Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
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Carlos A. Freire
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

coloquem o monza com 5 dentro carregado e descam a serra. nao precisa correr pro freios aquecerem e fadigar ou um reboque de 300kg atras, ou a 100 km/h e uma freiada de emergencia, ou pisa,acelera,pisa,acelera pegada esportiva. nao vao funcionar em modo severo. o ronaldo mesmo nem usou o freio e ja sentiu uma diferença enorme na qualidade. e como falei ali em cima, se da pra instalar de modo original sem fazer adaptaçao. é valido, se o cara tem pra pagar coloque senao fique com os 236mm do monza e freiando do jeito que ja sabemos. ate mesmo os 256mm ja melhora muito.
Essa é a condição normal que uso em viagens. Meu carro fica até empinado por conta do peso e nunca tive problemas com freios. Nunca fadigaram em nenhuma situação. Quem conhece as serras para litoral de São Paulo, principalmente a Via Anchieta sabe que os freios são muito sacrificados para descer. O mesmo na serra de Campos do Jordão.

Agora, se aumentar o tamanho dos discos, terá maior face de contato e atrito, não há dúvidas que vai melhorar o freio.
O que não podemos dizer é que o freio é ruim, principalmente por falta de manutenção preventiva ao longo dos anos. Afinal, o carro já tem muitos anos, não é mesmo. Depois de muito tempo de falta de manutenção e, agora faz a manutenção, pode ser que não fique como novo. A sujeira do fluido de freio impregna quando muito velho.

Nós mesmo aqui no fórum temos caso de pessoas que trocaram tudo no freio, inclusive cilindro mestre e cilindors de rodas e não ficou bom. Depois que tirou os canos de freio e fizeram a limpeza, o freio melhorou muito.

Abs,

Carlos Freire
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Julio Cesar Ledo
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Muito bem, essa discussão é muito interessante e acho muito legal ver opiniões diferentes a respeito do mesmo assunto, sem ninguem ofendendo os demais amigos...

Sobre o freio do meu carro, vou dar SIM um voto de confiança a ele.... Sem dúvida que vou proceder com a manutenção do meu sistema usando DOT-4, Discos, Pastilhas, Reparos e Lonas Cobreq, inclusive vou realizar a manutenção dos tambores e deixar o sistema limpo e em dia.

Após fazer tudo isso, vou avaliar EU MESMO em que condição que este freio ficou. Vou eu mesmo tirar as minhas conclusões se o sistema é eficiente ou não, para o MEU USO, e se constatar qualquer forma de fadiga de material, mesmo que demore mais para a fadiga ocorrer, pra mim já é o suficiente para 'condenar' esse sistema de discos 236mm ventilados na frente e tambores na traseira.

Caso contrário, se o sistema se demonstrar eficiente e confiável, vou engolir tudo que comentei anteriormente. Não tenho problemas em admitir que errei, mas isso somente o tempo dirá...

De uma forma ou outra, mesmo que demore 6 meses pra fazer esses serviço, vou retornar neste mesmo tópico, para dar a minha avaliação final.

Resumindo, pra mim esta história vai longe e não vou deixar isso barato (em ambos os sentidos da frase), vou investir $$$$ no sistema para deixá-lo o mais original possível, com peças de qualidade e serviço de 1º linha (inclusive vou pedir a limpeza dos dutos do freio), e se o sistema se mantiver 'ineficiente' como vários relataram aqui no forum, não precisarei de mais nenhuma opinião sobre o assunto.

Se o sistema se provar eficiente, me dou por satisfeito e vou sugerir a mesma manutenção que fiz no meu carro no Monzas de amigos que comentam ter freios 'ruins'

Obrigado e abraço a todos ! Pode demorar, mas vou tirar essa história a limpo.

:smt023
Carlos A. Freire escreveu:
coloquem o monza com 5 dentro carregado e descam a serra. nao precisa correr pro freios aquecerem e fadigar ou um reboque de 300kg atras, ou a 100 km/h e uma freiada de emergencia, ou pisa,acelera,pisa,acelera pegada esportiva. nao vao funcionar em modo severo. o ronaldo mesmo nem usou o freio e ja sentiu uma diferença enorme na qualidade. e como falei ali em cima, se da pra instalar de modo original sem fazer adaptaçao. é valido, se o cara tem pra pagar coloque senao fique com os 236mm do monza e freiando do jeito que ja sabemos. ate mesmo os 256mm ja melhora muito.
Essa é a condição normal que uso em viagens. Meu carro fica até empinado por conta do peso e nunca tive problemas com freios. Nunca fadigaram em nenhuma situação. Quem conhece as serras para litoral de São Paulo, principalmente a Via Anchieta sabe que os freios são muito sacrificados para descer. O mesmo na serra de Campos do Jordão.

