu ficam preenchidas de ar, mau condutor de calor, e não transferem esse calor, que fica estacionado, para o dissipador, que por sua vez será resfriado pela ventoinha.

Com a aplicação da pasta térmica as imperfeições diminuem consideravelmente, além disso a pasta térmica é elaborada com componentes que são bons condutores de calor, portanto passam muito mais calor do processador para o dissipador de calor.

O erro mais comum ao aplicar a pasta térmica pelos usuários pouco experientes é aplicar em excesso, crendo que isso irá fazer com que resfrie mais o processador. Mas na verdade, com a pasta térmica consegue-se obter melhor resultado apenas corrigindo as imperfeições microscópicas da superfície do processador que ficaria em contato direto com o dissipador, pois o metal (usado nos dissipadores) também é ótimo condutor de calor, tanto ou até mais que a pasta térmica utilizada para corrigir as falhas superficiais tanto do processador quanto do dissipador. " wkp

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
osnir soares
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por osnir soares »

a queima do modulo hey não e uma anormalidade convencional , costuma ser consequencia de uma falha que poucos mecânicos e eletricistas conseguem identificar , a queima consecutiva do modulo pode estar relacionada diretamente com o alternador , uma falha do regulador de voltagem , pode ocasionar pequeno picos de tensão no circuito ocasionando a queima da bobina do distribuidor e o modulo hei , percebi esta falha apos constantes queimas de lampadas de farol ao trafegar durante a noite o farol aumentava sua luminosidade , mas não era frequentemente o que me fez instalar um multimetro dentro do carro ligado diretamente nos terminais da bateria, a principio tudo normal , porem apos quase 1 hora andando com o carro o multimetro registrou um pico de 20v e retornou para 14v , era a comprovação que precisava para interpretar as constantes queimas do modulo hey os circuitos mais sensiveis estavam vulneraveis a estes picos , então amigos começou a queimar o modulo frequentemente pode começar a pesquisar a fonte de tensão com minunciosa atenção pois o problema do modulo pode estar diretamente relacionado com o regulador de tensão do alternador.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

A sobre tensão faz com que o o transistor de potência que fica dentro do módulo HEI esquente demais, e queima por este motivo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

a falha do HEI é que ele nao ter um circuito regulador de tensao interno independente do alternador. ele simplesmente aceita oque lhe dao, se entra 16V ele vai multiplicado pela bobina primaria passando da escala do transistor, limitaçao de tensao dele ate esquentar e queimar como Vinicius disse. e pior, o agravante, se ele esquenta ele queima, pq tem deficiência na transferencia termica, os cabação colocaram mais calor(bloco motor ate max 100°) atras do transistor ou em vez de dissipar. sao uns genio, isso se chama erro de projeto. deveria ser isolado do motor, pra evitar transferencia, e ter dissipador passivo na ... do transistor. o motor aquece mais que o transistor...

o HEI tem falhas graves de projeto, sao 2, termico e eletrico, e outra, o HEI ja diz tudo, é um sistema que trabalha no limite o H é de alto em ingles, senao me engano o sistema 14.4V multiplica pra 35k na tensao final. bem acima do normal e tradicional ignição.

pouco gente sabe, mais o HEI foi projetado originalmente pra distribuidor V8, originalmente é GM V8 e V6 onde precisa de mais energia ja que sao muitos cilindros a distribuir. o HEI foi adaptado ao projeto 4 cil monza em 1991, e o projeto é 1974 GM americana ainda no carburador e 1979 a 82 nos EFI injetados rochester GM.

documento PDF sobre isso é tecnico mais é legal. é bom ler pra aprofundar os conhecimento do HEI e de onde ele surgiu que esta no monza de voces.
http://www.fourwheeler.com/how-to/engin ... stributor/

observem oque diz o documento em relaçao a tensao mais alta que o normal.
pag 8 diz sobre os V8 e V6
pag 14 mostra o circuito como é simples, um conversor de sinal de analogico a digital, e um transistor chaveador. bem simples.

http://pontiacpower.org/HEI.pdf

outra curiosidade é a bobina é a mesma que voces usam nos EFI de voces.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

Rafaelo não considero 100% erro de projeto, pois meu pai teve vários Monzas e ele nunca ficou na mão por culpa do HEI... O meu Bartok mesmo, tem HEI original GM tem logo e tudo na peça...

É sim um local bem arriscado e de certa maneira foi erroneamente colocado dentro do distribuidor, porém, acredito que as chances de ruídos no sinal de rotação da bobina impulsora caso ele fique longe seja pior... O comprimento dos cabos que implicaram em deixar ele dentro do distribuidor... Creio sim que, eles poderiam deixar ele alí próximo ao distribuidor e a bobina... mas melhor ventilado e com dissipador mais eficiente...

Mas não é de toda a culpa do HEI somente... como já disse... O HEI do meu Bartok é original GM de fábrica, quase 20 anos na luta... O meu antigo Monza verde eu rodei muito tempo nele com um HEI MTE Thonsom que muitos não querem nem ver pintado de ouro pela baixa durabilidade, e no meu Monza já tinha fácil uns 2 anos e perfeito... sendo que aqui no fórum temos muitos relatos de alguns durarem nem 1 mês...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo não considero 100% erro de projeto, pois meu pai teve vários Monzas e ele nunca ficou na mão por culpa do HEI... O meu Bartok mesmo, tem HEI original GM tem logo e tudo na peça...
Vinicius, nao disse 100% de erro, falei que tem 2 problemas grave e tem mesmo tb nao considero 100% de falha, senao nao funcionaria, o problema é o local onde ele foi colocado e sua operaçao no limite, esse forum é um bom exemplo, imagina quem nao entra aqui, procura la nos EUA quantos tem queimado,tem gente que troca de lugar o HEI faz uma pesquisa, senao existisse esse defeito nao existiria peças paralelas de reposição aos monte de tudo que empresa, e um forum como esse o top ten no monza tubarao referente a isso queima de HEI lembre-se de uma coisa, se alguem colocou um paralelo é pq queimou o original.

pq tu acha que nao existe mais HEI desde 1980 nos carros. humm? nao conta o brasil rsrsrs, abandoram pq nao é confiavel, se fosse confiavel o pessoal nao andaria com um atirado no porta luvas. entao tem que aceitar oque é.

vo te passar um exemplo pratico pra tu entender a questao tecnica de uma coisa pra outra, minha ECU(MS2) como a ECU OEM do motor N20XF entre outros, igniçao DIS(nao usa distribuidor , usa 2 bancos de ignição) usam ignição com sistema de Prevenção Ativa. nao tem modulo de ignição como HEI entre outros, oque tem sao apenas 2 transistores com proteção térmica e proteção tensão. sabe oque acontece na pratica? nunca queima, simplesmente desliga pra preservar sua integridade. banaca ne? essa é a tecnologia, vamos supor passou de 180° desliga, passou de 500V desliga... é quase impossivel tu achar ECU hoje em dia com queima de circuito da igniçao. eu pelo menos nunca vi, mais ja vi alternador passar da 16V e nao queimar a igniçao.

entao o HEI como fonte de igniçao nao é adequado. e quem usa ta sucessivo a riscos dessa natureza. oque daria pra fazer é isolar/dissipar e cuidar muito bem da tensao é um risco que se corre esse.
vrsilva escreveu: É sim um local bem arriscado e de certa maneira foi erroneamente colocado dentro do distribuidor, porém, acredito que as chances de ruídos no sinal de rotação da bobina impulsora caso ele fique longe seja pior... O comprimento dos cabos que implicaram em deixar ele dentro do distribuidor... Creio sim que, eles poderiam deixar ele alí próximo ao distribuidor e a bobina... mas melhor ventilado e com dissipador mais eficiente..
Vinicius, ta esquecendo cabo de malha blindado, a muito tempo ja inventaram isso. é so tu lembrar que o sinal de rotaçao de um motor qualquer de roda fonica usa o mesmo sensor AC(relutante) atraver de um cabo de 3 metros de comprimento ate a ECU, exitem 4 metros de um sensor VR(mesmo tipo do distribuidor) do ABS originalmente, pois é, funciona perfeitamente pq é um cabo blindado com dreno(malha). isso nao seria um problema nao tirar o HEI de la... problema é tar la dentro como fizeram hehehe :smt023

vo tenta melhorar minha explicaçao pq o HEI ta no local errado, tu como é estudante atualmente e um cara esperto ja deve ter estudado ou pelo menos ter conhecimento da sigla BTU e sua destinação, unidade de mediçao termica, sim, aquilo dos AC.... mais pelo visto os "engenheiros" que fizeram isso nao sabe oque o BTU é na pratica. seria o poder de transferência térmica de uma fonte emissora.

oque é mais facil? aquecer um motor com um transistor de igniçao ou um motor aquecer um transistor? hehehe é logico que o motor por ter mais BTU na geração.

transistores podem chegar a 100° ou mais facilmente dependendo da corrente e tensao, geralmente é 50 a 70°, ainda mais um de potencia chaveador como um IGBT usado em igniçao, é virtualmente impossivel um transistor aquecer um motor inteiro a 70° pq a os Watts da dissipação de um transistor é absolutamente pequeno, nao daria nem pra subir +1°no bloco do motor usando o HEI, nao teria força na transferencia. o "bloco seria o dissipador" e o ar ambiente esfriaria mais rapido ou esquentaria.

um motor a 100° gera um enorme quantidade de energia térmica, sem contar na inercia né, demora um montão pra esfriar o motor, nao sei disser quantos BTU tem a potencia do motor mais é muita coisa em relaçao ao HEI.

entao logicamente que se o transistor esta 65° no DIE dele e o motor conjunto(em especial gaiola) a 65° equalizados termicamente, a medida que o motor vai subindo a temperatura vai empurrando no transistor junto essa caloria, o BTU do transistor é nulo comparado ao bloco, nao tem força pra transferir ao bloco. pode perguntar pra qualquer eng ou professor de fisica e quimica e ele vai te confirmar isso. mais pelo visto os cara que fizeram isso, tavam distraídos, nao é culpa do HEI e sim onde colocaram ele. sim, o HEI é instável, é se incomodar.

façam um teste em casa, peguem um termômetro a laser e meçam a chapinha do HEI e a gaiola pra ver se nao esta igualados. tudo por causa do motor empurrando em cima do coitado. ou desligar o motor e depois de 5 min refaçam o teste pra ver se nao esta igual. erro declaro isso!

era so isolar ele do motor, nao precisa ir muito longe ate ali mesmo em um suporte externo de plastico cobrindo ele, é tao simples, um dissipador passivo atras completaria a função, igual aos alternador Bosch 120. eles que sao os cara, se é de fabrica é bom né hehehe, nunca vi aquecerem um transistor ou em vez de esfriar, mais sempre tem a primeira vez pra tudo nessa vida.

ja vi casos de queima com o alternador perfeito, e casos de peças de fabrica, nesse caso o culpado é a termica. mais ja vi o oposto, dae é eletrico. e ja vi como tu e outros aqui que nunca deu problema. me parece que agente tem varios exemplos de tudo que tipo aqui dentro.

vrsilva escreveu: Mas não é de toda a culpa do HEI somente... como já disse... O HEI do meu Bartok é original GM de fábrica, quase 20 anos na luta... O meu antigo Monza verde eu rodei muito tempo nele com um HEI MTE Thonsom que muitos não querem nem ver pintado de ouro pela baixa durabilidade, e no meu Monza já tinha fácil uns 2 anos e perfeito... sendo que aqui no fórum temos muitos relatos de alguns durarem nem 1 mês...
nao mesmo, a forma onde ele foi colocado que ta errado, se deixassem ele isolado do calor e do ruído elétrico dificilmente queimaria. eles colocaram no pior lugar possível dentro do distribuidor com calor e com alta tensao ali do lado. genial...

verdade, assim como tu tem outros exemplo que nunca deu defeito, mais tem gente que queimou a pouco tempo usando o carro, to falando do original e de primeira linha Delphi, se queimou pq tem algum problema a sensibilidade, ele nao permite falhas, como falei antes e repito, o HEI esta no limite da função por isso se chama HEI(alta energia igniçao) e nao tem protetores nem termico nem eletrico dentro dele. no manual que passei pra voces diz isso de sua vulnerabilidade ou cronico nao li tudo.

no original so nao queima tao facil pq os componente sao de alta resistência.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

Nos módulos HEI originais tenho quase certeza que era usado componentes de uso militar... componentes que aguentam elevadíssimas temperaturas e também o oposto... por isso o preço ser tão mais alto...
vrsilva

Segure o HEI então... os caras usam nos Mazda RX7... kkkK!! Vários deles... kkKK!!
http://www.rx7club.com/1st-generation-s ... is-894669/
Responder