Multiponto

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Vou tentar explicar melhor. Não sei qual a dificuldade que as pessoas têm em entender isso, mas vamos lá...

Seu carro original é muito melhor alimentado que um carburado. Concorda?

Portanto, arrancar a ie para colocar um carburador é um crime...

O custo de uma MPFI, com sensores, central, mão-de-obra, etc, etc, etc. Não vai ficar menor que R$ 1.000,00.

Seu motor original aguenta até uns 300 cv com miolo original (desde que bem alimentado e com atraso de ponto na fase turbo). Veja o exemplo do meu, que tem beeeem mais que os 160cv que você quer.

O que muda num motor depois que está turbinado? Ele passa a ter pressão positiva a partir de uma certa rpm.

E até chegar nela? O que muda? NADA!!!!
Portanto, para que mexer em chip, dizer que não dá acerto, etc., se não tem que mudar nada na IE, já que você não mudou nada no motor???

Aí você pode perguntar, mas e quando entrar pressão? Ah bom... quando entrar pressão, o gerenciador pulsa o suplementar e ATRASA O PONTO ( HIS, digipulse, etc NÃO ATRASAM PONTO!!!!!!).

Se quiser mudar para álcool, troca o bico pelo do monza à álcool e adianta o ponto no distribuidor. Pronto, virou um monza à álcool. Se não quiser, nem precisa. Para 160cv dá para ir na gasolina mesmo. E só vai precisar de uns 0,4 bar de pressão para isso.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
fox
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por fox »

disso tudo da pra saber mais o problema é quando vc quer turbinar o carro pra montar um efi bom precisa de $$$$ o dependendo do $$$ que vc vai inverstir é mais facil colocar uma mpfi ou uma fuel tech, tudo bem que uma fuel tech já é bem mais caro, fora a treta de achar um otimo mecanico que deixe um efi bem acertado dependendo da pressão, já um carburador é um custo bem mais baixo que montar um efi bem montado ou colocar uma mpfi ou coisa mais forte, por que se for montar só pra espirar e não andar nada ou só engasgar é melhor nem montar o carro com turbo, como já vi muito cara quebrando a cabeça pra montar um efi e só gastando dinheiro com peças e o carro ficou um lixo pois o mecanico disse que ia ficar bom e ficou uma m..., ahhh aki onde moro pra montar um mpfi se vc procurar e tiver tempo não sai mais que 800 em peças e mão de obra !!!
kadett efi 1.8 turbo logo logo virando mpfi !!!
500EF
MODERADOR

fox escreveu:disso tudo da pra saber mais o problema é quando vc quer turbinar o carro pra montar um efi bom precisa de $$$$ o dependendo do $$$ que vc vai inverstir é mais facil colocar uma mpfi ou
É lenda... fica ruim se não usar um gerenciador externo e tentar corrigir a alimentação toda usando "HPI" e Bico maior (já que não dá para arrombar os bicos mono).

Serviço tipo "Pork Pig Preparações".

Vou repetir. Deixa a ie original como ela está.

Se ela alimenta perfeitamente o seu carro até a pressão negativa (vácuo) zerar, para que mexer nela?

Você só vai precisar de auxílio na alimentação depois que a pressão passar de zero para alguma coisa positiva.

Não tem nada que acertar na injeção, esqueçam isso... Isso é serviço porco...

