Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

Dimitri eu misturei ambas as deformaçoes na explicação. se observar vai ver que falei das duas ao mesmo tempo.

deformaçao temporaria(elastica)
so lembrando que uns esticam mais que outros. 4.5 estica feito um chicle(parafuso super mole) ate o 12.9(aço temperado) praticamente nao deforma no aperto...

deformaçao permaente(plastica)
tem outra, ele vai sofrer estiramento enquanto estiver apertado, depois ele molda com o tempo um novo comprimento natural

na plastica(permanente) o parafuso sobre um pequeno aumento no comprimento depois de ter sido tensionado e aflouxado fica mais comprido. ainda mais se ele sofrer ação calorifica do motor por exemplo, porem isso é pouquissimo o aumento e geralmente acaba aflouxando um pouco a tensao, mais nao tem como isso ser um problema. se agente imaginar oque existe de motores fechado com parafuso usado nao ta escrito... ja vi cisalhar por travar, o cara nao ve que ficou facil de mais ao afrouxar quando ve fico so o toquinho rsrsrs. por isso que se deve aflouxar aos poucos, criar carga progressivamente e nao mete o braço de uma vez... e preferencia usar calor. e pra evitar isso graxa de rosca.

mais como te falei antes, todo parafuso sobre estiramento seja ele momentanio ou permanente. mais pra ser permanente é oque falei antes na hora que o cara vai aflouxar e ele nao sede... o corpo fica preso(tensao superficial) e a cabeça gira em "falso" dae sofre uma plastificaçao e se passar disso plimmm(cisalha). tem um grafico que mostrando isso.

o topo da curva é onde a força é maior, depois a força cai ate cisalhar. por isso que é importante o uso de graxa na rosca evita isso.
Imagem

dimitrigsi escreveu:Outra coisa: eu não sei dizer de quanto é a deformação, mas (de acordo com um manual da RAVEN) ela pode chegar a 5 mm. Por isso que eu disse para conferir o quanto é no caso desses parafusos.
5mm? 5mm é muita coisa, qual deformaçao, sabe? permanente ou temporaria? porem nao acredito deformar tanto assim. 5mm é muita coisa, lembrando que o torque do parafuso é proporcional a medida dele, entao por torque nao vale aplicação. esse torque angular 25nm + 200° passa longe da faixa plastica perigosa dessa medida de parafuso. ninguem projeta uma peça pra operar no limite. isso é basico. lembro que li em um manual que pode-se reaproveitar os parafusos, e nao existe uma obrigação na troca.

acho mais importante o operador ficar atento ao torque aplicado do que usar um parafuso usado em bom estado que saiu sem stress.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dimitrigsi
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por dimitrigsi »

Rafaelo escreveu:Dimitri eu misturei ambas as deformaçoes na explicação. se observar vai ver que falei das duas ao mesmo tempo.

deformaçao temporaria(elastica)
so lembrando que uns esticam mais que outros. 4.5 estica feito um chicle(parafuso super mole) ate o 12.9(aço temperado) praticamente nao deforma no aperto...

deformaçao permaente(plastica)
tem outra, ele vai sofrer estiramento enquanto estiver apertado, depois ele molda com o tempo um novo comprimento natural

na plastica(permanente) o parafuso sobre um pequeno aumento no comprimento depois de ter sido tensionado e aflouxado fica mais comprido. ainda mais se ele sofrer ação calorifica do motor por exemplo, porem isso é pouquissimo o aumento e geralmente acaba aflouxando um pouco a tensao, mais nao tem como isso ser um problema. se agente imaginar oque existe de motores fechado com parafuso usado nao ta escrito... ja vi cisalhar por travar, o cara nao ve que ficou facil de mais ao afrouxar quando ve fico so o toquinho rsrsrs. por isso que se deve aflouxar aos poucos, criar carga progressivamente e nao mete o braço de uma vez... e preferencia usar calor. e pra evitar isso graxa de rosca.

mais como te falei antes, todo parafuso sobre estiramento seja ele momentanio ou permanente. mais pra ser permanente é oque falei antes na hora que o cara vai aflouxar e ele nao sede... o corpo fica preso(tensao superficial) e a cabeça gira em "falso" dae sofre uma plastificaçao e se passar disso plimmm(cisalha). tem um grafico que mostrando isso.

