Seguindo com a saga do desmonte caseiro, após tirar os acabamentos externos incluindo para-choques, desmontei as partes internas dos parachoques (alma de aço, porcas, parafusos, fixações, etc.). Tudo bem castigado pelo tempo.
Finalizada a retirada dos acabamentos externos, triagem do que era bom e era ruim, etc, lavei todas as peças, embalei, e guardei. Hora de partir para a parte interna.
Aqui, mais uma foto do volante. A anterior que postei não mostrava o detalhe.
Retirados os bancos, os mesmos foram direto para a tapeçaria para aquele trato. Os tecidos das faixas centrais estavam 90% a 95% bons. Alguma coisa realmente não se aproveitou. Lavagem pesada, alguns cerzimentos, e eles estavam bons novamente.
Eles foram produzidos por esta tapeçaria, chamada Callas Textil. Tentei contatar os caras. Na internet, existem várias referências, vários telefones (todos desatualizados), e o resumo da ópera é que não consegui nada. Contatei diversas lojas, pessoas, distribuidores, em vários lugares, mas esse tecido é impossível (se alguém tiver retalho, me mande MP que a gente faz negócio).
Tirei os puxadores imprestáveis e os porta trecos (que já vendi), e retirei as laterais de porta, que estavam surpreendentemente boas. Ainda havia plástico entre a porta e as laterais, e talvez isso tenha preservado os "papelões" da porta. Nas laterais, bastou uma boa limpeza, e elas voltaram a ficar novíssimas. Usei o produto "Espuma Mágica", da Pro Auto. Recomendo. Produto fantástico, de fácil uso, e limpa fundo.
Na foto abaixo, a lateral de baixo, na faixa com carpete, ainda não estava limpa. A de cima, estava. Interessante. Olhando antes de limpar, parecia cinza. Mas quando vc compara uma limpa e a outra suja, uma fica marrom (a suja) e a outra é que é realmente cinza.
Uma limpa, outra suja.
O carpete do assoalho e os do porta-malas deram muito trabalho para limpeza. Perdi 2 dias inteiros lavando os carpetes, e os deixei uma semana no telhado para secagem. Como não tenho Wap, a coisa fica difícil. Lavei umas 3 ou 4 vezes cada carpete, enxaguando o bicho pendurado no portão. Devo ter gastado umas 3 caixas d´água de 1000L (rsrs), mas o resultado foi legal. Na foto abaixo, a esquerda, sem lavar, a direita, depois da primeira lavagem. A mesma sensação de marrom x cinza. Impressionante. 22 anos de sujeira !!!! Nessa foto, nem dei resize. Subi ela inteira, para dar uma noção da sujeira. Mas todos os carpetes estavam totalmente íntegros.
Olha que coisa bonita! O selo de fábrica na parte interna do papelão. 25 de Fevereiro de 1988. Putz, nessa época, estava entrando no colégio, com a cara cheia de espinhas, correndo atrás das menininhas. Bons tempos !!!
Será que esses falantes eram originais? Se alguém souber... deixe aqui seu depoimento... Queria deixá-los, mas o cara que instalou o rádio recomendou a substituição. Eles estão perfeitos, mas ele disse que a qualidade do som não seria estas coisas. Bem, pensando bem nisso, acho que deveria ter deixado eles lá, já que o rádio que comprei para o carro é de época, somente 25w! Uma .... Mas...é o original.
Estas luzes de cortesia foram trocadas também (trincas nas lentes). Aquele tipo de trinca que quase todos não notariam. Mas, já que é pra restaurar...
