Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Se o problema dele queimar é porque é ele quem "faz força", o uso de um módulo de ignição externo qualquer já deve resolver.
Fazendo uma analogia, é como usar um amplificador no som original. Quem vai passar a "fazer força" para tocar os falantes vai ser o módulo externo.
Outro exemplo é que se instalar num carro com platinado nunca mais tem que fazer regulagem.
A corrente que vai passar por ele vai ser baixinha, somente um sinal de disparo para o módulo.
Fazendo uma analogia, é como usar um amplificador no som original. Quem vai passar a "fazer força" para tocar os falantes vai ser o módulo externo.
Outro exemplo é que se instalar num carro com platinado nunca mais tem que fazer regulagem.
A corrente que vai passar por ele vai ser baixinha, somente um sinal de disparo para o módulo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
o HEI ja é um modulo externo. ele tem dupla função500EF escreveu:Se o problema dele queimar é porque é ele quem "faz força", o uso de um módulo de ignição externo qualquer já deve resolver.
1° condicionador de sinal. captura sinal de rotaçao
*converte corrente AC pra DC
*converter DC para sinal digital pra ECU
2° modulo de ignição externo. chaveia bobina da ignição
*dispara centelha no tempo certo
*controle de carga da bobina
esse é a ideia, so usar a primeira função :smt023 deixar o chaveamento de ignição pra um circuito mais robusto que o HEI, como transistores IGBT, driver interno na ECU.... como é o caso que mostrei em video pra voces. são FETs feito pra isso, alias, o HEI nao tem IGBT pq isso é coisa moderna, posterior ao desenvolvimento do HEI, o HEI é o transistor tradicional de alta tensão sem muita proteção.500EF escreveu:A corrente que vai passar por ele vai ser baixinha, somente um sinal de disparo para o módulo.
.
se usar o HEI somente pra condicionamento de sinal da pra deixar ele encostado na pele que nao queima rsrsrsrs
so pra efeito ilustrativo, minha ECU tem dois circuito IGBT um pra cada bobina, uso 4ms de Dwell e a temperatura em cruzeiro de 3000 RPM por mais de 15min nessa condição não passa dos 70°, os IGBT que uso sao da Bosch e desligam automaticamente apos 130° a 150° pra nao queimarem. resumindo nao queimam apenas desarmam e ao esfriar volta a funcionar o motor. sao componente atual nas ECU desde 1990 esses driver internos de ignição. é so verem como diminui ate de tamanho, antes era uma caixa de sapato hoje é do tamanho de uma moeda de 1 centavo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Fariaswolf
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
gente, rapidinho, chegou o chip hoje, BBAB alcool Delco original lacrado no mancal, botei no carro e senti a diferença de imediato.
setei o potenciometro em torno de 1.75v, e na WB a marcha lenta ficou em 0.90.
beleza! o carro tá um canhão agora, aceita aceleração rápida, e o melhor, o CONSUMO, ficou fantastico!
o ponteiro do tanque nem se moveu, e rodei 30km agora, mas nao se moveu NADA, eu fiz a troca agora pouco (19:00) e de tarde havia rodado com o carro, e esgotou 5 litros de alcool em poucos km.
ta beirando a perfeição agora, vou tentar setar a lenta em 1.00 amanhã.
mas antes disso, preciso de um favor.
se alguem estiver com o carro desmontado, poderia me passar a medida das arruelas que vão nas buchas da barra de direção? não são as buchas, são as arruelas, aquelas mais grossas.
no meu carro, veio faltando uma arruela dessas, improvisei e usei uma de aço mole, e ela praticamente mastigou, fora isso, ovalou as buchas da barra, por isso o barulho na direção é alto.
alguem pode me ajudar com as medidas?
beleza! o carro tá um canhão agora, aceita aceleração rápida, e o melhor, o CONSUMO, ficou fantastico!
o ponteiro do tanque nem se moveu, e rodei 30km agora, mas nao se moveu NADA, eu fiz a troca agora pouco (19:00) e de tarde havia rodado com o carro, e esgotou 5 litros de alcool em poucos km.
ta beirando a perfeição agora, vou tentar setar a lenta em 1.00 amanhã.
mas antes disso, preciso de um favor.
se alguem estiver com o carro desmontado, poderia me passar a medida das arruelas que vão nas buchas da barra de direção? não são as buchas, são as arruelas, aquelas mais grossas.
no meu carro, veio faltando uma arruela dessas, improvisei e usei uma de aço mole, e ela praticamente mastigou, fora isso, ovalou as buchas da barra, por isso o barulho na direção é alto.
