Página 20 de 33

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 00:23
por Rafaelo
pode ser que sim, pode ser que nao... como nao tenho informaçao visual e audivel do teu motor fica vago dizer oque pode ser. pode ser muita coisa ou um simples tucho intupido. eu fiz um video de como limpar tuchos te ajudaria bastante.

no meu caso acabou qualquer ruido pos limpeza de tuchos,carter,bomba,troca de oleo e filtro. isso que era um motor com 105k rodados e oleo 15w 40 ficou muito bom

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 08:05
por Leocastro
No meu Monza azul, o caixote, eu substitui o óleo 2w50 pelo 15w50 Shel helix H5 senão me engano, e resolveu os problemas!
Nesse meu atual, estou usando o óleo 5W30 mineral AC DELCO, e, como os tuchos são novos, não batem nadinha.

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 14:39
por WizardMaster
Rafaelo.
Certeza que é descalibração pq se eu ajustar pra aumentar o giro pra 800 pelo som percebe-se que o motor fica muito além de 800Rpm...digo pq quando mandei dar uma geral no carb. o rapaz tinha dxado em +/- 900Rpm e a lenta estava muito mais além do que marcava.

Felipe.
Obrigado rapaz, vou concordar com vc, contando com tudo o que eu mesmo corri atrás digo em informações aqui no fórum, peças e etc., realmente foi muito trabalhoso, mas por fim acabou bem e aprendi mais.
Vou fazer este teste no próprio conector da lampada, talvez o problema seja igual o teu.

Rafaelo/Felipe.
Rafaelo, sobre o tec tec, eu tinha perguntado pro mecanico e ele disse ser normal pelo motor estar frio mas nem dei bola, então depois da observação do Felipe vou passar a observar este tec tec com motor frio e quente e dar o parecer. Outra vantagem da injeção se eu ñ estiver equivocado é que ao ligar a chave e aguardar os tuchos são carregados "automaticamente" evitando este problema.

Lembrando e ressaltando que meus tuchos, comando, balancins e escoras são novos.
Sabendo disso Felipe creio encaixar aí o que o Rafaelo disse, pode ser que ñ resolva limpando os tuchos Visto que os meus são novos e como pode ver no video existe um tec tec, mas é como ja disse, vou passar a verificar isso com o motor quente/frio.
No meu caso este tec,tec ñ se escuta dentro do carro nem fora, apenas se chegar o ouvido perto do motor com capo aberto.Ja antes do trabalho feito no cabeçote a coisa era pior, teve um dia que quando liguei o carro depois de 3 dias parados este tec tec era alto (até assustei) e aumentava de acordo com a aceleração, desliguei e liguei o motor por duas veses e o barulho diminuiu.

Leo.
15W50 tá aí uma opção, se o barulho persistir vou fazer o teste com este óleo na próxima troca :smt023

Rafaelo, cade o vídeo que mencionou o qual disse explicar como limpar os tuchos, achei interessante.

Abraço meus caros.

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 14:40
por WizardMaster
Carlos.
Tirei algumas fotos, procurei pelo "conector" que vc disse estar a uns 30cm ao longo do chicote e só encontrei um que ao desconectar ñ afeta em nada. Liguei o farol com ele conectado/desconectado e continua o problema.
Imagem

Bem, segui o chicote desde o conector da lampada (lado direito motorista), o mesmo passa frente ao radiador e vai pro lado esquerdo passando por baixo daquela "caixa de ignição" e foi ali mais afrente que encontrei o conector de dois fios. Esta tudo muito confuso ali, tem muito fio :smt017

Ainda no farol direito encontrei os seguintes fios desconectados e não sei se tem algo a ver.
Imagem
Imagem
E tem tbm este que está próximo ao motor do limpador:
Imagem

Carlos no que puder ajuda agradeço.

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 15:03
por Leocastro

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 15:10
por Carlos A. Freire
Do siga o chicote que entra no farol, voltando uns 30cm tem o conector que é o que mencionei. Se o chicote estiver direto, o conector já foi removido.
Todo Monza até 1990 vem de fábrica com esse conector e tem alto índice de problemas com mal contato.
Imagine que vai remover o farol, com lâmpadas e conectores das lâmpadas. Ao remover o farol esse chicote de 30cm sai junto com ele desconectando do chicote que fica no motor. É um conector para cada farol.

Eu não tenho Monza até 90 para tirar fotos e enviar imagens para você ver. O Monza de 91 em diante não usa esse conector. Para 91 em diante o conetor fica no próprio farol e é do tipo que evita umidade, como os conectores da IE.

Abs,

Carlos Freire

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 09 Jul 2012, 18:00
por Rafaelo
esses tipo de conector que o Carlos se refere é o Sealer(selado). padrao hoje em dia em qualquer plug automotivo. nos GM foi apartir de 91

Wizard, no teu caso como é novo ainda nao carregou bem os tucho, bem provavel ja que é muito novo e nao deve ter assentado ainda. sobre a IE e os tucho nao tem referencia algum, oque acontece que hoje o motor sofreu melhorias especialmente o "motor de monza" acabando com os ruidos caracteristico.só tem um leve ruido de fundo tic tic tic do MPFI sequencial sao as valvulas injetoras trabalhando ordenadamente.

tutorial dos tuchos: viewtopic.php?f=14&t=18855

Re: Junta do cabeçote - Troca

Enviado: 10 Jul 2012, 00:53
por Felipe SLE
legal o tutorial, mas n sei se consigo fazer tal coisa.
Fiz um video, parece que perto do alternador o barulho aumenta, mas ele esta 100%, qd acelera o corpo do filtro de ar treme um pouco e faz barulho junto.
http://www.youtube.com/watch?v=0aKAmE7nWJI