José Leal escreveu:Se o ponteiro ainda se move, o motorzinho está íntegro. Não vai precisar trocar.
Só tenho que saber porque ele não aceita o aterramento da bóia e ao ligar a ignição ele se esconde no painel.
waldir escreveu:Pelo esquema que há no forum, o negativo é ligado na boia e o outro terminal que sai da boia vai para o medidor. No medidor há um positivo 12V que juntamente com o potenciometro da boia vai mostrar a graduação.
Se vc tiver um potenciômetro comum maior que 100 ohms (150, 270, 470 ohms) meça com o multímetro e deixe-o quase a zeroV, ligue uma perna no negativo da bateria e a outra perna ao medidor e coloque 12V no mostrador. Vá girando o potenciômetro e veja se movimenta o ponteiro do mostrador.
Se não tiver potenciometro disponível, pode fazer o teste com resistor no negativo (resistor de 50 ohms deve colocar o ponteiro pouco acima do meio da escala).
Nãomexa no potenciômetro do marcador (somente em último caso se souber calibrá-lo. Os 95 ohms deve jogar o mostrador para cheio... se de tudo o mostrador não 'casar' com a marcação de cheio pode-se com uma chavinha virar o micro potenciometro do marcador.
Abs
waldir
Acho que não vou ter um potenciômetro, cassei um monte desses de rádio e de nenhum era de três pinos, todos 7, com esses não sei trabalhar.
Será que o reostato do painel não funciona?
E se fazendo esses testes o ponteiro continuar com o defeito? Fiz o teste direto no painel com uma bóia Siemens novinha e o ponteiro nem se mexia.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
eu escrevi potenciômetro, mas queria dizer timpot linear de 3 pernas.
Vc escreveu que queria testar o mostrador. Vc pode fazer com trimpot ou resistor no negativo.
Se vc ligou o negativo da bateria num terminal da boia nova e puxou outro fio do outro terminal até o mostrador já conectado no positivo e movimentou a alavanca da boia e o ponteiro não mexeu, o mostrador 'pode' ter sido queimado.
Pessoal, consegui arrumar. Era problema na fiação. Agora, o problema é que quando ando com o carro, o ponteiro continua dando mal contato, marcando certo e sumindo lá em cima, bem rápido. Parado não faz isso. Alguma sugestão?
Amanhã coloco a bóia nova e testo!
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020