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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 15:02
por 500EF
Rafaelo escreveu:se tivesse na loja um carro GNV de fabrica tudo mundo comprava e abandonava a cana e a gaso devido o custo por km rodados.
Não vende...

A Fiat fez o siena tetrafuel, com 4 bicos e injeção sequencial para o GNV e nem assim emplacou.

O sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela Magneti Marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. Quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem. Naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o GNV. Mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.

O motor volta a utilizar o GNV sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.

Para que fosse possível equipar o Fiat Siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:

- O motor 1.4 Tetrafuel®, desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies, recebeu as seguintes novidades:
- Novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para GNV – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor
- Novo material e nova geometria das sedes das válvulas
- Novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular
- O chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de GNV. Cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;
- A suspensão traseira foi dotada de molas específicas. Na dianteira, as molas foram alteradas e adotou-se uma barra estabilizadora de maior diâmetro. Tudo isso visando manter a altura livre do solo do modelo (igual � do sedã na versão ELX 1.4 Flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o Fiat Siena;
- Foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 Flex;
- O Fiat Siena 1.4 Tetrafuel® ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de GNV, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e Trip Computer B.

Os quatro injetores específicos para GNV injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. A partida é sempre feita com combustível líqüido.

Porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com GNV. Essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas. Isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.

Da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de GNV seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar GNV a fim de evitar falhas no funcionamento devido � baixa pressão.

Com relação � segurança, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel® mantém a tradição Fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes. Por isso, o novo sistema Tetrafuel® embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo. Um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de GNV: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.

Além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. Se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de GNV.

O sistema também é dotado de dispositivo de alívio. Se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de GNV para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. Esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.

Vale lembrar que o sistema Tetrafuel® é instalado pela fábrica. Assim, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao Fiat Siena 1.4 Flex: um ano sem limite de quilometragem. E cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.

Outra novidade do novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel® é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.

O novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel® estará disponível em toda rede Fiat a partir do mês de julho no valor de R$ 41.900 para o consumidor comum e R$ 31.750 para taxistas (Referência mercado São Paulo).


Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/fiat ... e-fabrica/

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 15:39
por LeandroConstantino
O finado santana saiu tambem com GNV para taxistas.

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 16:48
por Rafaelo
nao vende pq nao funciona como deveria e ainda tem a ligaçao cultural de acharem que vai explodir como os adaptados. muito bunito na teoria e na pratica é zero, isso ta mais ligado pra taxista do quee carro de passeio. eu nao gosto de GNV e nunca teria um carro mesmo de fabrica com isso. e falando serio teria um medo de andar com isso mesmo sabendo que os risco sao baixos de problemas.

GNV com taxa de alcool ou gasolina nunca vai dar certo mesmo, como falei antes tecnicamente o GNV pra andar como os outros combustivel tem que estar taxado pra a taxa do GNV que esta bem longe de 12.5:1, nao adianta querer simular taxa adiantado a ignição que isso nao tem o mesmo efeito que compressao.

tecnicamente é impossivel atender 3 tipos de combustivel bem diferentes de forma completa sem falhar em nenhum deles. alguem nessa historia vai perder e geralmente cai pro combustivel que precisa mais razao de compressao que no caso é o GNV. pq nao tentam fabricar so com GNV com taxa de GNV pra ver senao vende, a maioria da pessoa hoje em dia nao quer saber se poluie ou nao, quer saber quanto vai gastar pra poder rodar tantos kilometros. volte meia o governo comete mudanças no preço do alcool pra voltar a chamar o povo da cana, e vice versa. devido o flex imperializar hoje

75cv no GNV tb quem vai querer isso e deve gastar mesma coisa por nao esta aproveitando a queima como se deve. so ficou interessante no alcool com a taxa correta pra ele 12.5:1 88cv mais o resto.
falta muito ainda pra ser considerado um carro popular com o mesmo apelo, so faltou o diesel nessa porcaria affff

dizem que vende bem, talvez vende pra taxista
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... o3S3KW0haQ

http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/10 ... u3224.jhtm

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 17:01
por sle1989
LeandroConstantino escreveu:O finado santana saiu tambem com GNV para taxistas.
O monza teve opção GNV também, era um KIT oferecido pela própria GM.

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... om83.shtml

Lá fora tem esse aqui:

http://automobiles.honda.com/civic-natural-gas/

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 18:03
por lucaspogg
e tem que nao sao todos os lugares do brasil que o GNV é de facil acesso... aqui no sul do brasil é raro ver um posto com GNV...

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 18:52
por 500EF
sle1989 escreveu:
LeandroConstantino escreveu:O finado santana saiu tambem com GNV para taxistas.
O monza teve opção GNV também, era um KIT oferecido pela própria GM.

http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... m83.shtml/
Isso eu não sabia... hehehe

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 19:00
por 500EF
Olha aí que beleza o trecho desta matéria que acabei de ler:

Fabricantes de carros fazem lobby para atrasar corte de emissões

Se o governo aceitar o lobby das montadoras instaladas no Brasil [representadas pela Anfavea], vai contribuir para atrasar o desenvolvimento tecnológico de carros mais eficientes no país, que consomem menos combustível e, por consequência, emitem menos CO2.

Na Europa e EUA, muitos motores estão passando por processo de downsizing, com redução de tamanho e peso, por meio da adoção de blocos e cabeçotes de alumínio, turbocompressores que garantem potência maior a propulsores pequenos e injeção direta de combustível, entre outras soluções.


Matéria completa:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/07 ... ssoes.jhtm

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Enviado: 25 Jul 2012, 20:58
por Rafaelo
brasil né isso aqui é uma enganaçao total cara, olha o caso do teu exemplo do GNV fail.usamos diesel tradicional ainda cade o biodiesel tecnologia tem. agora esse novo conceito é uma realidade la fora eu lembrei do caso do veloster ser turbo isso eu tinha lido ano passado antes de lançarem a previa do veloster mercado BR esse vai vim nesses moldes 1.6 turbo de alta eficiencia, na materia que eu tinha lido falaram que o turbo seria retirado pra entrar no país olhem a M que querem fazer. so falta venderem como opcional.

la fora o ABS/airbag nunca foi um opcional. quando o carro importado entra na selva brasileira, os micos leoes depenam ele todo e te oferecem como opcional. nos estados unidos a grande maioria dos pacotes de upgrades esta relacionado a som,motor,estetica,roda. la nao existe com AC ou sem AC, com DH ou sem, com ABS ou sem. com estepe? sem comentarios, é tudo uma questao culturam é bem simples ou oferecem oque o povo quer ou nao compram devido o boicote, simples. na europa tem uma politica muito parecida.

outra parte do texto

Contudo, o país já não consegue produzir todo o etanol que consome e seu preço relativo ao da gasolina só compensa em poucos Estados, o que faz aumentar a opção pelo combustível fóssil.

em outras palavras quer dizer que nao faz mais sentido carro flex no brasil se o alcool nao baixar. aqui RS o alcool ta quase 2,40. mais é aquilo que falamos aqui. tem que ter carro flex pra poder vender o alcool, produzir alcool pra ascender a lareira e o carvao nao vale apena é preciso mais que isso assim como a exportação tb é um contribuinte.