-
Fariaswolf
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Injeção: Carburador
nao pode pegar a medida tirando a outra :smt017no meu carro, veio faltando uma arruela dessas, improvisei e usei uma de aço mole, e ela praticamente mastigou, fora isso, ovalou as buchas da barra, por isso o barulho na direção é alto.
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
muito bom Guilherme, mais do que merecido essa pecinha que faltava. agora está como deve estar, programado pra motor alcool. e não adaptado pra alcool como estava antes, mexendo em pressao, usando imagem gasolina, etc, essas coisa não funcionam. agora está como de fabrica, tanto é que tu mesmo viu a rapida ja esta perfeita, nao vai mais ter problemas em carga, pode testar forte.Fariaswolf escreveu:gente, rapidinho, chegou o chip hoje, BBAB alcool Delco original lacrado no mancal, botei no carro e senti a diferença de imediato.
é oque venho a anos falando pra voces, que pra passar um motor gasolina pra alcool nao é apenas aumentar a vazao e taxa, tudo muda na ECU. agora agente viu na pratica. isso no caso dos malha aberta como o monza é mais evidente ainda por nao ter correçoes automaticas, ae sim que é bem diferente. o mapa da rapida é bem mais agressivo que no a gasolina, não sao apenas 35% a mais de vazao, o alcool funciona de forma diferente ao do gasolina, o mapa da partida tb muda, em fim, sobra quase nada igual.
a lenta ainda ta rica. tem que arrumar isso, arrumando essa parte vai estar 100%, ta usando injetor alcool correto?
tu vai ver quando pisar de verdade, o polimento dos dutos e a taxa vai fazer um belo conjunto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
,
Agora sim heim, Guilherme
Tbm to curioso pra saber o resultado " no asfalto " , acredito que vai ficar show .
A marcha lenta Rica do jeito que ta, na cidade, vai dar um consumo ruim . Esta marcha lenta vc ajusta, com paciencia.
Nao acho boa ideia testar o carro com pouco combustivel, nosso tanque chato e largo, tende a quando aceleramos forte, o combustivel ir pra traz atrapalhando a captaçao do combustivel, e mexendo na pressao da linha.
No meu nao da certo testar com pouco combustivel, quando piso chego a ouvir a bomba puxar " vento "
To loko pra ver o resultado
abraço
Agora sim heim, Guilherme
Tbm to curioso pra saber o resultado " no asfalto " , acredito que vai ficar show .
A marcha lenta Rica do jeito que ta, na cidade, vai dar um consumo ruim . Esta marcha lenta vc ajusta, com paciencia.
Nao acho boa ideia testar o carro com pouco combustivel, nosso tanque chato e largo, tende a quando aceleramos forte, o combustivel ir pra traz atrapalhando a captaçao do combustivel, e mexendo na pressao da linha.
No meu nao da certo testar com pouco combustivel, quando piso chego a ouvir a bomba puxar " vento "
To loko pra ver o resultado
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Tendo a opção de usar programação original do modelo à álcool, não tem que pensar duas vezes.
Se tivesse feito isso do início, já estaria curtindo o "upgrade" da taxa+álcool feliz da vida há muuuuuuito tempo... rsrsrs
Mas... Antes tarde do que nunca.
Fico feliz que tenha resolvido tudo na parte do motor. Agora é só ter os cuidados básicos de manutenção e terá carro para a vida inteira e mais 6 meses...
Se tivesse feito isso do início, já estaria curtindo o "upgrade" da taxa+álcool feliz da vida há muuuuuuito tempo... rsrsrs
Mas... Antes tarde do que nunca.
Fico feliz que tenha resolvido tudo na parte do motor. Agora é só ter os cuidados básicos de manutenção e terá carro para a vida inteira e mais 6 meses...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.