Re: marcador de combustível
Enviado: 16 Dez 2011, 12:57
Só tenho que saber porque ele não aceita o aterramento da bóia e ao ligar a ignição ele se esconde no painel.José Leal escreveu:Se o ponteiro ainda se move, o motorzinho está íntegro. Não vai precisar trocar.
Acho que não vou ter um potenciômetro, cassei um monte desses de rádio e de nenhum era de três pinos, todos 7, com esses não sei trabalhar.waldir escreveu:Pelo esquema que há no forum, o negativo é ligado na boia e o outro terminal que sai da boia vai para o medidor. No medidor há um positivo 12V que juntamente com o potenciometro da boia vai mostrar a graduação.
Se vc tiver um potenciômetro comum maior que 100 ohms (150, 270, 470 ohms) meça com o multímetro e deixe-o quase a zeroV, ligue uma perna no negativo da bateria e a outra perna ao medidor e coloque 12V no mostrador. Vá girando o potenciômetro e veja se movimenta o ponteiro do mostrador.
Se não tiver potenciometro disponível, pode fazer o teste com resistor no negativo (resistor de 50 ohms deve colocar o ponteiro pouco acima do meio da escala).
Nãomexa no potenciômetro do marcador (somente em último caso se souber calibrá-lo. Os 95 ohms deve jogar o mostrador para cheio... se de tudo o mostrador não 'casar' com a marcação de cheio pode-se com uma chavinha virar o micro potenciometro do marcador.
Abs
waldir
Será que o reostato do painel não funciona?
E se fazendo esses testes o ponteiro continuar com o defeito? Fiz o teste direto no painel com uma bóia Siemens novinha e o ponteiro nem se mexia.