Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
RicardoDS
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por RicardoDS »

Kiko, obrigado pela aula :smt023
São informações preciosas.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
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kikocorreia
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por kikocorreia »

Só uma curiosidade e achado, mas não sei se vale a pena... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

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Mais uma para o Evandro.

Evandro, um cuidado nos Monzas Venezuelanos, é que os alternadores AC DELCO, fabricados na Venezuela são problemáticos. Então, fica a dica. Se o seu não foi trocado por um Bosch, fique atento, pois o sistema do Alternador com o tipo de Estator que se encontram nesses alternadores não são confiáveis e dão muita sobrecarga, então, já lhe dou a dica, se sentir necessidade, procure um Alternador da Bosch que encaixe, além de melhor qualidade, mais fáceis de se encontrar peças. Estou com o meu na oficina, e estou trocando, pois cansei de ficar na mão por causa disso... ;) FICADICA
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Dino escreveu:Evandro, semana passada tinha ido no ferro velho buscar os botões do vidro elétrico do meu carro e vi um monza duas portas SL/E sendo desmontado, quando retornar a brasília volto nele pra ver se tem os spoilers e a grade, tendo em vista que estou em belém pelo falecimento do meu avô ontem. Outra coisa, se conseguir tirar essa pelica da lateral sem rasgá-la dá para recuperar colando-a novamente, igual gente que trabalha com revestimento de caixa de som, painéis e etc... fazem, inclusive nas curvas com é o seu caso sem necessidade de costura. Abraço
Dino, meus sentimentos pelo seu avô.

Se vc for lá para esse desmanche, se vc puder ver a grade e o friso da porta esquerda, será show. Os spoilers eu comprei e chegaram essa semana. Aliás, já estou com "sobra" de spoiler aqui em casa (já estou vendendo na seção Vende).

Esse lance do pessoal que trabalha com revestimento de caixa de som também é uma dica fantástica. Sábado que vem vou pesquisar isso, para ver o que os caras podem fazer. Realmente não tinha pensado nisso!!!! Os caras realmente fazem cada coisa, e essa peça é relativamente fácil para fazer, se o cara realmente quiser fazer.

Abs
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

kikocorreia escreveu:Só uma curiosidade e achado, mas não sei se vale a pena... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
Grande Kiko.

Eu acabei comprando o Torino PLL, que saiu em 89 (não no Monza, aliás, nem sei se ele saiu em algum carro de fábrica). Só comprei pq o ano do rádio casou com o do carro. No outro S/R que restaurei, eu coloquei um Torino desse, mas Bosch, não o AD Delco. A diferença entre eles é que o Delco não tem o relógio, já que o Monza já vinha com o relógio. Mas se eu tivesse achado esse aí na época do outro Monza, compraria esse sem sombra de dúvida!!!!!
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

kikocorreia escreveu:Mais uma para o Evandro.

Evandro, um cuidado nos Monzas Venezuelanos, é que os alternadores AC DELCO, fabricados na Venezuela são problemáticos. Então, fica a dica. Se o seu não foi trocado por um Bosch, fique atento, pois o sistema do Alternador com o tipo de Estator que se encontram nesses alternadores não são confiáveis e dão muita sobrecarga, então, já lhe dou a dica, se sentir necessidade, procure um Alternador da Bosch que encaixe, além de melhor qualidade, mais fáceis de se encontrar peças. Estou com o meu na oficina, e estou trocando, pois cansei de ficar na mão por causa disso... ;) FICADICA
Putz!!!! Amanhã mesmo eu vou olhar. Tenho certeza que é o Delco. Eu acho que ele não está carregando como deveria, embora eu ainda não tenha tido nenhum problema. Se for o Delco, vou buscar um Bosch no desmanche no próximo sábado mesmo.

Dica 10 !!!!!!
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

kikocorreia escreveu:
Leocastro escreveu:Nada!
Bem, tempos atras vi ele a venda no Mercado Livre. É o mesmo, certo?
Sim, é o mesmo. Vamos ver...
Se for mesmo embora daqui... Não tenho como manter o carro fechado e parado... Judiaria com o carro. ;)
Kiko, eu vi seu carro...

Só não sabia que era o seu...kkk... ele está numa das reportagens que eu postei o link aqui.

Vc é um dos Extreme Monzeiros hein? Transformou, com muito bom gosto, um Venezuela num Ascona. Fantástico!!!!!!!
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

kikocorreia escreveu:Só uma correção.

Seu Monza foi fabricado na Venezuela.

No início de 1989 com o lançamento do VECTRA A na Venezuela, e com a mudança de legislação, onde para melhorias de emissão era introduzido injeção eletrônica de combustível em toda linha, a GM se viu numa situação delicada diante do mercado que pegou um lote de 226 veículos, entre eles Monza SL, Monza Classic SE e Monza S/R, todos na configuração 2.0, Gasolina, Rádio Toca-Fitas Clarion, Câmbio Automático, Com Ar-Condicionado e sem desembaçador do vidro traseiro, detalhe, somente os Classic SE e S/R possuíam banco de couro original de fábrica e rodas Aro 14 com desenho diferenciado ou Rodas de Ferro com calotas (Alguns Classic SE). Nos S/R, não tinham mais bancos RECARO e seu interior era cinza, já os Classic SE tinham o interior Preto ou Monocromático Marrom. Somente 26 desses veículos foram equipados com a mesma injeção eletrônica de combustível do 500 EF, que só seria lançado no ano seguinte, acreditem, alguns eram SL. A maioria desses veículos permaneceu com a própria General Motors em São Caetano e São José dos Campos em uso dos funcionários. As cores que tinham disponíveis eram diferentes das brasileiras. Os veículos eram montados, pintados e seus acabamentos eram em sua maioria, bem como pneus, alternador, mecanismos, tambores de freio entre outras partes eram fabricadas na Venezuela mesmo. Somente iam daqui do Brasil os Pára-Brisas Laminados, Conjunto Motor e Câmbio (alguns câmbios automáticos são HOLDEN australiano, semelhante ao Brasileiro) Estamparia e parte elétrica.

A maioria desses veículos, até terem sua homologação efetivada no Brasil, ficou em dois portos no Brasil por até quatro meses (Vitória e Santos), prevendo isso a General Motors na época fez a aplicação de um Verniz Protetor por quase toda parte da lataria e compartimento do motor, bem como seu assoalho.

Todos os veículos tiveram o número do chassis remarcado para a numeração brasileira, que mesmo assim é diferente da convencional e localização alterada do vendido e fabricado 100% no Brasil.

Falo isso com certeza, pois quem conhece meu carro, sabe que tenho um Monza Classic SE Venezuelano que comprei de uma funcionária aposentada da GM que na época ficou com o veículo para uso próprio e depois adquiriu e me relatou todo o histórico do veículo.

De antemão peço desculpas por corrigir a informação que postou, porém nunca muito esclarecida essa história desses veículos que foram sim fabricados na Venezuela, e não fabricados aqui e Exportados como alguns alegam. Mas como tenho essa informação senti-me obrigado a compartilhar.

O que posso dizer diante disso tudo?

Somente parabenizar por conseguir essa raridade que é um Monza S/R 89 Venezuelano, pois é um achado.

Valeu por compartilhar isso.

Abraço
FANTÁSTICO !!!!!!!!!

Kiko, essa era exatamente a informação que vinha procurando sobre esse carro, e que mesmo a imprensa hoje em dia tem relatos distorcidos ou parciais. Realmente, muito detalhada e importantíssima as informações que vc postou aqui.

O Jonatas Lima, um de nossos amigos Monzeiros, possuidor de um S/R 88, pesquisou junto a ANFAVEA os veículos produzidos no Brasil, por ano e modelo. E lá consta ZERO de produção de S/R no Brasil no ano de 1989.

Incríveis informações que estão sendo compartilhadas aqui. Espero que futuramente esse tópico sirva de alguma ajuda para pesquisas de quem se interessar por esses curiosos modelos do Monza.

Um dos caras que encontrei aqui na cidade e que tinha um Venezuela me contou exatamente essa história dos portos e dos trâmites para incorporação dos carros à frota nacional.

Então, realmente, esse grupo de Monzas Venezuela é bastante reduzido. Sinto-me ainda mais na obrigação de salvá-lo do destino cruel que poderia ter.

Infelizmente, diante da impossibilidade de obter a paleta de cores da Venezuela, vou pintar o carro na cor Prata Lunar, a mesma do S/R 88. Creio que fique bom. Fica aqui o pedido: se alguém tiver a paleta de cores para aquele país ou souber qual a tonalidade de prata para o S/R 89 na Venezuela, é só compartilhar aqui.

Kiko, novamente, muitíssimo obrigado por compartilhar essas informações aqui com a gente.

Espero encontrá-lo no proximo encontro para que a gente troque mais informações e vejamos os nossos carros em maiores detalhes.

Grande abraço!
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