É incrível a quantidade de detalhes que temos que prestar a atenção para montar coisas tão simples como acabamentos.
Primeiro, é a ordem de montagem que é um mistério. Não raro tenho que desmontar o que já montei para montar outra coisa.
Mas uma coisa é fato: o cuidado e atenção com que o dono faz as coisas é fundamental. Por isso as coisas demoram...
Mais um dia de pequenas evoluções:
Para poder montar o sistema de fechamento dos vidros traseiros, tive que tirar aquelas laterais onde vão os auto-falantes, que já estavam montadas. O motivo? Tirar um pouco do carpete em volta do furo para poder encaixar a manopla no furo redondo. Cortar no lugar tava dando mais trabalho e malabarismos que tirar a peça.
Aproveitei e deu uma lubrificada na manopla com silicone. Ficou macia.
Feito isso, hora de montar os falantes. E eis que descubro mais um dos inúmeros "Hecho en Venezuela", garantindo a total originalidade do carro. Notem que o fio verde está solto.
E lá vou eu com meus conceitos de eletrônica avançada para soldar o fio solto...kkkkk :smt021
Hora do corte e costura. Dica do David Crozeta. Para imitar aquele tecido de dentro das grelhas dos falantes, tecido de meia calça preta. Simplesmente igual!
Uma colinha...
E pronto. Peça nova, completa e original.
E remontando as laterais com manoplas e falantes
Sistema de conexão jurássico, porém, original de fábrica
Montagem do cinto dianteiro e laterais traseiras.
Acabamentos entraram perfeitamente. Tudo ficando novo de novo.
Aqui podemos ver todas as peças que devem se harmonizar. Pequenas variações de tom quase imperceptíveis (couro, courvin novo da lateral traseira e lateral de porta).
Como sempre falo: os cuidados do dono não tem igual. O tapeceiro colocou essa peça ao contrário, e com esses parafusos nada a ver...
Encostos colocados (tive que tirá-los depois para colocar os cintos... :smt021 )
Falando em cintos, vi aqui um detalhe que achei curioso quando desmontei, e agora na montagem estou seguindo o mesmo modelo. Ao redor desses parafusos dos cintos traseiros, bastante massa de calafetar, que vai ser apertada pelos suportes dos cintos, e tudo isso isolado por aquele tipo de "papel vegetal" que não gruda na massa. Fiz o mesmo esquema original que estava antes.
Indefectível tapete verde de volta a seu lugar
E todos os carpetes da mala colocados no lugar, inclusive o traseiro.
Flagrante da minha filha de seu incansável pai Monzeiro... ela não entende nada...kkkk,
Depois, uma geral nas conexões da antena elétrica, seu reposicionamento, que exigiu alguma adaptação no suporte, além de aproveitar e fazer uma vedação profissional dos fios que entram no carro. Nem para posicionar o vedador original da antena no furo os eletricistas servem. É realmente pura má vontade. Isso porque fiz a observação de vedarem adequadamente os furos de entrada dos fios.
Na foto, a antena reposicionada. Antes ela estava totalmente na vertical (linha vermelha), tava parecendo um poste. E embora ela estivesse na vertical, dava uma certa ilusão de ótica de que ela estava apontando para frente. Eu não gostei. Dei uma leve inclinada no sentido do para-brisa, como mostra a foto.
Então, no final, apesar dos updates serem lentos, é porque não se trata do simples ato mecânico de montar, e sim, montar, regular, testar, lubrificar, e melhorar, se possível, mas com o objetivo de se manter o máximo de originalidade.