galera, meu Monza é o meu 1º carro. eu comprei ele sem motor :smt011 mas o bom é que estou fazendo aos poucos. sou muito curioso. e o meu mecânico é muito bom, experiente ( e paciente comigo).
pra se ter idéia, a oficina dele é lotada de kadette, monza, ipanema, s10,astra (dos antigos) e até vectra. não pq ele é enrolado, mas pq ele trabalha muito bem com esses motores.
pois bem, combinei com ele pra mexer no meu carro só nos fins de semana, e eu iria ajudá-lo. isso rendeu no bolço, pois ele não precisou de pagar um ajudante, e eu na satisfação pois eu tow sentindo o gostinho de ''concertar'' meu próprio carro.
sou muito curioso e claro aproveito e tiro o máx de informações.
bem, quando eu tava limpando o cabeçote não me recordo se era no lado do distribuidor ou da polia, vi uma pequena válvula na lateral bem no cantinho mesmo. ... (
e isso aki, sr. valdir... serve pra quê???)
ele disse que é responsável pra manter uma quantidade de óleo no cabeçote. e, quando suja ou dá problema é comum não segurar óleo suficiente no comando e com isso o óleo volta todo pro cárter. mas ao ligar, se a bomba estiver boa, demora menos de 2 segundos pra o óleo chegar em cima e passa a lubrificar normalmente. mas nesse pequeno período os tuchos estão secos e dá aquela pancada :smt010 que dói na gente...rsrsrs
eu não sei se tive sorte, ou se oq ele me disse tava certo, mas aproveitei e limpei bem com o car-80 e compressor.
o meu NÃO BATE. só uso nos fins de semana, e da última vez passei uns 10 dias sem funcionar o motor... e acreditem, graças a Deus não bate o mínimo se quer mesmo estando tanto tempo parado.
Num belo dia, eu tava na oficina dele, mostrando com ficou bom o serviço no motor, e chegou um Monza com os mesmos sintomas do seu: (batia quando frio) e pra piorar, quando forçava numa retomada ou numa subida batia também. ele mandou funcionar o carro, abriu o capô, pegou a chave 13mm, folgou o distribuidor e rodou um pouquinho pro rumo do para-brisas. deu de sentir a diferença... o motor parece que tava amarrado... ( fiquei pensando: mas que bruxaria é essa kkkk :smt017 :smt017 )daí ele apertou o parafuso e disse: quem mecheu no teu carro deixou fora do ponto. e também ele mencionou uma tal de gaiola que tava ficando gasta... então fiquei pensando... pq ele não explicou pro rapaz o mesmo q explicou pra mim no caso daquela vávula :smt017 ??? bem, continuei na minha vendo o carro funcionando bem melhor doque quando chegou...mas cada caso é um caso...
bem... espero q vc consiga sanar o problema. pq eu vi um kadett que tava encostado lá deu foi pena quando funcionaram o coitado... cada batida que dava parecia qe dava meu dente :smt010 ... por isso eu vi que é de se preocupar sim... e essa de dizerem que é normal bater ó: :smt018 eu discordo!!. (
A NAO SER QUE O MEU EFI 2.0 A GASOLINA ESTEJA FORA DO NORMAL!!!)