o topo da curva é onde a força é maior, depois a força cai ate cisalhar. por isso que é importante o uso de graxa na rosca evita isso.
Imagem

dimitrigsi escreveu:Outra coisa: eu não sei dizer de quanto é a deformação, mas (de acordo com um manual da RAVEN) ela pode chegar a 5 mm. Por isso que eu disse para conferir o quanto é no caso desses parafusos.
5mm? 5mm é muita coisa, qual deformaçao, sabe? permanente ou temporaria? porem nao acredito deformar tanto assim. 5mm é muita coisa, lembrando que o torque do parafuso é proporcional a medida dele, entao por torque nao vale aplicação. esse torque angular 25nm + 200° passa longe da faixa plastica perigosa dessa medida de parafuso. ninguem projeta uma peça pra operar no limite. isso é basico. lembro que li em um manual que pode-se reaproveitar os parafusos, e nao existe uma obrigação na troca.

acho mais importante o operador ficar atento ao torque aplicado do que usar um parafuso usado em bom estado que saiu sem stress.
O que pega é justamente ter misturado os dois conceitos, e é isso que faz toda a diferença: parafusos que sofrem deformação elástica (sem aperto angular) podem sim ser reutilizados. O problema são os que sofrem deformação plástica, que não devem ser reutilizados.

Quanto a deformação de 5 mm, é um valor máximo genérico.
Rafaelo
MODERADOR

dimitrigsi escreveu:O que pega é justamente ter misturado os dois conceitos, e é isso que faz toda a diferença: parafusos que sofrem deformação elástica (sem aperto angular) podem sim ser reutilizados.
Dimitri pensa comigo, eu sei a diferença clara de ambos, e tb sei que um aperto de angulo nao cria plasticidade, tudo depende do angulo o problema é se passar da zona plastica ae sim acontece isso que tu falou,mais é dificil acreditar que o grau de torque pedido faça isso a ponto de ter que trocar de parafuso, nao se pode usar o aperto angular como desculpa. agora todos que sofrerem aperto angular é parafuso descartavel? o aperto angular nao quer dizer que vai ocorrer deformaçao plastica isso nao existe, alias ate existe em uma aplicaçao incorreta. muito menos um parafuso de cabeçote trabalhar no limite de escoamento dae é mais pra cabeça do parafuso.
dimitrigsi escreveu:O problema são os que sofrem deformação plástica, que não devem ser reutilizados.
sem duvida,nisso eu concordo contigo, se ele sofreu deformaçao plastica é lixo é como falei acima no exemplo da montadora, se alguém recomenda a troca por novos(nao vi recomendarem muito menos obrigarem no manual tecnico do motor familia 2 se alguem viu me mostre favor) é pensando que o operador pode ratiar na hora de apertar e afrouxar passando do torque do parafuso. seria uma medida preventiva(assim com o Eduardo fez nao precisou mais trocou) e nao uma obrigaçao. agora se ele a pessoa colocou no torque certo, e tirou de maneira correta(progressivo)na chave sem da trancos, mesmo ele sendo aperto angular pode-se reaproveitar sem problemas, eu ja usei 3X o mesmo parafuso sem problemas, milhares de pessoas fazem o mesmo, nosso gol 170k fizemos o mesmo esta ate hj tudo bem aos 220k. conheço outros amigos que o fizeram.

Eu nao consigo compreender que o engenheiro projetista deixaria isso acontecer, um torque que faça deformaçao plastica do metal, ate pq na hora de tirar cisalharia, ja estaria fragil ja que entrou na zona plastica rsrsrsr. tu viu no grafico oque vem depois da deformaçao plastica? nao faz sentido algum isso dimitri. se fizesse sentido estaria claramente explicito no manual de serviço: TROQUEM TODOS OS PARAFUSOS DO CABEÇOTE POR NOVOS. nao achei em nenhum motor familia 2 nem dos monzas Fa1 e Fa2, nem vectra, nem omega.

