os tuchos batendo com o motor frio

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: os tuchos batendo com o motor frio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Usar classificação API SF não é errado, pois o motor do Monza indicava essa classificação no manual do proprietário, pois era o que tinha na época. Mas, hoje, esse classificação está obsoleta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Paraná-PR

Mensagem não lida por diorfo »

jose geraldo escreveu:ola monzeiros!!!estou satisfeito hoje acho que encontrei a resposta para os tuchos.fui abastecer no posto e comprei 1l de oleo para completar a ultima troca de 3,6l . hoje o frentista me disse que para o motor do monza teria que ser SAE40 da petrobras.se fosse SAE30 os tuchos iriam fazer barulho e não lubrificaria direito.o problema e que na troca anterior outro frentista insistiu comigo e colocou SAE30.esta ai a razao de fazer barulho.por isso o barulho acabou.
uff! que alivio!
amigos monzeiros esta afirmação e correta? o oleo correto para o monza e o SAE40? qual oleo que os marreteiros usam pra esconder os barulhos do motor?
Poxa amigo, cuidado com essas opinioes ai de frentistas. Tem muito cara q fala as coisas baseado em "ouvi fulano de tal dizer ..." Isso ai q o frentista te falo ta completamente errado. É o inverso. Se tu boto oleo monoviscoso SAE40 ou mesmo SAE30, tira isso dai, pq, q seje o SAE30, pra da partida a frio, o oleo é muito grosso demais e nao lubrifica direito os tuxos.

É como o amigo de cima falou. Pro monza tem q se oleo multiviscoso 20w50 ou se o motor tiver meio justinho, pode por o 15w40.

O primeiro numero antes do "w" indica a viscosidade do oleo a frio e após o "w" a viscosidade a quente.

Se tu boto um monoviscoso SAE40, então tu pos um 40w40! Completamente fora da especificação pro motor frio! cuidado!

As vezes tu ferra teu motor por descuido e depois não sabe pq q degradou o motor em tao pouco tempo.

Te recomendaria tirar esse SAE 40 o qtos antes e botar um 20w50, caso teu motor ja tenha algumas folguinhas, ou um 15w40, caso esteja justo ainda. Mas não deixe esse SAE 40 monoviscoso ai!

De preferencia coloque um de classificação SJ pra cima (SJ, SL ou SM).
jose geraldo
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por jose geraldo »

valeu,diofro,pela preocupação.há um ditado que diz;quem não sabe das coisas é pior do que cego.eu não sabia sobre esta questão com respeito ao oleo.
fas sentido sua afirmação,quanto mais grosso o oleo mais pesado é para subir.no caso meu carro ja tem folguinhas esta com 500.000km rodados e pelo que sei foi feito somente uma retífica.eu não acredito nisso.é possível um carro com essa kilometragem e ter feito somente uma retifica?creio que não!e ainda está otimo de motor.se eu colocar 20w50 o barulho não voltará? ou o barulho não é por causa do oleo?dificel de tirar conclusão.
obrigado amigos!
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)

jose geraldo escreveu:valeu,diofro,pela preocupação.há um ditado que diz;quem não sabe das coisas é pior do que cego.eu não sabia sobre esta questão com respeito ao oleo.
fas sentido sua afirmação,quanto mais grosso o oleo mais pesado é para subir.no caso meu carro ja tem folguinhas esta com 500.000km rodados e pelo que sei foi feito somente uma retífica.eu não acredito nisso.é possível um carro com essa kilometragem e ter feito somente uma retifica?creio que não!e ainda está otimo de motor.se eu colocar 20w50 o barulho não voltará? ou o barulho não é por causa do oleo?dificel de tirar conclusão.
obrigado amigos!
Sobre a retifica, é meio dificil afirmar. Tem gente ai q ta com motor original com mais de 200 mil sem nunca mexer e ainda dizem q tão bom.

Sobre o barulho dos tuchos, meu monza anterior volte e meia tinha esse problema de bate tucho. Como não batia muito forte e não era sempre, então pelo q o mecanico me falo, não tinha problema. Na epoca eu usava esse oleo 20w50. Esse monza atual q to agora q comprei a menos de 1 mes, ja veio com oleo 15w40 q é mais fino q o 20w50. Achei esse oleo menos espesso bem melhor pra partida a frio. Só q no caso do motor ta meio com folgas, pode queimar oleo.

Mas acredito q esse problema de bater tucho não seje culpa só do oleo pq tem muita gente q usa só o 20w50 e fala q nunca teve esse barulho de bate tucho. Acho q pondo oleo mais grosso q o normal, caso o motor ja tenha esse problema, pode agravar mais. Mas caso por um oleo mais fino tb como o 15w40, pode até fazer acabar as batidas, mas se o motor tiver folga, queima oleo. Ai q fica o dilema.

