Nos carros um pouco menos antigos (Meu Fiat Uno Mille 98/99, por exemplo), a altura já é igual a 80% da largura. Uso atualmente no meu Mille pneus 145/80/13, que são os que me proporcionam maior conforto e segurança ao rodar (mais que os 165/70 que vieram qdo comprei o carro, medida essa que é opcional no Fiat Uno de alguns anos). Não se esqueçam de que num carro, qto mais se 'alarga' o pneu, menor a pressão desse pneu no solo por cm², o que significa menos aderência. Claro que qto mais baixo o perfil menos o pneu se deforma em curvas, mas fazer curvas em alta velocidade não é comigo, deixo isso para os jovens audaciosos (eu já fui um deles, muito tempo atrás). Eu só corro em retas. :smt020
Nos Monzas as medidas originais podem ser (excetuando-se o modelo 'esportivo'), 185/70/13 ou 185/65/14.
Essa diferença, de 70 para 65, é justamente para não alterar muito o perímetro do conjunto. Na verdade, segundo várias tabelas, mesmo assim o perímetro do pneu de monza perfil 70 e 65 não é igual.
Tenho dúvidas qto à diminuição da segurança com pneus 175 no Monza.
O Chevette saía de fábrica com pneus 155 ou 165, perfil 80, e eu usava o 175/70, que deixava o carro mais duro, mas eu achava mais 'bonito'.
Mesmo porque pneu com perfil 80 começou a ficar dificil de encontrar. No Mille, por exemplo, não é todo fabricante de pneu que mantém essa medida nem para o Uno. Tive de optar pelo Goodyear GPS2, pois o modelo mais moderno, GPS3, não é fabricado com perfil 80.
Abraços