Óleo Ruim no Monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
toco
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Óleo Ruim no Monza

Mensagem não lida por toco »

MONZEIROS,o que me dizem desse óleo aí??
(meu motor tem mais de 100k e ja foi retificado..esse óleo esta 10,00 na minha cidade)

LUBRAX ALTA RODAGEM
Óleo lubrificante multiviscoso, para motores a gasolina, álcool e GNV ou bicombustíveis, com mais de 100.000 km de uso, inclusive os utilizados de forma contínua. Aprovado pelo API (American Petroleum Institute).

Aditivos: antidesgaste, anticorrosivo, antioxidante, detergente, dispersante, antiespumante, abaixador do ponto de fluidez, melhorador do índice de viscosidade, agente de reserva alcalina e agente condicionador de retentores.

Classificação: API SJ / CF

Grau disponível: SAE 25W/50

Coloquei em destaque que esse é 25w50 coisa que não vi nimguem comentar a respeito desse :smt023
Mode birita ativado [on]

'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...(Luiz Fernando Verissimo)
fotos...
viewtopic.php?f=33&t=15698
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

toco,

100.000 com a retífica?
ou
100.000 após a retífica?

Normalmente quando se retifica o motor ele fica praticamente zerado e tenho visto aqui na lista o pessoal usando oleo mais fino
que o originalmente especificado pela GM SAE 15W40, 20W50 colocar o 25W50 corre-se o risco do mau enchimento dos tuchos em fase fria.
O meu tem 200.000 não passou por retífica, só aplainamento do cabeçote e uso o 20W50 na próxima troca vou experimentar o Shell 15W50
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
toco

waldir escreveu:toco,

100.000 com a retífica?
ou
100.000 após a retífica?

Normalmente quando se retifica o motor ele fica praticamente zerado e tenho visto aqui na lista o pessoal usando oleo mais fino
que o originalmente especificado pela GM SAE 15W40, 20W50 colocar o 25W50 corre-se o risco do mau enchimento dos tuchos em fase fria.
O meu tem 200.000 não passou por retífica, só aplainamento do cabeçote e uso o 20W50 na próxima troca vou experimentar o Shell 15W50

Ola Waldir,vou explicar melhor,eu fiz a retifica somente do cabeçote aos 130.000km(hoje esta com 135.000+-) e desde essa retifica venho usando óleo alta kilometragem sendo os anteriores 20w50....sera que venho colocando óleo inadequado ao motor? o motor renderia mais com um óleo mais fino? :smt017
Mode birita ativado [on]

'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...(Luiz Fernando Verissimo)
fotos...
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

toco,

já usei o 25w60 sem necessidade, só pq virou os 100.000, voltei para o 20w50 após os 3 meses.

Penso que se não estiver baixando óleo... e a medição na vareta estiver sempre entre o max e min, indica que não há folga nos aneis e nem vazamentos.
Além dessa verificação quinzenalmente eu coloco a mão no escape e cheeiro se não está queimando óleo. Se estiver cheirando óleo, antes de qualquer coisa é verificar
se há mancha de óleo no compartimento do filtro de ar. Se tiver mancha deve verificar logo o by-pass daa tampa de válvula e a mangueira.
Se o anel eventuaalmente estiver com folga vai baixar óleo e vai perceber na saida do escape. Em havendo 'talvez" seja possivel corrigir com um óleo mais viscoso 25W60 e a troca deve ser mais regular pois "poderá" ter dificuldade de circulação se o pescador no carter estiver 'semi-entupido'.
Esta é minha opinião e procedimento conforme... mas, deve conhecer a opinião dos Amigos do forum que tenham maior experiencia do que a minha e depois tirar a sua conclusão.

AAbs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por kraudyu »

Tem que se usar um óleo recomendado pelo fabricante, o mais viscoso para o Monza é o 20W50, nada desses óleo 25W60 :shock:
toco

kraudyu escreveu:Tem que se usar um óleo recomendado pelo fabricante, o mais viscoso para o Monza é o 20W50, nada desses óleo 25W60 :shock:
valeu kradyu,coloquei o 25w50 e não 25w60,se isso fizer diferença :smt017 ,mais o fato é.....qual diferença em pontos negativos tenho usando um óleo acima do recomendado?Como o waldir explicou acima que os tuchos demoram a carregar na fase fria...o que isso pode acarretar?Gostaria que me dessem dicas,pois de óleo não entendo nada,seria melhor tirar o óleo e botar um mais fino?
Mode birita ativado [on]

fotos...
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por kraudyu »

toco escreveu:
valeu kradyu,coloquei o 25w50 e não 25w60,se isso fizer diferença :smt017 ,mais o fato é.....qual diferença em pontos negativos tenho usando um óleo acima do recomendado?Como o waldir explicou acima que os tuchos demoram a carregar na fase fria...o que isso pode acarretar?Gostaria que me dessem dicas,pois de óleo não entendo nada,seria melhor tirar o óleo e botar um mais fino?
O motor foi projetado para trabalhar com uma faixa de viscosidade de lubrificantes, e quem determina isso é o fabricante. No caso do Monza/Kadett o óleo recomendado vai desde um 10W30 até o 20W50. Usando um óleo 25W50, a lubrificação na hora da partida será mais difícil, a bomba de óleo trabalhará mais forçada, os tuchos demorarão à carregar etc, e isso com o passar do tempo só prejudica o motor. Coloque um óleo dentro da faixa de viscosidade recomendada pelo fabricante (no meu Kadett eu uso o óleo VS MAX 15W40 SL), seu motor agradece :smt023
nizer

Mensagem não lida por nizer »

Pessoal,

como alguns sabem acabei de mandar pra retífica o motor....
depois de pronto o mecânico me disse duas coisas:

1º Se sentir que o carro está meio manco, dá um pequena avançada no ponto do motor.... me mostrou onde fica a marcação original do ponto e como fazer

2º a Primeira troca deve ser feita com 3000 Km

então, hoje resolvi dar uma olhada nesse tópico e então que vejo:
mello3 escreveu: A questão não é a quantidade de kms rodados. A primeira troca pós retífica, deve ser feita com 1000 kms, pois soltam-se do motor uma quantidade maior de resíduos logo após a retífica.
Já rodei 2000Km exatos

e agora ?
dá algum problem ter demorado 1000km a mais pra trocar ? to usando Lubrax SJ 20w50

e essa história do ponto ? as vezes acho que ele ficou mais manco de final e arrancada... mas na retomada tá firme...
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Responder