Diego Paiva escreveu:Rafaelo, tbm tem a questão de mercado. Omega 3.0 ninguém quer, devido a dificuldade de peças e mão de obra pra mexer nesse carro, tudo nesse motor é muito caro, as vezes um reparo chega a se mais caro que o próprio carro...
nao é bem assim, existem sim mercado pra ele porem é selecionado(so pra quem conhece o 3.0 a fundo) e localizado. a MO realmente é cara por ser dificil de mexer nele em algumas partes como no 4.1 tem a mesma distribuiçao e posicionamento das peças. quanto a peças tb nao é assim, a bobina desse carro custa 110,00 original a do 4.1 custa 500,00 original e bobina é um negocio que queima facil ate, e se nao achar da pra colocar do vectra,monza,etc. existe peças paralela ao monte e originais idem com a torre de suspensao. eu por exemplo fiz todos os freios por +-500,00 ano passado. a suspensao e freios tem todas as peças aqui ate pq é a mesma do 4.1 :smt023
exite um mito de pessoas que nao conhece o carro e dizem qualquer coisa pra denegrir o 3.0 oque me leva a crer que as vezes é puro ciumes(fan boy 4.1) ou gente desenformada. eu sei bem como é cada coisa pq sou eu quem faz a manutenção e compro as peças. a manutençao realmente é chata mais nada impossivel tanto é que ate agora eu fiz todas as manunteçao em casa oque incluie ate o AC todas as peças achei no mercado,alternador retificamos todas as peças achei no mercado e foi barato, preço de monzinha. existe todas as peças principais de motor aqui no brasil. pra tu ter uma ideia a junta do cabeçote custa 80,00, existe kit pistao com anel,valvulas, a preço ate mais baixo que um 16V GM. oque nele é caro é a caixa de marcha isso sim concordo, ate pq ela é importada da alemanha, nao é nacional do velho opala ressucitado.
Diego Paiva escreveu: Até mesmo quando esses carros estava em linha de produção, já existia dificuldade de achar algumas peças, e de mão de obra qualificada, hoje em dia, algumas peças são impossíveis de encontrar, mão de obra, então.... Já o omega 4.1 tem mecânica mais fácil e barata de mexer, pois trata-se do motor 4.1 do opala aperfeiçoado pela LOTUS... Talvez justamente por isso, tenha mais valor e comércio que o 3.0... Já vi pedirem quase 30k em omega 4.1... agora nos 3.0 quanto tá muito novo, vejo o pessoal pedindo 15k e mesmo assim é complicada a venda, sendo a média de preço dos 3.0 na casa de 12~13k.
discordo, so se for ae onde tu mora, aqui tem muito mercado pra publico selecionado, se ainda hoje existem peças naquela epoca existia mais ainda como todo carro da epoca, esses dias comprei o gargalo fo tanque ORIGINAL NOVO na caixa por 100,00, esses tempos queria troca a suspensao dianteira e achei um kit original na caixa por 550,00. o 4.1 é a mesma coisa da dificuldade de manutençao, é o mesmo carro, é 6cil da mesma forma, é motor grande e complicado.
como falei nao é pq é um 4.1 é mais barato o 3.0 tem as mesma peças, se aqui nao tem, la fora tem tambem. o 4.1 nao tem la fora senao tem aqui ja era vao ter que competir com os opala ate pq é peça de opala o motor e caixa. pois é, pra tu ve como é as coisa, no omega 3.0 ja me pediram 25,000 nao temos interesse de venda, e tao pouco venderia por esse valor, vai precisar investir o dobro do preço de tabela pra começar a conversar. quem conhece o 3.0 sabe que sempre foi melhor que o 4.1 em praticamente tudo desde consumo e performace, desde conforto de um motor girador de 6500 rpm ate o consumo de motor 2.0 carburado. o gastador do 4.1 que na verdade é ruim demais esse motor gasta mais que o 3.0 e tem menos potencia e ainda por cima é motor duro de baixo rpm pra quem curte jipe é uma boa.
pro pessoal que acha que o 3.0 tem so 165cv ele tem no modo 91 octane gasolina comum, o 3.0 tem 175cv original no modo alta octane 95 e faz 13km/l na estrada e de 8 a 7,5km/l urbano e coloca praticamente 250km/h reais. o 4.1 ta longe de fazer tudo isso so gira ate 5300 rpm e corta e nao tem como imprimir isso original, o 4.1 como tu mesmo disse e preparado nao é original com o 3.0 de fabrica. a historia do 4.1 é a seguinte, com o termino do 3.0(leis ambientais alema) teminou a importaçao, dae atualizaram o 3.0 pra 3.6 depois pra 4.0 24V la fora(produz so 270cv 395 N·m torque o mesmo motor 3.0 cabeçote duplo, olha a eficiencia disso comparado com o 4100) dae pegaram o velho e cansado 4.1 deram um gas nele e subtituio o 3.0, ja que nao podiam importar o 4.0(epoca 1994) devido o preço,potencia,etc.
umas informaçao tecnica pra clarearem a mente
4100 - bobina dupla centelha perdida, injeção sequencial, limitador de giro 5300, R/L super aspera, consumo maior que o 3.0,menos potente,mais torque.
3000 - bobina simples, injeçao semi seq, limitador de giro 6400, R/L mediana, consumo no modo alta octanagem 95 - E 13 km/l e U 8 km/l
C30NE 3.0 175 hp 240 N·m (177 lb·ft)
mesmo sendo o 3.0 menos eficiente, é mais potente, consome menos, tem corrente eterna de comando nao da manutençao, o conforto do motor é muito bom por ser menos aspeco seu fincionamento. vai ter que nascer um novo 4.1 pra mudar isso

viu como as pessoas falam so abrobrinha desse motor? falta de informaçao é uma coisa, agora quando tem uma certa informaçao e continuam apertando a mesma tecla ja vira ignorancia.
porem é isso mesmo pela ignorancia das pessoas que nao sabem diferenciar e vao pelos outros dae acontece isso mesmo que tu disse. é normal isso nao é so na relaçao 3.0X4.1, falta de informaçao acaba fatalmente levando esse tipo de descriminaçao. esse que é a realidade.
viram como é as coisa ne, o 4100 pode ate ter peças mais barata, porem gasta mais combustivel que o 3.0 pra fazer a mesma coisa

. que economia é essa? um carro com 175cv e com consumo de um monza, e nao da manunteçao praticamente, dificilmente que tem um 3.0 vende por o carro ser completo e muito raro achar inteiro. e especialmente que nao tenha caido em mao de magrao rachador ou maloquero.
Diego Paiva escreveu:Sempre tive uma dúvida... essa versão diamante, trata-se de um omega GLS com teto solar e motor 6cilindros, né? Ela não tem todos aqueles opcionais que eram disponíveis no CD, ou tem?
sim versao GLS mais era mais completo, teto era opcional como o PD opcional, banco couro opcional. quase todos. o meu tem TS
so sei de uma coisa nao troco o 3.0 por nenhum outro omega, conheço gente que teve o 4.1 e passou pro 3.0 e se achou no carro devido esses beneficios que falei. a unica coisa que concordo contigo Diego é que a parte da manunteçao cara é so na relaçao caixa de marcha. de resto é lenda. foi mal pelo texto longo mais verdade seja dita.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.