Agora, se aumentar o tamanho dos discos, terá maior face de contato e atrito, não há dúvidas que vai melhorar o freio.
O que não podemos dizer é que o freio é ruim, principalmente por falta de manutenção preventiva ao longo dos anos. Afinal, o carro já tem muitos anos, não é mesmo. Depois de muito tempo de falta de manutenção e, agora faz a manutenção, pode ser que não fique como novo. A sujeira do fluido de freio impregna quando muito velho.

Nós mesmo aqui no fórum temos caso de pessoas que trocaram tudo no freio, inclusive cilindro mestre e cilindors de rodas e não ficou bom. Depois que tirou os canos de freio e fizeram a limpeza, o freio melhorou muito.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
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luiz sle
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por luiz sle »

Bom, eu posso afirmar com certeza, pois quem fez o serviços nos dois Monza foi eu. Quem conhece os meus serviços sabe que dou preferencia por peças originais ou fabricantes originais. No SL/E 86 do meu pai, foi trocado servo. cilindro-mestre, cilindros de roda traseiros, panelas, lonas, pastilhas, limpeza do sistema e o freio é aceitável para a condução do meu pai, que é ir no mercado, ir no parque. Por outro lado, se ele tivesse os freios maiores não tivesse sofrido acidente algum tempo atrás, pois foi uma situação de emergência, era uma descida, já usávamos o freio nos semáforos, o freio já estava quente, a hora que teve que frear bruscamente entrou na traseira do Prisma. Não vou culpar totalmente os freios, pois na época o carro usava 175 70 R13", mas hoje com os 185 a diferença em largura se aumentou, foram muitos poucos milímetros.

Da forma que eu piloto, os freios não servem. Principalmente dentro da cidade. Você arranca no sinal, logo depois tem outro, ou uma faixa, depois dá pra dar andar um pouquinho rápido de novo, já tem que frear, já começa ficar borrachudo o pedal. Sem falar que as rodas de Monza não ajudam em nada. Fechadas, prejudicam a troca de calor dos discos.
Monza, a relação do homem e a máquina.

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Carlos A. Freire
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz, deve levar em conta que houve alterações nos freios, se não me engano de 89 em diante.

Como disse lá em cima, não adianta tentar resolver se uma só vez anos de falta de manutenção. Como sabe que as paredes dos canos de freio não estão impregnada de sujeira? Como fez essa limpeza nos canos? Se procurar o tópico que citei na outra mensagem, só resolver o problema depois que passaram algo como cabo ou fio, não me lembro direito, foi onde a sujeira saiu. Solventes não tiraram a sujeira.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Leocastro »

Só para firmar!
Não vamos desvirtuar o tópico do Ronaldo!

Amigo, faça alguns testes de frenagem com o Monza e divulgue aqui!
Atual: Astra G 2002 CD
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Julio Cesar Ledo
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Desculpem o off topic, é o meu último post prometo, não quero criar confusão ou discórdia... :smt023

Rafaelo, vc comentou que o Agile tem os mesmos discos 236mm ventilados na frente e tambor atrás, e mesmo o Agile sendo muito mais leve que o Monza houve relatos de fadiga dos freios ?

Se sim, vou repensar sobre o meu sistema, pq me parece melhor opção ir de Vectra A mesmo, o sistema de frente e traseiro....

Te pergunto isso pq acho que li em algum post isso, vou re-ler todos, e tb pq o meu Fadding foi muito rápido, desci a lenha só por alguams quadras, e o sistema já abriu o bico....

Resumindo, sistema sub-dimensionado pela GM até mesmo para o Agile que é mais leve.....