Se fosse tu, colocava o 20w50 mesmo ja q teu motor ta bem rodado.

flw
jose geraldo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por jose geraldo »

obrigado diofro.fiz a troca de oleo hoje para o 20w50 e não voltou o barulho ate o momento.na logica o 20w50 e mais grosso que o sae40,certo?com respeito a baixar ou queimar oleo meu carro ainda não tem esse problema.valeu monzeiro!
diorfo
Membro SL (Ní­vel 1)

jose geraldo escreveu:obrigado diofro.fiz a troca de oleo hoje para o 20w50 e não voltou o barulho ate o momento.na logica o 20w50 e mais grosso que o sae40,certo?com respeito a baixar ou queimar oleo meu carro ainda não tem esse problema.valeu monzeiro!
20w50 é mais grosso q o sae 40 só com o motor quente. Com o motor frio, a viscosidade dele é 20.

flw
gleidson santos
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por gleidson santos »

galera, meu Monza é o meu 1º carro. eu comprei ele sem motor :smt011 mas o bom é que estou fazendo aos poucos. sou muito curioso. e o meu mecânico é muito bom, experiente ( e paciente comigo).
pra se ter idéia, a oficina dele é lotada de kadette, monza, ipanema, s10,astra (dos antigos) e até vectra. não pq ele é enrolado, mas pq ele trabalha muito bem com esses motores.
pois bem, combinei com ele pra mexer no meu carro só nos fins de semana, e eu iria ajudá-lo. isso rendeu no bolço, pois ele não precisou de pagar um ajudante, e eu na satisfação pois eu tow sentindo o gostinho de ''concertar'' meu próprio carro.
sou muito curioso e claro aproveito e tiro o máx de informações.
bem, quando eu tava limpando o cabeçote não me recordo se era no lado do distribuidor ou da polia, vi uma pequena válvula na lateral bem no cantinho mesmo. ... ( e isso aki, sr. valdir... serve pra quê???)
ele disse que é responsável pra manter uma quantidade de óleo no cabeçote. e, quando suja ou dá problema é comum não segurar óleo suficiente no comando e com isso o óleo volta todo pro cárter. mas ao ligar, se a bomba estiver boa, demora menos de 2 segundos pra o óleo chegar em cima e passa a lubrificar normalmente. mas nesse pequeno período os tuchos estão secos e dá aquela pancada :smt010 que dói na gente...rsrsrs
eu não sei se tive sorte, ou se oq ele me disse tava certo, mas aproveitei e limpei bem com o car-80 e compressor.
o meu NÃO BATE. só uso nos fins de semana, e da última vez passei uns 10 dias sem funcionar o motor... e acreditem, graças a Deus não bate o mínimo se quer mesmo estando tanto tempo parado.
Num belo dia, eu tava na oficina dele, mostrando com ficou bom o serviço no motor, e chegou um Monza com os mesmos sintomas do seu: (batia quando frio) e pra piorar, quando forçava numa retomada ou numa subida batia também. ele mandou funcionar o carro, abriu o capô, pegou a chave 13mm, folgou o distribuidor e rodou um pouquinho pro rumo do para-brisas. deu de sentir a diferença... o motor parece que tava amarrado... ( fiquei pensando: mas que bruxaria é essa kkkk :smt017 :smt017 )daí ele apertou o parafuso e disse: quem mecheu no teu carro deixou fora do ponto. e também ele mencionou uma tal de gaiola que tava ficando gasta... então fiquei pensando... pq ele não explicou pro rapaz o mesmo q explicou pra mim no caso daquela vávula :smt017 ??? bem, continuei na minha vendo o carro funcionando bem melhor doque quando chegou...mas cada caso é um caso... :lol:
bem... espero q vc consiga sanar o problema. pq eu vi um kadett que tava encostado lá deu foi pena quando funcionaram o coitado... cada batida que dava parecia qe dava meu dente :smt010 ... por isso eu vi que é de se preocupar sim... e essa de dizerem que é normal bater ó: :smt018 eu discordo!!. ( A NAO SER QUE O MEU EFI 2.0 A GASOLINA ESTEJA FORA DO NORMAL!!!)
ano: 1994/1994
motor : 2.0 efi
cor: branco geada
4portas : sim
bancos de couro: sim
insul-film: 100%
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Para esclarecimentos e ilustração: meu Monza, que está comigo desde novo, está agora com 490.000 Km, com tudo original, sem retífica. A embreagem é original ainda, e a caixa de câmbio nunca foi aberta, exceto em cima, na tampa do trambulador, para troca do retentor. São 20 anos de bons serviços. Após muitos dias sem uso, na primeira partida, os tuchos batem (e forte) por uns 2 segundos e depois suavizam. Estou usando óleo SAE 20W50 desde os 400.000 Km. Achei mais prudente. Só há um pequeno e discreto tec-tec a quente que se ouve apenas quando não há ruído ambiente, na região das polias. Algo ali está desgastado e quando for a hora da correia dentada, será verificado. Segredo? A tocada. Se vocês pensarem bem, raramente se usa o motor acima de 2.500 RPM. Pés macios nos três pedais, mãos macias no volante e na alavanca de câmbio. Nada de "tuchadas", nem para verificação de funcionamento. Mecânico que faz isso leva bronca minha. Eu me lembro de uma definição de bom motorista dada pelo campeão mundial de fórmula 1 Jack Stwart: Bom motorista não cansa o passageiro.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Responder