Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

vrsilva escreveu:NGK BPR6 é mais quente... Quando maior o número da NGK mais fria a vela...
Não, Vinicius. A atual é 5, ele mandou por a 6 (mais fria). Eu perguntei se posso por a 7, ainda mais fria...

Ontem não deu tempo de ir a retífica, então fui hoje. Tive de ir em duas, os caras não queriam rebaixar.
Na primeira, o cara perguntou qual o serviço, e quando eu falei rebaixar... ele me interrompeu, balançou a cabeça e pegou o paquimetro. 95,80mm. Falou que eu sou doido de matar um cabeçote novo desse, que não faz esse tipo de serviço e tentou me convencer a fazer apenas uma plaina de limpeza. Saí fora dele e fui na outra retífica que tbm já conheço o serviço. Ele tbm não queria fazer, falou que eu sou doido (igual o outro) e depois de alguma insistência minha, ele me disse que o que poderia fazer é deixar com 94,70mm, ficando ainda uma rebarbinha pro caso de algum problema futuro, que só faria se fosse assim, e se eu não quisesse era pra levar o cabeçote embora. Nessa hora eu cocei a cabeça :smt017 e acabei aceitando pra não morrer numa retífica desconhecida, pq só conheço o serviço dessas duas retíficas.

O "selvisso" completo ficou 200,00 com meus retentores e guias por conta deles.
Azul Atlantis 89 2.0
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por 500EF »

É assim mesmo...

E eu tenho 2 carros com cabeçote de 94,0mm rodando há anos... rsrsrs

Se não peitar os malucos, eles não fazem mesmo não.

Mas na verdade, pare para pensar comigo. Ele não é seu pai. Você não foi até lá pedir conselho dele, nem perguntar o que ele acha da idéia.

Você está pagando pelo serviço da revisão do cabeçote e da plaina. O que o cara da retífica tem com isso?

O máximo que ele poderia dizer que você é maluco de fazer, alertar que a tabela que ele tem pendurada na parede da retífica condena, etc.

E, por fim, até poderia falar que faz, mas não pode te dar garantia.

Só que este é o grande ponto. Você acha mesmo que ele vai te dar alguma garantia do selvisso de qualquer jeito? A culpa vai ser de quem montou, do clima, ou do FHC. Mas dele, nunca!

Bom... de qualquer forma, você vai ficar com cabeçote -1,3mm.

Na prática, não vai mudar muito do que já tinha calculado/indicado antes. Tenha muito critério na montagem aí e bola pra frente... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Aconteceu comigo também! Numa retífica conhecida, não quiseram fazer, ai, um amigo meu de uma autopeças conhecia o cara que opera a máquina de retífica! Pronto, falei com ele que queria rebaixar, ele só me perguntou quanto! kkkkkk.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Ô Léo, será que seu amigo não conhece esse aqui tbm? passa um zap pra ele e manda tirar logo 2mm kkkkkk

Eduardo, poisé, garantia desses caras é assumir... de vista. O brabo é que não sei nada de preparação né, só cheguei la e mandei fazer igual vc calculou pra mim, mas quando o cara teimou comigo, fiquei meio sem argumentos pra rebater. Só que depois, ele me falou o mesmo que vc sobre os 1,3mm "Vc nem vai perceber a diferença de 1,3 pra 1,5 e ainda vai ter 0,2mm pro dia que esse motor ferver". Fiquei meio assustado com esse "pro dia que ferver", mas mandei meter o pau nele.

De todo jeito, não vou montar agora. Estou sem tempo pra esse "selvisso", e pra piorar o carro é do dia a dia. Vou ter que pegar um feriadão, talvez no fim de ano, ou no carnaval, ou nas minhas férias. Até lá, vou preparando tudo que quero fazer e deixar no ponto de instalação: painel digital que to mudando a cor pra azul, CB, freio a disco traseiro, rodas margarida que vou reformar, suporte do f18 pra adaptar o novo cambio... ixe muito trem rsrs

Agora o bicho ta pegando na bomba de óleo. A do kadett tem conexões pra radiador de óleo. Preciso montar esse bicho? Ou posso ir na bomba do Monza mesmo?
Azul Atlantis 89 2.0
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Posso palpitar? (Claro, isso daqui é um forum... cag0u aqui, tá todo mundo futucando palitinho pra ver se fede mais! :lol: )

Olha só, Kaio... Recomendo manter o painel analógico "marítimo" ainda, mesmo depois de trocar o motor. Nele vc tem alguns instrumentos de maior precisão pra fazer o ajuste fino nessa LE-Jetronic, como ver perda de amperagem pelo voltímetro ao usar os itens elétricos em excesso, monitorar ação da válvula termostática pelo instrumento mais preciso q no digital, ver pelo vacuômetro e conta giros se há oscilação da marcha lenta por alguma suspeita de entrada de ar falsa...

Daí é até bom, q vc vai fazendo parte por parte, e vai certificando q tá tudo OK pra passar pra freios, PD, cor do PD, CB, etc...

