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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 09 Dez 2013, 19:13
por waldir
Coy,

segue algumas respostas:

LOCTITE 5699 GREY - SILICONE CINZA 70 GRAMAS - LOCTITE
Descrição:

SILICONE CINZA PARA VEDAÇÃO DE MOTOR GREY 5699 -70 GRAMAS

Silicone indicado para aplicações: Substituem as juntas convencionais por uma vedação total e recomendado para manutenção e reparos de veículos importados.

Detalhes:
Silicone cinza.
Curam na presença de umidade relativa das peças
Formam um sólido (polímetro), do tipo borracha, de características elásticas
Possui alta resistência à intempéries
Excelente resistência mecânica, tais como vibrações, impactos, tensões e choques Bisnaga de 70 gramas

Utilizei para 'juntar a torre no cabeçote
Junta tampa de válvulas (borracha ou cortiça?)
Peça Sabó com espaçadores se não tiver na tampa de válvulas. Cortiça se exagerar no aperto ela vaza.
Aditivo água (qual?)
Radiex, Paraflu, HiTech, Delco
Qualquer um desde que observe a instrução da embalagem e em último caso a instrução do manual 40% aditivo + 60% água
Alguém sabe algum tutorial de aperto do cabeçote?
Veja a matéria até o final: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=24634

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 09 Dez 2013, 19:28
por coy
Valeu mesmo grande Waldir.
Abraços

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 09 Dez 2013, 19:39
por waldir
Coy,

eu não retirei o sensor. A retífica dá um banho químico para limpar e não influi, não estraga.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 09 Dez 2013, 22:16
por Rafaelo
O "E" do cabeçote indica que é um cabeçote para motores com injeção eletrônica.

Dai tanto faz o tipo de alimentação: MPFI, SFI, EFI.

O meu N20XF é SFI (MPFI sequencial) e tem a letra "E" no cabeçote 2.0E

O de vocês EFI também tem, pq se trata do mesmo, por serem o "mesmo cabeçote"(formato e distanciamento dos dutos de admissão) é da classe "E", esse cabeçote "E" é diferente do carburado.

Família II Fase II e III pós >91 até 2013 injetados 8V vão achar o E la...

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Tem uma opção para poucos devido o custo (esse é usado nas montadoras da GM). É o Loctite "verde" não é silicone. É um adesivo especial. Quando selei o motor novo eu fui atrás do produto, achei, mas depois que vi o preço desisti. Custa 90,00 a bisnaguinha 30g, pelo preço e dificuldade nem preciso comentar a qualidade do mesmo.

Vai de junta 3M é bem acessível e barato. Tenha muito cuidado em aplicar o adesivo, se colocar demais ao apertar vai espalhar e tapar os furo de drenagem do óleo, ai da aquela ferrada por falta. Vou colocar uma imagem do meu motor quando fechei ele, pode-se se basear pela quantia que esta correta. No caso usei adesivo 3M para junta motor diesel.
Imagem
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Próxima dica é aplicação de graxa para rosca nos parafusos do cabeçote. Tenta achar graxa para rosca, dentro da engenharia mecânica a gente usa em parafusos especiais como o cabeçote (alto torque e temperatura), isso evita o engripamento da rosca ao remover e ao torquear.

Veja bem, não é graxa comum, muito menos óleo. Nem deve usar isso. já esse produto é destinado a rosca, a composição é alumínio, eu uso da Loctite, mas existe os genéricos por ai em pequenas porcões no mercado. Isso é bom ao desmontar o cabeçote, não da aquela segurada o que pode quebrar o parafuso, ou a rosca nesse momento, já que o torque sobe muito mais que o próprio aperto. Quem já desmontou cabeçote já deve ter sentido uma gemida do parafuso, isso se deve pela alta fricção que o mesmo se encontra. A "graxa" evita isso (já comprovei no antigo 1.6). Quem tiver dúvidas, baixe o datasheet do Loctite 767. É muito bom para rosca interna de alumínio também.
Imagem

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 09 Dez 2013, 22:53
por eduardo_saura
Rafaelo, e a graxa a base de cobre?

Eu tenha essa, que é para usar nos freios, pode usar nesses parafusos do cabeçote também?
http://shop.advanceautoparts.com/webapp ... 4|L2*15038

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 10 Dez 2013, 00:19
por Rafaelo
eduardo_saura escreveu:Rafaelo, e a graxa a base de cobre?

Eu tenha essa, que é para usar nos freios, pode usar nesses parafusos do cabeçote também?
http://shop.advanceautoparts.com/webapp ... 4|L2*15038
Pode sim ser usado, tanto o cobre como o alumínio são metais macios, o que compõem as graxa de rosca pode ser usado a base alumínio ou a base cobre. No caso que ilustrei é a base de alumínio, acho quem nem precisava falar pq está na cara.

Sim, tem aplicação para guia das pinça, se usa nos freios, já que a mesma não derrete e não tem gotejamento. Observa no potinho da foto que mostrei 870°C produto de alta tecnologia. Já é antiga, mas não muito difundida no ramo automotivo de reparação.

O pessoal que usa óleo ou graxa comum comete um erro muito terrível, já que esses componente "derretem"(gotejam) a meros 150°C, ou seja, não é aplicável a pinça alguma de freio pq atinge muito mais que >100°

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 10 Dez 2013, 01:10
por WALDSR
Uso a Loctite C5-A (p/ até 980°C) na cor cobre, mas tb já usei a Molikote P-37 (p/ até 1400°C) de cor cinza escuro.
Para porcas/parafusos do coletor de escape, sonda lambda, velas (quem já trocou num V6, sabe...), e até no pino da dobradiça das portas qdo os troquei.

Qto ao aditivo para radiador, recomendo o Paraflu, Petronas (ex Paraflu Tutela, item original FIAT), tem o concentrado (para adicionar água) e o pronto (para uso direto).

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 10 Dez 2013, 09:00
por coy
o "E" do cabeçote indica que é um cabeçote para motores com injeção eletrônica.
Puts, estava na cara e eu fiquei em dúvida ainda.
No carburado tem um "M" em cima do 1.8, o "M" é de mecânico.
Rafaelo Valeu pelas dicas, mais tarde teremos novidades, pena não ser ainda o motor montado, mas quero fazer bem feito, por isto a demora.

WALDSR, valeu pela dica.