Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Tratamento Térmico

Tratar termicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo em temperatura por um tempo suficiente para que ocorram as transformações e resfriá-lo em um meio adequado de modo a adquirir as propriedades desejadas.

Os tratamentos térmicos são divididos em duas classificações:

Tratamentos térmicos calóricos - São os tratamentos térmicos baseados em processos que envolvam o aquecimento de peças somente com calor, sem adição de elementos químicos na superfície do aço.
Tratamentos termoquímicos- São os tratamentos térmicos baseados em processos que, além de evolver calor, existe a adição de elementos químicos na superfície do aço
Têmpera

Tratamento térmico que tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza. Durante o resfriamento, a queda de temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões residuais internas, necessitando a realização do processo revenimento após está operação.

Têmpera por chama
Aquecimento provém de chama direcionada à peça, através de maçarico ou outro instrumento, podendo assim ser parcialmente temperada.

Têmpera por indução
O aquecimento é obtido por indução elétrica, seguida de um resfriamento brusco, normalmente em água.
Têmpera superficial
Aquecimento somente da superfície através de indução ou chama até a austenitização, seguida de um resfriamento rápido.
Têmpera total
Aquecimento total da peça até temperatura de austenitização seguida de resfriamento, em meio pré-determinado.
fonte:http://www.tecnofixparafusos.com.br/v2/ ... ermico.php
nao conheço muito deste assunto,mas o aço tem uma porçentagem de carbono.quando a gente vai comprar uma barra de ferro,a gente pede ela de acordo com a utilidade,1020,1045,1050 e por ai vai.
nao sei se notou,mas aquelas barras de ferro de construçao,sao mais duras que as outras barras comuns.para serrar sao umas canseiras.elas sao 1050.
quanto mais carbono,mais duro.e com a tempera eles conseguem endureçer eles mais ainda e surge estes que te falei,8.8,10.9 e por ai vai.
pede de escapamentos e verifica se o vendedor possui catalogos para provar que o material que esta te vendendo seja compativel com o serviço.
acho que a dureza dele e 8.8.estas peças sao difiçeis de espanar.e mais façil quebrar elas que espanar.
geralmente estes prisioneiros e as porcas e arruelas sao da cor escura.
8.8 quer dizer a temperatura que ele aguenta, seria isso?
grau de dureza,quanto maior o numero,mais ele aguenta a chave.
em casas de parafusos eles costumam ter.mas se chegar sem saber nada e eles nao tiverem,te vendem o que tem.
ja viu aquelas abraçadeiras que eles colocam no escapamento(que esquenta bem menos que este lugar ai).toda vez que vao tirar eles ou cortam elas ou ficam ralando para tirar.
e se tirar nao aproveitam porque a rosca estraga.material feito para se usar uma vez e pronto.
Cara o parafuso dele tem uma arruela quadrada seria esta a que tenho que levar la?
esta ate eu quero saber :mrgreen:
mas te adianto que nao se acha arruela quadrada para comprar nao.
posta foto do outro lado desta junta para tirar uma duvida aqui.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

WizardMaster escreveu:então quer dizer que estes numeros como exemplo os do carter 8.8 quer dizer a temperatura que ele aguenta, seria isso? :lol: quanto maior a numeração maior a resistencia?
Não quero cortar nada lá futuramente :smt011
nao é so isso, o torque e outros fatores como vibração tb influenciam na escolha da dureza. o numero a direita é uma coisa e o a esqueda outra. mas a carateristica de dureza é dada pela conjunto. 8.8 é intermediario nao tao duro e nao tao mole. abaixo de 8.8 é tudo mole(3.6, 4.6, 4.8, 5.6, 5.8, 6.8,) o 3.6 da pra torçe feito ciclete :D. material automotivo sao (8.8, 9.8, 10.9, 12.9) 12.9 é de altocarbono muito duro e que se trica facil.

vo da um exemplo tecnico: se usa-se um parafuso de 12.9 de alta dureza no cabeçote ele ia se "autosicilhar" devido a alta vibração produzida,alem do torque ser alto. por isso se usa o 8.8 que é intermediario, ele tem que ter elastificação senao quebra. cada medida é pra um tipo de aplicação.

isso que o jesuino disse das arruelas esta corretissimo, arruela de ferro abaixo 6.8 pode cola e nao da o assentamento adequado. o ideal é usar a mesma do parafuso no caso arruelas 8.8 vai denovo na loja de parafusos que devem ter, ja que é uma medida facil de acha. arruela quadrada nunca vi tb hehehe.

Daniel tem uma tecnica pra por com o tubo no lugar que é de entrar na diagonal e inclinado e ir diblando ele, tem que ter pratica e principalmente a area limpa em volta, ja fiz no monza e da certo, so da um pouco mais de trabalho.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Rafaelo,

Ok! :smt023 Só fiquei pensando se o suporte central do pescador não atrapalharia também!
No caso do WizardMaster não tem, driblando o pescador já daria!

Um abraço.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por WizardMaster »

Desse jeito vou acabar dando uma aula pro vendedor viu, caramba quanta info. isso é bom!
Amanha vo la na casa do parafuso denovo e dar um banho no felizardo que me atender :mrgreen:
Jesuino meu caro segue as fotos que pediu.
E tbm da tal arruela quadrada kkkk isso é uma porca!
Bem ela estava la fixando o escape.
E tbm um dos dois parafusos que creio eu estavam nesta porca, sei la ja misturei tudo aqui depois que o cachorro derrubou minhas latinhas de parafusos no chão :evil:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ñ ficou tão claro pra mim creio que é o sono mas pela experiencia e sabedoria de vcs afinal qual seria os quatro parafusos e suas respectivas porcas ideais para a fixação do escape?

Obrigado, Jesuino e Rafaelo pelas aulas!
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

amanha cedo se ninguem responder eu vou olhar no meu carro e postar para voçe.mas eu jurava que usava um prisioneiro ali,e nao parafuso.
se for parafuso eu estou ficando velho. :smt005
boa noite amigo :smt023
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por WizardMaster »

Pois é Jesuino posta mesmo, vc ou esta ficando velho ou são os mexanicos aqui em Anápolis que ja sumiram com mais um item do meu carro e substituiu por outro.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Que eu me lembre são 4 parafusos mesmo! Só que no meu acho que as porcas são sextavadas!
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por monzausado »

no meu é sistema de prisioneiro,
se usar o parafuso com rosca de "passo longo" (menas roca por polegada) lembre de usar cola quimica, o escapamento é um local que vibra havendo a possibilidade de soltar...

se usar parafuso escolha de um lado colocar arruela de pressão e do outro arruela lisa
Responder