Leandro, perfeito, exceto pelo TCC que eu ainda não fui buscar uma análise e solução. Mas isso eu só vou ver daqui há um bom tempo...Leocastro escreveu:Evandro, fiquei mais entusiasmado ainda para conhecer este Monza teu!
A propósito, como está o funcionamento do cambio automático?
Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Evandro Monza SR,
O TCC do meu monza passou um bom tempo sem acionar, achei que tinha alguma coisa errada com o sensor ou mesmo na caixa, sempre fui deixando pra ver depois. Um belo dia resolvi testar o sensor na bancada como o Leocastro ensina um dos vídeos dele, aí antes de retirar o sensor fui ver como ele estava montado para depois montar da mesma forma, foi nesse momento que descobri que o TCC não funcionava simplismente por que ele não estava ligado a nenhuma tomada de vácuo.
O comutador de vácuo do meu carro não tinha lugar pra ele, aí olhei no carburador e vi uma saída tampada com um parafuso ( gambitech de alguém ), retirei o parafuso e liguei a magueirinha do sensor nessa tomada de vácuo. Botei o carro pra andar e notei que o TCC simplesmente voltou a funcionar.
Depois disso tudo lembrei que o TCC pode ter sido desativado na última limpeza de carburador, o cara deve ter tirado o bura fora e depois que foi colocar nem se tocou que tinha que religar a mangueirinha de vácuo.
Antes a rotação do carro ficava em 3000 RPM a 80 km/h, agora fica em torno de 2700 RPM na mesma velocidade.
Abraço e fica com Deus.
O TCC do meu monza passou um bom tempo sem acionar, achei que tinha alguma coisa errada com o sensor ou mesmo na caixa, sempre fui deixando pra ver depois. Um belo dia resolvi testar o sensor na bancada como o Leocastro ensina um dos vídeos dele, aí antes de retirar o sensor fui ver como ele estava montado para depois montar da mesma forma, foi nesse momento que descobri que o TCC não funcionava simplismente por que ele não estava ligado a nenhuma tomada de vácuo.
O comutador de vácuo do meu carro não tinha lugar pra ele, aí olhei no carburador e vi uma saída tampada com um parafuso ( gambitech de alguém ), retirei o parafuso e liguei a magueirinha do sensor nessa tomada de vácuo. Botei o carro pra andar e notei que o TCC simplesmente voltou a funcionar.
Depois disso tudo lembrei que o TCC pode ter sido desativado na última limpeza de carburador, o cara deve ter tirado o bura fora e depois que foi colocar nem se tocou que tinha que religar a mangueirinha de vácuo.
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Caracoles... meu nível de conhecimento é -10 para fazer uma verificação assim... mas vou fuçarsle1989 escreveu:Evandro Monza SR,
O TCC do meu monza passou um bom tempo sem acionar, achei que tinha alguma coisa errada com o sensor ou mesmo na caixa, sempre fui deixando pra ver depois. Um belo dia resolvi testar o sensor na bancada como o Leocastro ensina um dos vídeos dele, aí antes de retirar o sensor fui ver como ele estava montado para depois montar da mesma forma, foi nesse momento que descobri que o TCC não funcionava simplismente por que ele não estava ligado a nenhuma tomada de vácuo.
O comutador de vácuo do meu carro não tinha lugar pra ele, aí olhei no carburador e vi uma saída tampada com um parafuso ( gambitech de alguém ), retirei o parafuso e liguei a magueirinha do sensor nessa tomada de vácuo. Botei o carro pra andar e notei que o TCC simplesmente voltou a funcionar.
Depois disso tudo lembrei que o TCC pode ter sido desativado na última limpeza de carburador, o cara deve ter tirado o bura fora e depois que foi colocar nem se tocou que tinha que religar a mangueirinha de vácuo.
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Chegando os ultimos presentinhos para o Monza.
Embora sejam os ultimos, não são os menos importantes. Uma preocupação importante que tenho é a adequada vedação da carroceria, para evitar infiltrações e a consequente ferrugem...
Os 2 últimos vedadores faltantes eram os das cxs de ar do porta malas... eu tampei os furos (20 mm de diametro) com tampões tradicionais. Mas há a recomendação de se usar drenos ali, o que é compreensível, ainda mais no hatch, com tampa gigante, janelas basculantes gigantes, etc, ou seja, uma região altamente sujeita a alagamentos...rsrs. Achei bem engenhoso os drenos.
Aqui os dois diferentes tipos de vedação (10 e 11)

No lugar do 11, eu usei esse tampão na caixa de ar do porta malas (10)

Mas recebi hj os drenos, que são bem diferentes e engenhosos. Na parte interna, há 3 canais para facilitação de drenagem completa (imagem da direita), e tem um sistema de abertura para a água sair e não entrar, como uma válvula (imagem da esquerda). Bem interessante.

Embora sejam os ultimos, não são os menos importantes. Uma preocupação importante que tenho é a adequada vedação da carroceria, para evitar infiltrações e a consequente ferrugem...
Os 2 últimos vedadores faltantes eram os das cxs de ar do porta malas... eu tampei os furos (20 mm de diametro) com tampões tradicionais. Mas há a recomendação de se usar drenos ali, o que é compreensível, ainda mais no hatch, com tampa gigante, janelas basculantes gigantes, etc, ou seja, uma região altamente sujeita a alagamentos...rsrs. Achei bem engenhoso os drenos.
Aqui os dois diferentes tipos de vedação (10 e 11)

No lugar do 11, eu usei esse tampão na caixa de ar do porta malas (10)

Mas recebi hj os drenos, que são bem diferentes e engenhosos. Na parte interna, há 3 canais para facilitação de drenagem completa (imagem da direita), e tem um sistema de abertura para a água sair e não entrar, como uma válvula (imagem da esquerda). Bem interessante.

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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Evandro, fiz a limpeza nas caixas de ar. Ao contrário do seu carro, estava lotado de terra, insetos, etc. Lavei tudo muito bem e a tinta já está descascando por conta dessa sujeira que devia passar muito tempo úmida. Nem sei o que vou fazer. Vou postar fotos lá no tópico depois.
Esses drenos são muito bacanas e importantes. Toda a água que as rodas jogam bate ali, a vedação tem que ser perfeita pra não entrar água à toa. Nem sei porque os Hatch tem esse dreno. Não há motivos para cair água ali. Veja, ele não tem aquelas saídas de ar que o Monza sedã tem nas Colunas C para poder fechar as portas com facilidade. Logo, não há água para cair ali nos Hatch. Tampar o furo talvez não seja o mais adequado, o problema é que esses drenos não fecham 100% e com a água batendo ali com força, acaba invadindo as caixas e ficando úmidas, que é o que menos queremos.
Esses drenos você comprou no ML? São pouca coisa diferente dos originais. Se eu não me engano o original é redondo na ponta do dreno.
Grande abraço, amigão. Parabéns pelo carro incrível que assim como o 88, quero conhecer de perto e se possível, trocar uma idéia dessa vez. hahaha
Esses drenos são muito bacanas e importantes. Toda a água que as rodas jogam bate ali, a vedação tem que ser perfeita pra não entrar água à toa. Nem sei porque os Hatch tem esse dreno. Não há motivos para cair água ali. Veja, ele não tem aquelas saídas de ar que o Monza sedã tem nas Colunas C para poder fechar as portas com facilidade. Logo, não há água para cair ali nos Hatch. Tampar o furo talvez não seja o mais adequado, o problema é que esses drenos não fecham 100% e com a água batendo ali com força, acaba invadindo as caixas e ficando úmidas, que é o que menos queremos.
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Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Grande Luiz...luiz sle escreveu:Evandro, fiz a limpeza nas caixas de ar. Ao contrário do seu carro, estava lotado de terra, insetos, etc. Lavei tudo muito bem e a tinta já está descascando por conta dessa sujeira que devia passar muito tempo úmida. Nem sei o que vou fazer. Vou postar fotos lá no tópico depois.
Esses drenos são muito bacanas e importantes. Toda a água que as rodas jogam bate ali, a vedação tem que ser perfeita pra não entrar água à toa. Nem sei porque os Hatch tem esse dreno. Não há motivos para cair água ali. Veja, ele não tem aquelas saídas de ar que o Monza sedã tem nas Colunas C para poder fechar as portas com facilidade. Logo, não há água para cair ali nos Hatch. Tampar o furo talvez não seja o mais adequado, o problema é que esses drenos não fecham 100% e com a água batendo ali com força, acaba invadindo as caixas e ficando úmidas, que é o que menos queremos.
Esses drenos você comprou no ML? São pouca coisa diferente dos originais. Se eu não me engano o original é redondo na ponta do dreno.
Grande abraço, amigão. Parabéns pelo carro incrível que assim como o 88, quero conhecer de perto e se possível, trocar uma idéia dessa vez. hahaha
Pois é, também esperava que fossem redondos. Mas está gravado na peça a inscrição GM e o código correspondente, então, são originais. Me lembro dessas peças redondas. Acho que no caso do hatch ele tem esses drenos mais pelo risco que pela certeza de se entrar água. No caso do sedan a entrada de ar é seguramente uma potencial fonte de dor de cabeça, sem dúvidas...
Valeu pelo elogio Luizão!!!! :smt023
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Assino o canal dele (LCD), ja assisti todos os videos, mas nao entendo porque ele nao responde as perguntas de ninguem no You Tube.