Ah, inclusive priorizar o CB é muito bem vindo! Pra q vc possa monitorar a marcha lenta (Litros por hora) e conferir os ajustes de marcha lenta e de CO se estão OK tb! ;)

Abraços!
Robson Lott

PS: vi suas MPs, te responderei em breve, ok!? :)
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Boa Robson! Vou seguir sua dica. Vou deixar o PD pronto, porém na espera...

Agora o CB tá um dilema. Ele é pra 60 litros. Meu tanque é 54. Um amigo tem do tubarão lá, mas é 57,e sai baratinho $$ pra mim, talvez umas duas cervejas já paga rsrsrs. O carburado a álcool é 61, tava pensando em caçar um desse... Só que nos carburados não tem o tal pescador, pra não chupar a sujeira. Isso não iria me atrapalhar? Ou então usar o de 57 e fazer alguma "gambiarra" na boia, de forma que ele marque um pouquinho a menos quando estiver cheio, não sei.... só idéias por enquanto.
Azul Atlantis 89 2.0
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Cara, veja no YT ou aqui no Forum um video antigo que o Marcel Murai criou para calibrar o CB para tanques diferentes... Realmente faz sentido essa sua dúvida, e acho que é pertinente deixar ambos (CB e tanque) "conversando" corretamente.

Agora, a questão é a forma... Sei que o tanque do KDT n serviria no Monza, mas o do "tubarão" (54 litros) daria no seu 1989 sim!

Só acho que vc tem q ver se o par de Brahmas compensa mais do q a calibragem do tanque, ok!? ;) Eu infelizmente tive um azar com uma boia novinha, Siemens/VDO para Monzas >91 que teima em não marcar direito no meu mostrador do PD. A antiga, original, tava viciada, por isso q comprei essa Siemens. Mas como foi em Belo Horizonte, baubau a garantia! heheheheh!!! Compensa eu buscar uma nova por aqui no Sul!

O lance é que nessa boia, na embalagem tá assim: Monza >91 61 litros... Pensa!!! Então não saberia confirmar se por conta dessa divergência eu tenho problemas de incompatibilidade e/ou realmente é uma peça com defeito de fabricação.

Sobre o pescador, independete do tanque, esqueça a ideia de que o pescador "sugue sujeira". Na minha humilde e passível de erros opinião, "eso non ecxiste"! Simplesmente pq o pescador SEMPRE fica no fundo do tanque, e nunca (ou sempre) sugará sujeira! Lembremos que temos nos "tubarão" um pré filtro no fundo e um filtro na linha. Não importa se o tanque tá cheio ou vazio, sempre se suga o combustível do fundo pra linha, certo? ;)

RESUMINDO! :lol: quem sabe num daria pra vc por o de 57 pelo custo de 2 Brahma, e vc instala um sistema completo do "tubarão" no seu "caixotinho" com direito à ter entrada do retorno (quando em cut-off e/ou quando o consumo pelo motor supera a vazão mandada pela bomba em aceleração), o que acha? Dai vc vai ter um tanque fácil de calibração (57 pra 60 é só 5% menor - supondo que na pior das hipóteses seu CB não calibre - apesar de entender q isso é quase impossível! Mas como nunca fiz no meu...) e vai ter a possibilidade de por linha de retorno, e caaaaaaaaaso queira, o envio de vapores - diferente do tanque do caixote!

Abraços!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Vamos lá. A parada da bóia realmente é incompatibilidade. Quando troquei a minha, ha uns 6 anos, estava rodando no álcool, então comprei a do álcool (achando que ia corroer a boia ou algo assim), mas só depois descobri que o tamanho do tanque que é diferente. E hoje com essa boia, o ponteiro desce ate pouco acima do meio lentamente, de repente cai pra pouco acima de 1/4, e dai pra baixo desce num tapa. Mas com o CB vou precisar comprar uma boia nova, correta, quando definir o tanque a ser instalado.

O pré filtro, no pescador, não ajuda em nada? Pq no carburador, apesar do filtro da linha, não existiu nunca na história do universo, uma vez que abri o carburador e não tivesse algum cisco la dentro :smt005 :smt005 . Tanto que, sem a tela filtrante dos gicles, não consigo rodar 90 dias sem entupir algum gicle. (experiencia propria :smt021 ).

E essa história de calibrar o CB, eu nem imaginei que fosse possível. Pra mim que era uma programação do microcontrolador e dificilmente poderia ser modificada. Mas já que teria o trabalho, poderia fazer com meu tanque mesmo uai, não? Na verdade, não entendi muito bem esse "retorno" que tem no tubarão. Se for a linha de retorno do excesso de combustível na linha, o meu já tem isso. Só os carburados orig. a álcool que não tem. Então ficaria apenas sem a conexão de vapores. Será que não daria pra usar a mangueira do respiro?
Azul Atlantis 89 2.0
Responder