Abraço Rafaelo !
Rafaelo escreveu:
vrsilva escreveu:Galera, sei que é BOM fazer um UPGRADE, e não tiro a razão de vocês em querer melhorar os carros de vocês, porém não dá para generalizar, dizendo que freio original de monza não presta...
agente nao disse que nao presta. se tu ler com calma vai ver que falamos em determinadas situações(modo severo) nao funciona bem. e a historia nossa nao pode ser mudada certo?


coloquem o monza com 5 dentro carregado e descam a serra. nao precisa correr pro freios aquecerem e fadigar :D ou um reboque de 300kg atras, ou a 100 km/h e uma freiada de emergencia, ou pisa,acelera,pisa,acelera pegada esportiva. nao vao funcionar em modo severo. o ronaldo mesmo nem usou o freio e ja sentiu uma diferença enorme na qualidade. e como falei ali em cima, se da pra instalar de modo original sem fazer adaptaçao. é valido, se o cara tem pra pagar coloque senao fique com os 236mm do monza e freiando do jeito que ja sabemos. ate mesmo os 256mm ja melhora muito.

pessoal modo severo nao é correr com o carro :lol:
modo severo de franagem
1- modo esportivo, acelera rapido e freia muito em seguida
2- descida de serra prolongada
3- utilizaçao do freio sem nescessidade(maneteiro)
4- uso sobre-carga reboque

isso é modo severo e um deles o monza vai falhar. nao é o melhor freio do mundo, ate mesmo os maiores falham como é o caso do omega 3.0 aqui de 305mm se estou muito rapido é ruim de parar esse tanque de 1500kg

o manual do nosso I30 diz o seguinte: proprietario tente nao usar muito os freios nos 500 a 1000kg e esta escrito isso ae que falei acima.
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 18 Dez 2012, 11:40, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
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Rafaelo
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

como falei antes eu tinha trocado todo o sistema praticamente na epoca so ficou o hidrovacuo e as linhas, e esses tempos tirei as linhas pq vou colocar novas é claro, eu cortei elas pra ver seu estado e nao vi ferrugem alguma ou sinal de intupimento esse carro sempre foi de garagem com 100k original. e mesmo assim nunca deram conta os freios pelo menos comigo e tao pouco vuava baixo com essa tanqueira do 1.6 4M. e volta a falar carro mais leve dos monza 1000kg - 150kg mais leve que o tubarao e tem os mesmo 236mm e o mesmo freios. nao rende em situaçao de stress. tu freia e ele demora pra responder. agora uma descida normal, ir ao mercado, a 80 km/h e resolver freia pouco mais forte aquilo que todo freio faz isso ele comporta muito bem.

mais em fim. troquem os freios e vao ver a diferença. é pq voces estao acostumado com oque ta no carro.

Julio, segundo informaçoes pessoas normais(intedem normal como uso normal dos freios) freiavam e o carro demorava pra "se tocar" que alguem tava freiando. acho que teve uns 2 caso de colisao no forum deles la. uma ves passei pra coletar informaçao do ABS 8.0 usam os mesmo 236mm ventilado. mesmo do corsa. monza.etc pelo que interpretei sim ouve fagida. nao foi problema tecnico.

o celta tb tem problemas no freio, porem é um ridiculo 236mm solido na frente de 10mm :smt005 como o Ricardo bem disse.

o topico Diego fala isso. dos freios melhorados do vectra A da uma passa la.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Carlos A. Freire
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Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal, só para ficar claro e não fazerem confusão. Eu em nenhum momento quis dizer que a mudança nos freios não era boa.
Colocando pinças e discos maiores, terá melhor atrito e melhor freio.

Quando entrei na discussão foi apenas para dizer que os freio do Monza 96, que é meu caso tem freios ruins. O que no meu caso não é verdade. Se trocar o freio por peças maiores, ficará melhor ainda, mas não é ruim não.

Outra coisa, estão comparando o freio do Monza com veículos modernos... No inicio de produção do Monza, qual o freio dos seu concorrentes direto? O que usavam seus concorrentes?

Anos atrás, meu tio tinha um Santana 2002 e eu com meu Monza GLS 96, ao andar com carro dele tinha muita dificuldade por estranhar o freio, tamanha era a falta de eficiência... Estou falando de um carro antigo, que na época era semi novo. Ele andava no meu carro e ficava dando cabeçada ao pisar no freio. Por outro lado, o freio do Palio 2002 da filha dele, minha prima, era monstruoso... eu ou qualquer um dava cabeçada.

Cada caso é um caso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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