Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por vrsilva »

Estou bastante empolgado com isso...
Gostaria que meu cabeçote não precisasse de serviço, e desse pra rodar com o carro do jeito que está, se conseguir isso, irei atrás de um roletado... Sem carro é duro correr atrás dessas coisas...

Rafaelo, por isso que hoje as caixas de direção já não são mais assistidas por meio de bomba hidráulica e sim por meio de bomba elétrica, acho que a eficiência da bomba elétrica é maior que na hidráulica, pois a hidráulica precisa do motor pra manter a pressão, e essa pressão faz força contra o motor, já a elétrica apenas precisa de carga maior do alternador, e acho que a carga maior no alternador não pesa tanto no motor quanto a bomba hidráulica...
Fora que o sistema elétrico, permite que, quando estamos em velocidades altas, o regime de pressão da bomba elétrica seja reduzida de maneira que necessite MENOS carga do alternador, gerando mais economia, e pesando MENOS AINDA o motor...

O sistema de direção assistida por bomba elétrica é MUITO melhor...
No honda fit do meu pai, ela só funciona de maneira macia abaixo de 10km/h acima disso, ela fica firme, igual uma direção mecânica sem assistência. Porque se formos pensar bem, com o carro em movimento não sentimos falta de direção assistida, já com o carro parado ou em baixas velocidades como 15km/h, a direção assistida faz falta...
Então porque ter um sistema ativo 100% do tempo se você só precisará dele por uns 15% do tempo, no sistema elétrico é assim, só funciona quando realmente é necessário, e isso gera muita economia, menos poluição, menos ruído, motor gira mais redondo e mais leve...
Não é atoa que meu pai chega a fazer mais de 600 quilômetros com 1 tanque de autonomia no Fit dele...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida, a bomba DH eletronica ela consegue fazer economia no combustivel pq ela deixa de operar(consumir energia do motor) progressivamente. diferente da DH que sempre ta pressurizando e criando carga no motor nao importando o esforço pedido na direção. a assistida eletronica desliga a DH completamente por nao ser mais nescessario em um determinada velocidade. e isso gera economia e emite menos poluentes.

a DH mecanica prejudica partida de um motor ja que esta acoplada fulltime no motor. a DH eletronica so liga depois que o motor estabilizou +-8 seg. o mesmo acontece com AC nos carros modernos(I30) o botao do AC pode estar acionado, se der partida o AC nao liga de imediato, demora uns segundos pra ligar o AC... so depois que o motor estabilizou a lenta geralmente na casa <8 seg. pra quem nao percebe essas coisa é tudo em funçao da economia de combustivel e poluiçao :smt023 poderia dar mais exemplos de Efiencias seja ela volumetrica, seja ela termica, seja ela mecanica. ae entramos na eng de motores.

pessoal, a mentalidade dos Eng mecanicos e eletricos de hoje nao é mais como no passado. isso se chama evoluçao. oleos mais finos produzem menos atritos. cabeçotes roletados geram menos atrito. funções "inteligentes" geram menos disperdicio energetico. vide o exemplo que demos acima. teriam outros pra dar.

sem duvida, nao é atoa que os motores oque inclui o meu geram so 0.2% de poluentes. da pra fazer gerar so 0.1% com uma Wideband e catalizadores. esse meu motor tem uma lenta de mizeros 800 rpm. tambem em funçao de poluentes e consumo pra que ter uma lenta de 950 rpm? 800 rpm pq é mpfi sequencial,roletado senao nao daria pra manter estavel a lenta. eu sei que tem o lado tecnologico limitador. mais é so pra verem que tudo é pensado hoje em dia evitando disperdicios.

nao é o caso de mostrar um mapa de ignição de motores injetados, mais como o proprio nome diz MAPA. ele é mapeado nao é linear como um distribuidor. ele tem areas pre-determinadas, como a area de cruzeiro(estrada) onde o avanço de ignição é muito alto. pq? pq com isso queima mais a mistura e polui menos,gera menos carbonização, só por isso. e o motor nao aquece pq é viagem de cruzeiro... esse é antigo eu sei mais é so pra ilustrar as Eficiencias ao longo dos anos.

o caso do seu pai e como o meu. meu velho viajou no i30 +- 350km e gastou pouquissimo nesse percuso estao bastante eficientes os carro de hoje, porem da pra melhorar
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

Acho que um dos carros mais eficientes em questão de consumo e potência é o Audi A1, parece que ele realmente faz milagres com o 1.4... Carrinho interessante, já vi vários aqui na cidade...
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Silva, caso instale o roletado, veja lá no meu tópico, fiz um infografico para realizar o furo.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva

Acabei de ver... legal... vou ver se consigo mostrar pro meu mecânico...
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Silva, novidades ai com o Monzão?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva

Por enquanto só no suspense, estou ancioso, queria ficar o dia todo lá no mecânico observando... kkkk!!! Observando o caramba, iria estar com a mão na massa junto com ele... Certeza..
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Pensamento positivo por vc! O Mecânico já começou a olhar o carro ?

O Bartok vai ganhar um cabeçote 0Km! Só de não ficar aquela gambiarra na vela do 3º cilindro fico animado, embora vc vai entupir com um bom $$$$$... Faz parte...

Abraço estamos na expectativa!
vrsilva escreveu:Por enquanto só no suspense, estou ancioso, queria ficar o dia todo lá no mecânico observando... kkkk!!! Observando o caramba, iria estar com a mão na massa junto com ele... Certeza..
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder