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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 12 Abr 2010, 22:42
por dbzronaldo
opa..
gente a ponta do meu filtro de ar ta estragada e bem rececada..
queria comprar uma nova..
alguem sabe onde tem?
esse:
a ponta do filtro do ar completinho com a mangueirinha do vacuo...
abrass
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 12 Abr 2010, 23:33
por luiz sle
Tem que ser novo ?
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 12 Abr 2010, 23:40
por dbzronaldo
de preferencia novo...
só q eu tava pensando em trocar a tampa do comando de valvulas, e por a do vecra.. aquela q é de plastico e tem escrito chevrolet...
mas dai eu tinha q trocar a carcaça do filtro de ar..
o da s10 efi sera q da certo????
dai num tem esse sistema do ar quente né??
abrass
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 23 Abr 2010, 22:31
por MonzaClub20EFICHZ
Como o meu carro passou por retífica e tudo foi totalmente limpo, como descrito neste tópico, vale a pena este adendo, pois o problema começõe exatamente pelo filtro estar limpo demais e deixando passar vapores do cárter em excesso
O caso é o seguinte, quando o motor ficava bem quente não havia santo que fizesse ele pegar, parecia que a bateria não tinha força, que o ponto estava desregulado, que estava afogando e criando calço hidráulico, que o motor de arranque estava ferrado, que o alternador não carregava, que estava com falta de aterramento no motor, etc...
Todas estas soluções foram propostas em diversos tópicos aqui no Monzeiros e por diversos “profissionais”, “especialistas” na área.
Durante um ano tinha minhas soluções, desligava o bico antes de desligar a chave, desligava a bomba de combustível antes, fazia o motor girar sem combustível para deixar a câmara de combustão vazia, aumentava a lubrificação do motor, recuava ao máximo o ponto.
Até que decidi ver dentro da TBI ver o que estava acontecendo, tirei a tampa do filtro e fiz pegar, e antes do motor pegar saiu uma fumaceira, mas não do TBI, mas sim do canos do respiro do óleo que entra na carcaça do fltro de ar, e pensei num caso que aconteceu com o Hatch depois de ficar super afogado, subia do motor via o mesmo cano do respiro que vai para a carcaça do filtro de ar, vapores de álcool do óleo enxarcado de álcool evaporando, mas neste caso são vapores do próprio óleo, que tem uma baixa octanagem, e detonam só pela pressão do cilindro, como num diesel, dando contras no motor e travando o arranque.
A propósito, a fumaceira só sai quando o motor fica parado por dois minutos e quando giro o arranque, depois com o motor funcionando, nada, fica tudo limpo!
Em resumo se eu desconecto a mangueira, ou tiro a tampa do filtro de ar o motor pega sempre fácil!
Só demorei 12 meses para descobrir, e ninguém sabia o porquê!
A solução para os vapores foi estranha, mas funcionou perfeitamente, coloquei um filtro (do tipo filtro de carcaça plástica para motores carburados a gasolina), mais uma mangueira da mesma bitola e com uma mangueira intermediária para fixar o filtro entre a mangueira original e a nova, a vazão dos vapores diminuiu um pouco, mas agora só sai o excesso de pressão, e de quando eu trocar o óleo trocarei também o filtro!
Acredito que esse problema só venha a aparecer em carros a álcool ou com o motor recém reformado onde a compressão do motor é alta!
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 04 Ago 2010, 23:42
por ltrakina
po aeww temalguma versão q o tubo ali da admição é tampado?? po hj tentei desentupir o meu.. e ñ consegui.. usei car80 e uma chave alley pra enfiar no buraco.... chogou num ponto q esta duro igual ferro.. e ñ entra + nda.. e por dentro parece q soldaram.. sei la... e o carter esta com muito pressão.. sera q é por isto?
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 05 Ago 2010, 07:14
por Leocastro
ltrakina escreveu:po aeww temalguma versão q o tubo ali da admição é tampado?? po hj tentei desentupir o meu.. e ñ consegui.. usei car80 e uma chave alley pra enfiar no buraco.... chogou num ponto q esta duro igual ferro.. e ñ entra + nda.. e por dentro parece q soldaram.. sei la... e o carter esta com muito pressão.. sera q é por isto?
Bem amigo! É assim mesmo! Você tem que começar desentupindo, com uma chavinha de fenda beeeeeeem fina, tipo aquelas de relojoeiro. Ai você aumenta gradativamente até desobstruir legal!
Tente lá, e, qualquer dúvida, estamos ai!
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 05 Ago 2010, 08:02
por rogertecmec
ltrakina escreveu:po aeww temalguma versão q o tubo ali da admição é tampado?? po hj tentei desentupir o meu.. e ñ consegui.. usei car80 e uma chave alley pra enfiar no buraco.... chogou num ponto q esta duro igual ferro.. e ñ entra + nda.. e por dentro parece q soldaram.. sei la... e o carter esta com muito pressão.. sera q é por isto?
tente desentupir utilizando um arame ou um fio de luz fininho. Jogue um pouco de car-80 ou jimo desengraxante e depois enfie o arame na mangueira.
Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Enviado: 05 Ago 2010, 11:05
por ltrakina
mas temq sair dentro do coletor de qualquer jeito ne?? vou tentar usar um prego uahau pena q a posição ñ ajuda muito se ia usar uma furadeira^^