"Falhas" no alternador.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: "Falhas" no alternador.

Mensagem não lida por thomaztrampo »

joseapiran escreveu:Oi Thomaz. Não sou eletricista, mas passei por problemas parecidos. Uma vez a queda de corrente tava me deixando louco. Mexi em tudo, pq o carro falhava demais nas partidas, tinha hora que nem conseguia. Fiquei um tempo só passando raiva. Revisei motor de arranque, alternador, regulador, chicote do alternador e do motor de arranque.
Se eu parasse com o carro quente, não dava partida. Tinha que esperar esfriar denovo. As vezes frio, o motor de arranque girava pesado, oq me fez mecher até no distribuidor.
Enfim, ora o carro tinha carga, ora não tinha. Depois de gastar com um monte de coisas resolvi trocar a bateria, que na época era uma de segunda linha de 60A. Coloquei uma Moura de 70A. Meus problemas acabaram. E pior, a bateria antiga tinha só 6 meses de uso.
Se vc tiver como, tenta trocar a sua bateria por outra e roda alguns dias. Pega uma emprestada ou troca a sua com alguem, pra fazer o teste. No meu caso a troca resolveu meu problema. Na época, ha 7 meses atrás, paguei R$300,00 nessa nova. Mas valeu a pena.
Obrigado pela dica Joseapiran. Mas a minha bateria não tem 2 meses de uso. Troquei ela antes do carnaval. Chegando no carnaval, por algum motivo desconhecido, ela apresentou problemas. Levei na garantia, eles me deram uma nova.

Amanha o carro vai no eletricista de novo. Consegui falar com ele agora a tarde.

Amanhã posto as novidades por aqui.

Abraço!
Monza Sl/E 1.8 Alcool - 87/88 - Brosol 2E
Azul
Triste - viewtopic.php?f=33&t=17213
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Galera, carro no eletricista hoje, de 11h às 15h.

Testamos quase tudo no alternador: Triodo, ponte retificadora. Só faltou testar o regulador de tensão.

Trocamos o regulador de tensão. 100% de novo.

O eletricista reconheceu o erro dele. Disse que geralmente quando ele abre algum alternador tipo o do Monza, ele troca tudo, não troca só uma peça que apresenta falha.

Portanto, ele me cobrou apenas o regulador de tensão, que foi R$ 16,00.

Reparei que, quando ele montou o alternador e testou-o na bancada ainda, ele fez as ligações como se o mesmo estivesse no carro. Com o teste que ele fez, era pra luz que tem no voltímetro voltar ao normal (acender antes de dar a partida e apagar depois que o alternador começa a recarregar) mas isso não aconteceu.

Será que tem algum problema na trilha do painel? Reparei que agora a noite ela acendeu uma única vez, quando o carro morreu.

Abraços!
Azul
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Afinal, o reparador solucionou ou não o problema do seu Monza? A luz de carga de bateria também faz parte do serviço.

Se não estiver acendendo com motor parado e contato de ignição ligado, e não apagando quando motor entra em funcionamento ainda há problemas. Deve fazer avaliação se é problemas com alternador, chicote ou lâmpada. O fato é que não poderia entregar o carro sem resolver esse problema.

É a mesma coisa que uma retífica entregar o carro sem a luz de pressão de óleo funcionado corretamente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu:Se não estiver acendendo com motor parado e contato de ignição ligado, e não apagando quando motor entra em funcionamento ainda há problemas. Deve fazer avaliação se é problemas com alternador, chicote ou lâmpada. O fato é que não poderia entregar o carro sem resolver esse problema.
Grande professor! Obrigado pela dica. Mas tudo indica que o problema é no chicote ou na lampada. Com o alternador na bancada, ele fez o teste da "lampada", fazendo o alternador girar com uma corda, que fez apagar a lampada, indicando que o mesmo está carregando.

Vou voltar lá, pois desde que mandei trocar as lampadas de ILUMINAÇÃO do painel, a lâmpada de indicação de carga do alternador vem apresentando esse problema.

Mais uma vez, obrigado.

Assim que tiver, posto notícias novas.
Azul
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por pablopttm »

abra o capo do seu carro e confira se o terminal da luz da bateria está conectada no alternador !
Imagem
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
joseapiran
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por joseapiran »

Amigo, somente lembrando (e se eu estiver errado me corrijam), a luz indicativa da bateria no painel ela faz parte ativa do sistema de carga da bateria. Ou seja, se a luz não acender ou se ela estiver oscilando, seja por estar queimada ou por mal contato, isso vai implicar diretamente no sistema de carga, cortando a corrente de recarga da bateria.
Se a sua luz não acende logo que é ligada a ignição, ou se em algum momento ela acende com o motor em funcionamento, o sistema não vai recarregar a bateria.
Se vc não tiver intimidade com o painel de instrumentos, peça ao seu eletricista (que já deveria saber disso) olhar o seu painel de instrumentos para verificar se a luz de carga está queimada ou com mal contato. Ou se ainda existe algum problema com o chicote do painel ou com as trilhas.
TeNeBrOsO
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Beleza joseapiran e Pablo. Aquele fio ta ligado sim.

Ele ta funcionando, carregando normal. Mas pintou uma oportunidade de um alternador de um Tempra 97 de 90A (será?) por R$ 150,00. Vou lá confirmar isso tudo e, pelo que li em outros tópicos, o amigo Amaury Jr colocou um desses no carro dele e foi Plug and Play.

Com o som, acho que vai ser o ideal colocar um desses.

Assim que possível, posto novidades...

Abraços!
Azul
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

É moçada! Não troquei o alternador ainda, e para a minha alegria, mais uma vez......

Fui buzinar pra um amigo na rua e, apesar do som alto dentro do carro, eu reparei que a bozina estava MUITO alta.

Parei o carro e tirei a seguinte foto:

Imagem

Não deu pra voltar no eletricista pra jogar o carro no multimetro pois estava atrasado, mas amanhã cedo to garrado nele.

Mais uma vez, meu alternador me dando dor de cabeça. Eu mereço!!!!

Diego, tudo que o cara trocou no alternador ele colocou GAUSS, disse que não acha outra marca. Será q eu fui o único azarado com esse trem?
Azul
Responder