poucos sabem, o torque angular é a mesma coisa que o torque tradicional por grandeza torque Nm,ft-lb,kgf,etc, torque é torque. a unica diferença que por angulo nao existem variaçao de tensao superficial. é sempre exato por grau. a tensao superficial pode ser uma engripada no momento do torque, mentindo pra mais :smt023

o aperto angular nao quer dizer que vai ocorrer deformaçao plastica, ate pq isso pode ser(plastificaçao do metal) feito em torque sem a utilizaçao de angulo. ae seria o cumulo da burrice pedirem 25nm + 200° e se já a 230° cisalha... quem projeta algo pra de errado bom sujeito nao é ou ele é outra coisa. o que faz causar esse fenomeno de deforçao é quando se passa do torque maximo do projeto do parafuso que sao N variaveis... como expliquei cima. acontece nao é so no perto, é na hora de aflouxar que pode travar e criar uma enorme tensao passando da area plastica ate romper..., isso pode acontecer na execução(trabalho) tb... como por exemplo uma bomba pulsadora e um "parafuso muito apertado"

dimitrigsi escreveu:Quanto a deformação de 5 mm, é um valor máximo genérico.
sendo generico nao serve pra nada a comparaçao. e mesmo assim nem sabemos que deformaçao é essa. raven é um fabricante de ferramenta, nao de parafusos. e mesmo que fosse teria que ter a indicaçao desse valor pra qual tipo de parafuso foi... generico ou seja generalizam, precisão que é bom nao tem. ae fica difícil tirar uma base de comparaçao.

pessoal, nao me entendam mal, nao to aqui pra convencer ninguém. cada um que tire suas conclusões, porem como sou da area de eng mecanica industrial, convívio com isso a anos nada mais justo de passar esse lado.
dimitrigsi
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por dimitrigsi »

É complicado ficar falando acho isso, acho aquilo.

O fato é que os fabricantes de parafusos são bem claros com relação a essa recomendação. É só pesquisar, que tem muita informação sobre isso.

E o aperto angular não é igual torque. É ele que torna possível o exato controle do alongamento do parafuso.
Rafaelo
MODERADOR

ok deixamos assim. nao vamos mais "poluir" o topico, senao vamos ficar aqui toda hora rebatendo.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Só para dar um retorno, já está quase tudo no lugar.

Faltou um soquete torx fêmea para tirar o suporte da bobina do cabeçote antigo para passar para o novo. Até tentei tirar com uma estriada, mas está muito apertado e fiquei com medo de estragar o parafuso e ficar mais complicado de resolver.

E como já estava cansado e não ia ter como ligar mesmo, também não coloquei ainda a correia de acessórios (poly-v) no lugar. Mas acho que isso não vai ser difícil. As polias já estão lá, assim como todo o resto. Inclusive os conectores elétricos de bicos, sensores, etc.

Se somar, acho que entre sábado e domingo devo ter ficado na garagem umas 10 horas (um mecânico, com experiência e todas as ferramentas necessárias, com certeza faria na metade). Mas como sou marinheiro de primeira viagem...

Não vou negar que chega a bater um princípio de pânico quando você olha para o chão e vê aquela montanha de peças espalhadas. Passa pela sua cabeça que nunca vai conseguir voltar com tudo para o lugar. Mas eu acho que consegui, porque pelo menos não sobrou nenhuma peça lá no chão...

Mas ainda não posso cantar vitória. Ainda falta o básico, que é funcionar, para ter valido a pena, né? hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

ae 500ef ontem tava no engarrafamento aki kk,ae olhei pro lado tinha uma retifica com um funcionario na porta perguntei quanto custa pra eles rebaixarem o cabecote do monza ele falo 70$ agora que ja sei o custo do serviço e do mecanico tenho que comprar outras peças devido ao cabecote rebaixado ou so mecanico + dinheiro da retifica?.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Vai precisar pelo menos das juntas superiores (coletores de admissão e descarga, cabeçote, "biscoito" da primeira junção do coletor com a descida da descarga).

Agora, o restante vai aparecendo de acordo com a avaliação na hora de desmontar. Por exemplo, se já estiver perto da km de troca da correia dentada, esticador, se o cabeçote vai precisar de uma revisão, etc.

É bom e$tar preparado para o$ imprevi$to$... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder