Monza do Coy
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Re: Fotos de meu Monza
Belíssimo Monza Club, parabéns para Vcs Dois "Coy & Enéias", super máquinas!
Haushaushas!
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Monza Mais Que Um Carro Uma Grande Conquista !!
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Re: Fotos de meu Monza
Pô um desses era bom guardar numa gaveta, lindo demais, bom cuidar de um exemplar desses, parabéns...
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]
Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
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Re: Fotos de meu Monza
Parabéns pelo monzão, muito bonito mesmo meu brother.
- coy
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Re: Fotos de meu Monza
Só atualizando:
Desde que comprei o monzão que o ar condicionado não desligava no botão, tinha um fusível em baixo da coluna de direção (gambiarra) que servia para desligar o ar condicionado, após ler alguns tópicos aqui do fórum, decidi arregaçar as mangas e tentar concertar o botão.
Mas já de cara me deparei com um problema, pois com o auxilio do CepChev, que baixei aqui mesmo no fórum, descobri que a elétrica do ar estava toda alterada (descobri que foi tudo pela queima de simples relê). Religuei tudo da forma original.
E parti para o concerto do botão de acionamento do ar, que com auxilio do tópico: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... ed#p235713 (pena que só depois achei outro tópico explicando como desmontar a chave; teria me poupado muito trabalho), bom depois de muito trabalho o resultado:
Ar gelando muito em uma temperatura ate maior que a anterior (pois o botão não trocava as funções).
Posições de acionando do botão, de cima para baixo:
Desembaçamento, aquecimento, ventilação, frio/quente, frio/normal, frio máximo e desligado.
E se eu desligar o carro com o ar ligado, quando ligo o carro novamente o ar só aciona quando acelero evitando assim um desgaste prematuro da bateria.
E quero agradecer ao edmundosilva pela contribuição do relê; ficou show!
Desde que comprei o monzão que o ar condicionado não desligava no botão, tinha um fusível em baixo da coluna de direção (gambiarra) que servia para desligar o ar condicionado, após ler alguns tópicos aqui do fórum, decidi arregaçar as mangas e tentar concertar o botão.
Mas já de cara me deparei com um problema, pois com o auxilio do CepChev, que baixei aqui mesmo no fórum, descobri que a elétrica do ar estava toda alterada (descobri que foi tudo pela queima de simples relê). Religuei tudo da forma original.
E parti para o concerto do botão de acionamento do ar, que com auxilio do tópico: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... ed#p235713 (pena que só depois achei outro tópico explicando como desmontar a chave; teria me poupado muito trabalho), bom depois de muito trabalho o resultado:
Ar gelando muito em uma temperatura ate maior que a anterior (pois o botão não trocava as funções).
Posições de acionando do botão, de cima para baixo:
Desembaçamento, aquecimento, ventilação, frio/quente, frio/normal, frio máximo e desligado.
E se eu desligar o carro com o ar ligado, quando ligo o carro novamente o ar só aciona quando acelero evitando assim um desgaste prematuro da bateria.
E quero agradecer ao edmundosilva pela contribuição do relê; ficou show!
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Fotos de meu Monza
Muito bonito seu Monza Coy, parabéns...
- coy
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Re: Fotos de meu Monza
A mensagem estava repetida e não consegui excluir.
Editado pela última vez por coy em 29 Dez 2011, 13:36, em um total de 1 vez.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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- coy
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Re: Fotos de meu Monza
Bom pessoal, após quase 1 ano de felicidades com o monzão (quando o comprei dei uma revisada geral, mas isto postei em outro tópico : http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=20&t=20562), pois nunca me deixou na mão neste período só troquei óleo, filtro, lonas e pastilhas de freio; dei uns “presentinhos” para ele (fui forçado), bati meio forte em maldito buraco e depois de uns dias começou a batedeira, resultado: coxim do amortecedor dianteiro esquerdo e ponteira de direção ferrada.
Peças novas:

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Peças velhas:

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Fiz umas pesquisas aqui no fórum; assisti alguns vídeos do Dr. Carro e uni meus poucos conhecimentos, avaliei os componentes da suspensão, decidi trocar logo as duas ponteiras, os dois kits de amortecedor e os dois pivôs.
E mãos na graxa:
Me deparei com um problema, as ferramentas (não tenho encolhedor, chave 32 para soltar a homocinética, torquímetro e nem saca pivô), a solução foi pagar R$70.00 a um primo que é mecânico para me ajudar isto mesmo ajudar, pois fiz praticamente o serviço todo (foi minha opção), infelizmente esqueci de levar a câmera para tirar fotos e fazer um tuto bem explicado, mas vou tentar explicar alguma coisa quem sabe não ajuda alguém.
Para começar solte as roda (tire mesmo), solte a trava (se não não consegue soltar a porca) da porca da homocinética (chave de caixa nº32), coloque novamente a roda( rodas ao chão, pois é bem apertada) para soltar a ponta da homocinética; tire novamente as rodas; solte a pinça de freio (chave 19); solte o parafuso da ponteira e o que prende o pivô (agora não me recordo se é chave 17 ou 19) no satélite da suspensão, neste momento que vc vai precisar de saca pivôs, mas também pode (alguns vão me xingar, kkk!) usar uma alavanca e uma marreta para solta-los , mas com muito cuidado (no meu caso,desta vez usei os saca), abra o capo e solte os parafusos (chave 13) que prendem o coxim do amortecedor na estrutura da carroceria (mas novamente cuidado) vc vai precisar de ajuda neste momento, pois o telescópio vai estar solto (não deixe cair no chão).
Agora prenda o telescópio em um torno (morsa), use o encolhedor de molas (muito cuidado com estes passos pois é muito perigoso se a mola pular vc vai se ferrar) Solte a porca do amortecedor; troque o batente do amortecedor, o guarda pó, o calço da mola; monte não se esqueça que a “arruela grande” (limitador do amortecedor) vem antes do prato da mola que deve ser montado com atenção, pois tem o lado que a mola encaixa e o lado em que o rolamento encaixa (este prato é um assento da mola e tem um furo que indica o sentido correto de montagem que deve ser: furo voltado para o motor, não monte diferente disto ou vai ter problema), coloque o rolamento com a parte branca para baixo, logo acima vem o coxim que deve ser montado com a “meia lua” voltada para o disco de freio, coloque o limitador superior (arruela) e a porca não aperte muito, coloque silicone onde vai ter contato do coxim com a chapa de fixação do telescópio na estrutura do carro para melhorar o assentamento da peça e não provocar ressonância no conjunto; na hora de montar o telescópio no carro é só prender 1º as 3 porcas do coxim (chave 13) na carcaça (não Arouche no aperto ainda) depois encaixe o pivô na parte de baixo do telescópio e enfim prenda o terminal de direção.
Como vamos trocar o terminal de direção e o pivô deixe para montar o telescópio depois.
Caso o seu pivô ainda seja o original (meu caso), para não retirar a bandeja vc vai precisar de uma lixadeira (use com muito cuidado pra não se acidentar e não danificar a bandeja) para cortar os 03 arrebites do pivô (o novo vem com parafusos) calce a balança para não forçar o embuchamento, monte o pivô na balança; É um senhor trabalho, lembre-se tenha calma e atenção.
Para trocar o terminal de direção é bem simples é só soltar o parafuso de aperto e desenroscar o terminal mas tente marcar a posição dele (conte quantas voltas vc deu para retirá-lo) para montar o novo na posição mas próxima da anterior.
Agora sim monte o telescópio como mencionado acima, não precisa dar porrada em nada, quando vc for apertando a porca que prende o telescópio no pivô ele vai encaixando perfeitamente no seu lugar .
Ao prender o terminal de direção no telescópio tente deixá-lo na posição vertical (foi mais uma dica aqui do fórum) para não forçar o seu guarda pó, e vale a mesma dica sem porrada.
Encaixe a ponta da homocinética e sua respectiva arruela e porca (32); prenda a pinça de freio; coloque a roda e desça o carro (rodas no chão) e dê o aperto final com o torquímetro (porca do amortecedor 7 kfg.m e porcas do coxim 2,5kfg.m o resto não sei as referencias, pois quem deu este aperto foi meu primo), mas quem não tiver torquímetro (agora outra polemica, kkk!) aperte tudo muito bem apertado, só não exagere no parafuso que prende o amortecedor no coxim.
E fiz isso tudo dos dois lados, mesmo com meu primo me xingando (pois do lado direito só era preciso trocar o kit do amortecedor, mas prefiro não arriscar apesar de não ter folga o pivô e o terminal, estavam lá o mesmo tempo que os do lado esquerdo (17 anos, ainda eram originais de fabrica.).
Depois tem de mandar alinhar, medir cambagem e caster, pois talvez tenha de fazer (para minha infelicidade tive de fazer do lado esquerdo).
Gastos:
Peças originais compradas na Altese (revenda de peças autorizada GM-RJ) R$366.00
Alinhamento computadorizado, cambagem e caster da roda esquerda R$100.00
Meu auxiliar (primo) R$70.00
Total R$ 536.00
Satisfação total, não tem preço.
O azulão ta macio sem barulhos e suspensão toda durinha e firme, show mesmo.
Sempre revisem todo o procedimento com calma e atenção.
Peças novas:

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Peças velhas:

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Fiz umas pesquisas aqui no fórum; assisti alguns vídeos do Dr. Carro e uni meus poucos conhecimentos, avaliei os componentes da suspensão, decidi trocar logo as duas ponteiras, os dois kits de amortecedor e os dois pivôs.
E mãos na graxa:
Me deparei com um problema, as ferramentas (não tenho encolhedor, chave 32 para soltar a homocinética, torquímetro e nem saca pivô), a solução foi pagar R$70.00 a um primo que é mecânico para me ajudar isto mesmo ajudar, pois fiz praticamente o serviço todo (foi minha opção), infelizmente esqueci de levar a câmera para tirar fotos e fazer um tuto bem explicado, mas vou tentar explicar alguma coisa quem sabe não ajuda alguém.
Para começar solte as roda (tire mesmo), solte a trava (se não não consegue soltar a porca) da porca da homocinética (chave de caixa nº32), coloque novamente a roda( rodas ao chão, pois é bem apertada) para soltar a ponta da homocinética; tire novamente as rodas; solte a pinça de freio (chave 19); solte o parafuso da ponteira e o que prende o pivô (agora não me recordo se é chave 17 ou 19) no satélite da suspensão, neste momento que vc vai precisar de saca pivôs, mas também pode (alguns vão me xingar, kkk!) usar uma alavanca e uma marreta para solta-los , mas com muito cuidado (no meu caso,desta vez usei os saca), abra o capo e solte os parafusos (chave 13) que prendem o coxim do amortecedor na estrutura da carroceria (mas novamente cuidado) vc vai precisar de ajuda neste momento, pois o telescópio vai estar solto (não deixe cair no chão).
Agora prenda o telescópio em um torno (morsa), use o encolhedor de molas (muito cuidado com estes passos pois é muito perigoso se a mola pular vc vai se ferrar) Solte a porca do amortecedor; troque o batente do amortecedor, o guarda pó, o calço da mola; monte não se esqueça que a “arruela grande” (limitador do amortecedor) vem antes do prato da mola que deve ser montado com atenção, pois tem o lado que a mola encaixa e o lado em que o rolamento encaixa (este prato é um assento da mola e tem um furo que indica o sentido correto de montagem que deve ser: furo voltado para o motor, não monte diferente disto ou vai ter problema), coloque o rolamento com a parte branca para baixo, logo acima vem o coxim que deve ser montado com a “meia lua” voltada para o disco de freio, coloque o limitador superior (arruela) e a porca não aperte muito, coloque silicone onde vai ter contato do coxim com a chapa de fixação do telescópio na estrutura do carro para melhorar o assentamento da peça e não provocar ressonância no conjunto; na hora de montar o telescópio no carro é só prender 1º as 3 porcas do coxim (chave 13) na carcaça (não Arouche no aperto ainda) depois encaixe o pivô na parte de baixo do telescópio e enfim prenda o terminal de direção.
Como vamos trocar o terminal de direção e o pivô deixe para montar o telescópio depois.
Caso o seu pivô ainda seja o original (meu caso), para não retirar a bandeja vc vai precisar de uma lixadeira (use com muito cuidado pra não se acidentar e não danificar a bandeja) para cortar os 03 arrebites do pivô (o novo vem com parafusos) calce a balança para não forçar o embuchamento, monte o pivô na balança; É um senhor trabalho, lembre-se tenha calma e atenção.
Para trocar o terminal de direção é bem simples é só soltar o parafuso de aperto e desenroscar o terminal mas tente marcar a posição dele (conte quantas voltas vc deu para retirá-lo) para montar o novo na posição mas próxima da anterior.
Agora sim monte o telescópio como mencionado acima, não precisa dar porrada em nada, quando vc for apertando a porca que prende o telescópio no pivô ele vai encaixando perfeitamente no seu lugar .
Ao prender o terminal de direção no telescópio tente deixá-lo na posição vertical (foi mais uma dica aqui do fórum) para não forçar o seu guarda pó, e vale a mesma dica sem porrada.
Encaixe a ponta da homocinética e sua respectiva arruela e porca (32); prenda a pinça de freio; coloque a roda e desça o carro (rodas no chão) e dê o aperto final com o torquímetro (porca do amortecedor 7 kfg.m e porcas do coxim 2,5kfg.m o resto não sei as referencias, pois quem deu este aperto foi meu primo), mas quem não tiver torquímetro (agora outra polemica, kkk!) aperte tudo muito bem apertado, só não exagere no parafuso que prende o amortecedor no coxim.
E fiz isso tudo dos dois lados, mesmo com meu primo me xingando (pois do lado direito só era preciso trocar o kit do amortecedor, mas prefiro não arriscar apesar de não ter folga o pivô e o terminal, estavam lá o mesmo tempo que os do lado esquerdo (17 anos, ainda eram originais de fabrica.).
Depois tem de mandar alinhar, medir cambagem e caster, pois talvez tenha de fazer (para minha infelicidade tive de fazer do lado esquerdo).
Gastos:
Peças originais compradas na Altese (revenda de peças autorizada GM-RJ) R$366.00
Alinhamento computadorizado, cambagem e caster da roda esquerda R$100.00
Meu auxiliar (primo) R$70.00
Total R$ 536.00
Satisfação total, não tem preço.
O azulão ta macio sem barulhos e suspensão toda durinha e firme, show mesmo.
Sempre revisem todo o procedimento com calma e atenção.
Editado pela última vez por coy em 31 Dez 2011, 20:54, em um total de 1 vez.
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Re: Fotos de meu Monza
Está lindão seu Monza...
, e aquele opalão lá trás, tem fotos dele? Hehehe!




