?? QUANTAS RETIFICAS ??

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Thomas Erich
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 120
Registrado em: 20 Ago 2009, 20:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ?? QUANTAS RETIFICAS ??

Mensagem não lida por Thomas Erich »

amigo pra falar a verdade!

eu fiz o motor do meu monza inteiro

e gastei 700 reais

pq? pq os 700 reais foi so em peça, pq montei na oficina do meu pai!! e os mecanicos dele que me ajudarao!

e detalhe demorei 6 dias para fazer o motor, pq a retifica do cabeçote demorou para ficar pronta!
Monza SL/E 91 2.0 gasolina - MOTOR ZERADO!
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ?? QUANTAS RETIFICAS ??

Mensagem não lida por rogertecmec »

Thomas Erich escreveu:amigo pra falar a verdade!

eu fiz o motor do meu monza inteiro
O que vc chama de fazer o motor inteiro???
Trocou quais pecas na retífica do motor???
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 24 Set 2009, 23:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ?? QUANTAS RETIFICAS ??

Mensagem não lida por kuhfuss »

Uma coisa muito importante:

Todas as partes do motor (bloco, cabeçote, eixos...) recebem, após serem usinados na fábrica, um tratamento térmico e quando vc usina, as paredes dos cilindros do bloco, vc está retirando boa parte do material que recebeu o tratamento térmico (têmpera).

Por isso que as peças saem de fábrica com essas marcações (std, 0,25mm, 0,50mm...) a última marcação é o limite de retífica mesmo. Dali em diante o tratamento térmico que a quele material sofreu é diferente.

Por exemplo: No virabrequim a parte que entra em contato com os casquilhos, bronzinas é mais "duro" que a a parte dos contra-pesos, sendo que é o mesmo tipo de aço, entretanto com tratamento térmico diferenciado.

Vcs já repararam que um motor STD dura 200.000 e até 300.000km sem precisar de retífica? Já virão algum motor retificado durar tudo isso? A explicação tá aí. E quanto mais retificado for, menos tempo ele vai durar.

Acho que depois da segunda retífica é mais vantajoso adquirir um motor novo, dependendo é claro de quanto ficará a retífica.

abraços.
A pé!!!
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 24 Set 2009, 23:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ?? QUANTAS RETIFICAS ??

Mensagem não lida por kuhfuss »

Cinegrafista escreveu:Nossa, 15 a 20 Dias, quando fiz retifica do meu antigo Monza 84 o mecanico me entregou o carro em 7 dias, mas se levar 20 dias e o motor ficar zerado então ta valendo :smt023

Abraço Monzeiro.
Nossa, só sete dias???? Tem certeza que ele fez tudo que era pra fazer??? :?
A pé!!!
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 411
Registrado em: 06 Jan 2008, 20:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ?? QUANTAS RETIFICAS ??

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

kuhfuss escreveu:Uma coisa muito importante:

Todas as partes do motor (bloco, cabeçote, eixos...) recebem, após serem usinados na fábrica, um tratamento térmico e quando vc usina, as paredes dos cilindros do bloco, vc está retirando boa parte do material que recebeu o tratamento térmico (têmpera).

Por isso que as peças saem de fábrica com essas marcações (std, 0,25mm, 0,50mm...) a última marcação é o limite de retífica mesmo. Dali em diante o tratamento térmico que a quele material sofreu é diferente.

Por exemplo: No virabrequim a parte que entra em contato com os casquilhos, bronzinas é mais "duro" que a a parte dos contra-pesos, sendo que é o mesmo tipo de aço, entretanto com tratamento térmico diferenciado.

Vcs já repararam que um motor STD dura 200.000 e até 300.000km sem precisar de retífica? Já virão algum motor retificado durar tudo isso? A explicação tá aí. E quanto mais retificado for, menos tempo ele vai durar.

Acho que depois da segunda retífica é mais vantajoso adquirir um motor novo, dependendo é claro de quanto ficará a retífica.

abraços.
Sua explanação está perfeita com relação à remoção da camada endurecida. A têmpera tem profundidade. Se o virabrequim (ou qq peça temperada) fosse duro no núcleo, como é duro na superfície, se quebraria facilmente. 0.75 é uma medida crítica .... tb não aconselho usar. Só não precisa trocar o motor todo, apenas o virabrequim.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Responder