uma fuel tech, tudo bem que uma fuel tech já é bem mais caro
Não compensa. É pior que sua ie original, vai custar uns R$ 2.000,00, (além do módulo, que custa mais de 1.000, você vai precisar de sensores, bicos, chicotes, instalação, mão-de-obra para acertar, etc...)
, fora a treta de achar um otimo mecanico que deixe um efi bem acertado dependendo da pressão, já um carburador é um custo bem mais baixo que montar um efi bem montado ou colocar uma mpfi ou coisa mais forte,
Pode por a pressão que quiser. Já disse. Nosso motor, bem alimentado, vai a 300cv com miolo original.
por que se for montar só pra espirar e não andar nada ou só engasgar é melhor nem montar o carro com turbo,
Aí eu concordo com você.
como já vi muito cara quebrando a cabeça pra montar um efi e só gastando dinheiro com peças e o carro ficou um lixo pois o mecanico disse que ia ficar bom e ficou uma m..., ahhh
Pode ver que tentaram alimentar tudo só com a ie original. Aí dá errado mesmo... É lógico...
aki onde moro pra montar um mpfi se vc procurar e tiver tempo não sai mais que 800 em peças e mão de obra !!!
Pois é... Minha turbina nova, com Nota Fiscal, custou isso... :roll:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:
fox escreveu:disso tudo da pra saber mais o problema é quando vc quer turbinar o carro pra montar um efi bom precisa de $$$$ o dependendo do $$$ que vc vai inverstir é mais facil colocar uma mpfi ou
É lenda... fica ruim se não usar um gerenciador externo e tentar corrigir a alimentação toda usando "HPI" e Bico maior (já que não dá para arrombar os bicos mono).

Serviço tipo "Pork Pig Preparações".

Vou repetir. Deixa a ie original como ela está.

Se ela alimenta perfeitamente o seu carro até a pressão negativa (vácuo) zerar, para que mexer nela?

Você só vai precisar de auxílio na alimentação depois que a pressão passar de zero para alguma coisa positiva.

Não tem nada que acertar na injeção, esqueçam isso... Isso é serviço porco...

uma fuel tech, tudo bem que uma fuel tech já é bem mais caro
Não compensa. É pior que sua ie original, vai custar uns R$ 2.000,00, (além do módulo, que custa mais de 1.000, você vai precisar de sensores, bicos, chicotes, instalação, mão-de-obra para acertar, etc...)
, fora a treta de achar um otimo mecanico que deixe um efi bem acertado dependendo da pressão, já um carburador é um custo bem mais baixo que montar um efi bem montado ou colocar uma mpfi ou coisa mais forte,
Pode por a pressão que quiser. Já disse. Nosso motor, bem alimentado, vai a 300cv com miolo original.
por que se for montar só pra espirar e não andar nada ou só engasgar é melhor nem montar o carro com turbo,
Aí eu concordo com você.
como já vi muito cara quebrando a cabeça pra montar um efi e só gastando dinheiro com peças e o carro ficou um lixo pois o mecanico disse que ia ficar bom e ficou uma m..., ahhh
Pode ver que tentaram alimentar tudo só com a ie original. Aí dá errado mesmo... É lógico...
aki onde moro pra montar um mpfi se vc procurar e tiver tempo não sai mais que 800 em peças e mão de obra !!!
Pois é... Minha turbina nova, com Nota Fiscal, custou isso... :roll:
Exatamente, esta lenda de que o popular é o certo está errado!! Muitas pessoas pensam em trocar o seu motor para colocar um AP, já vi muitas pessoas querendo arrancar fora o OHC ou o motor do chevette e querer meter um AP mas pra quê? Já pensou em manter o original e preparar ele?? Todos querem um Marea 2.0 Turbo com seus 180cv de fábrica pra andar, ótimo, números exelentes, e a manutenção??? Quer que 1 único bico faça milagres?? Espere sentado. Os nossos 500 tem 4 bicos, 4bicos!!!!! mesmo assim, o nosso amigo 500 teve que colocar um bico a mais para ficar econômico o carro assim este bico só funciona de uma certa rotação para cima. O que acontece com muitos carros turbinados? Fazem 5/L, 4/L e pisando fazem 1/L!!!! 1/L para ter 250cv é dose demais, e andando o mais tranquilo de tudo fazendo 4 a 5??? Isso é brincadeira e mal gerenciamento de combustível!
lord_dino
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por lord_dino »

Marcel Murai escreveu:Ah sim, 50cv vc terá que obrigatoriamente mexer nos freios. Já que os originais são deficientes, imagine com 160cv??!! :? :?
'

Já comprei pinças e discos de Vectra 8v :wink: :wink:
Na traseira vou manter os discos e pinças originais.
VOu ter que trocar as rodas ... Não cabem na aro 13" :?
[]s
Luciano
Toyota Corolla XEI 2007 1.8 16v
Ex Monza GLS 2.0 EFI 4p 1994 :(((((
500EF
MODERADOR

Nem me fala... hehehe

O meu tem freio a disco nas 4.

Substituí os tambores traseiros pelo sistema do monza tubarão.

Tenho freio eficiente para umas 3 ou 4 freiadas mais fortes, acima de 150 km/h.

Depois disso, começam a ficar ruins... chegam até a ficar com aquele cheiro de freio de carreta queimando... hahaha

O engenheiro amigo meu me recomendou usar pastilhas "green", que são mais macias e resistem bem mais às altas temperaturas que as originais.

Segundo ele, só de fazer isso, já devo ficar com freios adequados à potência, evitando a troca das rodas, já que quero manter as originais... :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
lord_dino
Membro GL (Ní­vel 2)

500EF escreveu: Seu carro original é muito melhor alimentado que um carburado. Concorda?

Portanto, arrancar a ie para colocar um carburador é um crime...
Concordo plenamente. Infelizmente não tenho parametros com relação preparação em EFI, já que todos preparados que vi (principalmente Kadett) foram feitos com essa aberração.

500EF escreveu: O custo de uma MPFI, com sensores, central, mão-de-obra, etc, etc, etc. Não vai ficar menor que R$ 1.000,00.

Seu motor original aguenta até uns 300 cv com miolo original (desde que bem alimentado e com atraso de ponto na fase turbo). Veja o exemplo do meu, que tem beeeem mais que os 160cv que você quer.
300cv? Disso não sabia. R$1.000 ? Um aics custa bem mais que isso (R$1.300 se nao me engano).
500EF escreveu: E até chegar nela? O que muda? NADA!!!!
Portanto, para que mexer em chip, dizer que não dá acerto, etc., se não tem que mudar nada na IE, já que você não mudou nada no motor???

Aí você pode perguntar, mas e quando entrar pressão? Ah bom... quando entrar pressão, o gerenciador pulsa o suplementar e ATRASA O PONTO ( HIS, digipulse, etc NÃO ATRASAM PONTO!!!!!!).

A ideia que eu tinha é que se partisse para uma multiponto,não teria que trabalhar com suplementar e um gerenciador externo. Mas se está me dizendo que com o gerenciador não preciso mexer na IE, ok. Com relação a atraso do ponto, que gerenciador faz isso?? Semana que vem vou a Recife falar com alguns mecanicos decentes e ver o que podemos fazer em cima da EFI.

500EF escreveu: Se quiser mudar para álcool, troca o bico pelo do monza à álcool e adianta o ponto no distribuidor. Pronto, virou um monza à álcool. Se não quiser, nem precisa. Para 160cv dá para ir na gasolina mesmo. E só vai precisar de uns 0,4 bar de pressão para isso.
Hum. Ok! Valeu pelas informações :wink: :wink:
Editado pela última vez por lord_dino em 14 Dez 2007, 15:07, em um total de 1 vez.
[]s
Luciano
lord_dino
Membro GL (Ní­vel 2)

Com o motor original já acho os freios ruins.O meu veio originalmente com disco nas 4.
Inicio do ano troquei hidrovacuo, cilindro mestre (ambos Bosch), valvulas equalizadoras, reparo das pinças, pastilhas (fraslee) e discos (TRW/Varga) e coloquei fluido DOT4 ,mas não adiantou muito coisa... O Astrao freia muito mais.

Queria manter as 13", mas 185/70 é muito alto e balança demais. Segundo o manual, a partir de 95 o Monza GLS saiu com 14", mas nunca achei essas rodas para comprar O.o"""
Editado pela última vez por lord_dino em 14 Dez 2007, 17:14, em um total de 1 vez.
[]s
Luciano
Responder