LED NAS SETAS PISCAM RAPIDO

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LED NAS SETAS PISCAM RAPIDO

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Cara, você vai me desculpar, eu entendi que o que faz a lampada piscar no tempo correto é o RELE, e que ele foi desenhado para as lampadas halogenas, por isso com o LED ele liga e desliga rápido demais, só que ligando a lampada halogena em paralelo com a LED funciona, to te falando porque fiz isso no meu carro, e está funcionando perfeitamente, o rele ''entende'' que tem duas lampadas halogenas ligadas a ele como ele foi projetado, e pisca no ''tempo'' em que ele foi projetado e a força da luz da LED não ficou mais fraco, ela acende e acende BEM forte!
Cara, pode procurar em qualquer forum pela internet, quando você coloca uma lampada de LED em um rele de pisca que foi projetado para lampada halogena, o rele fica ligando e desligando rapido demais, tal qual tivesse queimado uma das lampadas halogenas, o efeito que isso dá no pisca é muito feio! A solução que eu encontrei foi ligar uma lampada halogena em paralelo com a LED e mesmo não fazendo sentido, funcionou, a LED acende bem forte e a halogena ligada em paralelo faz com que o rele funcione no normal dele. Se não faz sentido eu não sei, só sei que funcionou!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Cara até onde eu sei, relé não sabe se tem lampada queimada, ainda não ouvi falar de relé inteligente em monza, ainda mais na época do monza, pra isso teria que ter um circuito que mede a corrente do sistema e quando esta baixa ele faz algo... como por exemplo acender uma luz no painel indicando luz queimada... mas isso não tem no monza e pra isso se usa outro componente que não é o relé e sim o relé de estado sólido que é outro conceito.

E como te falei e ainda insisto, o relé só faz o que foi feito pra fazer, independente do que ligar na ponta dele, vai continuar acionando no mesmo tempo...
Pode ser que por alguma característica física na lampada ela puxe toda a corrente pra ela quando apagada porém logo em seguida com o aquecimento a resistência dela aumente assim passando a maior parte da corrente nos leds... sei lá cara.
Eu estou explicando como as coisas funcionam no mundo da eletrônica basica, porém pode haver sim um efeito desse tipo que eu falei, e que de esse efeito na sua lampada...
Da pra mudar o tempo sim sem trocar relé porém é bem mais complexo... mas pra ficar mais conclusivo é só você gravar um vídeo e postar aqui pra olharmos. Mas continuo achando estranho...

O Relé é só uma chave que abre e fecha sozinho, só isso, não percebe nada nos seus terminais... ainda mais falando nos anos 90, onde nem windows 95 existia... e alias mesmo os monzas tubarão possuem projeto de 85 com algumas mudanças apenas por conta da ignição e injeção...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva

Veja este vídeo e observe que só trocando as lampadas continuam acendendo no mesmo tempo, porém os leds acendem com brilho total instantaneamente já as lampadas acendem gradualmente.

vrsilva

Este aqui é o que eu acho mais bonito, totalmente digitalizado, é modificado todo o sistema de iluminação traseira mas que fica muito lindo...

chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)

Cara, então você precisa SÉRIAMENTE rever seus conceitos de eletronica, QUALQUER carro em que você tem duas lampadas halogenas no pisca (uma na frente e outra atras) se você tira uma delas o tempo do pisca muda e fica mais rapido entre o liga/desliga, que é exatamente o que acontece quando você tira uma lampada halogena e põe uma LED, acontece a mesma coisa! A não ser que você coloque um resistor ou então uma lampada halogena em paralelo! Se você for de SP faço QUESTÃO que você vá a minha casa e ver o que estou falando, e é EXATAMENTE o problema que o colega que abriu o tópico está tendo, ele tirou a lampada halogena original da lanterna traseira e colocou uma LED, fazendo isso o tempo do pisca MUDOU (que foi o que aconteceu comigo) e passou a ser mais rapido, quando uma lampada queima ou você coloca uma LED sozinha com o rele original o pisca muda o tempo e o processo de ''liga/desliga'' fica SIM mais rapido. Isso só não acontece se o rele for dimensionado para lampadas LED, caso por exemplo de carros que já vem com pisca LED original da fábrica, um exemplo é o primeiro modelo do Jetta. REPITO, carros originais de fabrica com pisca de lampadas halogenas na frente e atras se você coloca uma LED ou então uma lampada queima o tempo do pisca MUDA, fica muito mais rapido.
chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)

Ou melhor, faz o seguinte que fica mais fácil, você tem um monza não tem?
Ele tem lampadas halogenas no pisca dianteiro e traseiro? tá tudo original?
Se estiver pois bem, liga o seu pisca e veja o tempo entre cada liga/desliga do rele, depois, abre o seu porta mala, abre ali a parte aonde vai a placa de circuito das lampadas, desconecta a lampada do pisca do soquete, e liga denovo o pisca correspondente que está sem a lampada, e você vai presenciar ao vivo e a cores o rele ligando e desligando mais rapido bem na sua frente.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por gabri_hawk »

O relé-térmico que é o componente que temporiza as lampadas de seta e pisca-alerta é composto por um contato e um fio resistivo ao redor do mesmo. É como se fossem dois resistores em paralelo. O aquecimento causado pela corrente elétrica aquece o fio resistivo dilata uma mola e fecha o contato acendendo a lâmpada. Nesse instante a corrente elétrica praticamente não flui mais pelo fio resistivo uma vez que ela encontra um caminho mais fácil que é o próprio contato.Assim a mola se esfria e o contato é aberto. O ciclo se repete.
Se eu não me engano alguns relés trabalham fechando o contato por aquecimento e outros abrindo-o. Creio que esse último seja o caso do monza. Qualquer alteração na resistência de carga , acarretará em alteração na velocidade em que este ciclo ocorre. Quando você tira uma das lâmpadas ou existe mal contato em uma delas, você aumenta a resistencia de carga do circuito acelerando as piscadas. Da mesma forma , usando um LED (que é uma junção de silício PN igual a qualquer diodo) que tem resistência superior a um filamento de tungstênio e mais o resistor em série , você aumenta a resistência de carga e o efeito é o mesmo.
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
vrsilva

:smt041 :smt041 :smt041 :smt041 :smt041 :smt041 :smt041 :smt041

Agora eu concordo... realmente se o relé funciona com este conceito eu, me declino e me rendo... sim, altera o tempo...
Só nunca vi um relé aberto, por isso que eu não sabia do funcionamento do mesmo... eu me referi aos relés achando que deveria ser outro tipo de acionamento... mas com essa explicação aí, realmente... Fica mais uma pra mim.... vivendo e aprendendo...
Pra falar a verdade eu até procurei saber como funcionava os relés de pisca dos carros, mas a internet hoje em dia não ajuda em nada... mas valeu mesmo...
ChrisBergamo, me desculpe de qualquer coisa... é que eu só acredito mesmo vendo... ou então quando alguem vem com explicações como essas...
Responder