Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
-
Fariaswolf
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
seguinte,
ontem andei uns 40km com o carro direto, parei umas 2x só.
ontem não fez tanto frio igual nos outros dias, deu pra notar que o motor estava normal e aquecendo normal também. ligou a ventoinha na rua, inclusive.
porém... quando passei por uma rua vazia e estreita, ouvi um ruido no motor, logo quando passei do lado de um carro, o som deve ter refletido e deu pra ouvir...
aparentemente era um ruido de grilo dos pistões, iguais a esses carros flex modernos quando vão arrancar, é um grilo suave, mas parece que tem. o ponto tá em 10 graus...
agora, não sei se o ruido é do grilo de pistão, ou se são os tuchos...
até tentei filmar o ruido, não sei se saiu nas gravações, mas vou postar aqui assim que terminar de enviar.
-------------------------------------------------
hoje, como eu vou levar o carro pra alinhar, eu vou olhar por baixo dele na rampa pra ver se encontro alguma passagem definitiva, se não achar, vai no assoalho mesmo. o problema é: não sei se o fio vai alcançar a curva do furo do assoalho, até o painel... o cabo da wideband tem uns 50cm, e o cabo da lambda, mais uns 50cm. talvez ele fique lá perto da central, no topo do carpete, vou ter que mirar a câmera ali.
sei qual é essa parte aí déco, pode ser ali também, mas o problema é o comprimento do cabo, ele é bem curtinho e não dá pra emendar com fios, tem plug nas duas pontas dele...
sobre o VSS, vi que acende a luz da injeção, então tá de boa, não acendeu nada. deve ter queimado a lâmpada mesmo.
perai que vou postar o video, no video mostro o ponteiro de temperatura, ventoinha, ruido, etc, já fala tudo em um só.
ontem andei uns 40km com o carro direto, parei umas 2x só.
ontem não fez tanto frio igual nos outros dias, deu pra notar que o motor estava normal e aquecendo normal também. ligou a ventoinha na rua, inclusive.
porém... quando passei por uma rua vazia e estreita, ouvi um ruido no motor, logo quando passei do lado de um carro, o som deve ter refletido e deu pra ouvir...
aparentemente era um ruido de grilo dos pistões, iguais a esses carros flex modernos quando vão arrancar, é um grilo suave, mas parece que tem. o ponto tá em 10 graus...
agora, não sei se o ruido é do grilo de pistão, ou se são os tuchos...
até tentei filmar o ruido, não sei se saiu nas gravações, mas vou postar aqui assim que terminar de enviar.
-------------------------------------------------
hoje, como eu vou levar o carro pra alinhar, eu vou olhar por baixo dele na rampa pra ver se encontro alguma passagem definitiva, se não achar, vai no assoalho mesmo. o problema é: não sei se o fio vai alcançar a curva do furo do assoalho, até o painel... o cabo da wideband tem uns 50cm, e o cabo da lambda, mais uns 50cm. talvez ele fique lá perto da central, no topo do carpete, vou ter que mirar a câmera ali.
sei qual é essa parte aí déco, pode ser ali também, mas o problema é o comprimento do cabo, ele é bem curtinho e não dá pra emendar com fios, tem plug nas duas pontas dele...
sobre o VSS, vi que acende a luz da injeção, então tá de boa, não acendeu nada. deve ter queimado a lâmpada mesmo.
perai que vou postar o video, no video mostro o ponteiro de temperatura, ventoinha, ruido, etc, já fala tudo em um só.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
.
A temperatura, aparentemente ta tudo ok, liga no meio e desliga com 25% abaixo do meio .
Quanto ao som, realmente nao foi possivel identificar .
Precisa verificar o que ta fazendo este barulho que vc identificou, c der quando vc gera carga, é batida de pino, tem que ajustar o ponto, independente de estar em 10º , nao deve deixar batendo pino.
C for tucho, da pra deixar por enquanto, depois que puder, troca.
UMA DUVIDA :smt017 , que marca de pistao vc usou, seu pistao é forjado ? forjado, ouvi dizer que bate mesmo (pra mim nao tem cabimento isso) , mas tem que verificar . . .
abraço
A temperatura, aparentemente ta tudo ok, liga no meio e desliga com 25% abaixo do meio .
Quanto ao som, realmente nao foi possivel identificar .
Precisa verificar o que ta fazendo este barulho que vc identificou, c der quando vc gera carga, é batida de pino, tem que ajustar o ponto, independente de estar em 10º , nao deve deixar batendo pino.
C for tucho, da pra deixar por enquanto, depois que puder, troca.
UMA DUVIDA :smt017 , que marca de pistao vc usou, seu pistao é forjado ? forjado, ouvi dizer que bate mesmo (pra mim nao tem cabimento isso) , mas tem que verificar . . .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
os mesmo que meu bloco flex original. pistao gm flexDÉCO escreveu:UMA DUVIDA :smt017 , que marca de pistao vc usou, seu pistao é forjado ? forjado, ouvi dizer que bate mesmo (pra mim nao tem cabimento isso) , mas tem que verificar . . .
teu motor esta bem estavel na lenta, oque é muito bom. e temp ta normal mesmo. e o ruido certamente é do problema la que tu nao descobriu ainda oque é.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
rodrigoschneider
- Membro SL/E (Nível 3)
farias pra testar facil a luz de troca de marcha vira a chave com o aldl jumpeado.
ela acende.
ela acende.

-
Fariaswolf
cara, muito boa essa dica, valeu mesmo! amanhã já faço isso e vejo se ela pisca ou se dá algum sinal de vida! muito obrigado!rodrigoschneider escreveu:farias pra testar facil a luz de troca de marcha vira a chave com o aldl jumpeado.
ela acende.
------------------------
Déco,
são os pistões GM flex,
fiz mais dois videos aqui, motor frio, e motor quente depois de andar bastante.
o barulho, que na verdade são uns 3 ruidos:
- depois de alguns minutos, se escuta um tic-tic-tic-tic (parece compressor de caminhão diesel)
- deois um barulho de mola quicando, algo assim... mas não é, óbvio.
- escuta-se também, com o carro andando, um barulho de polia raspando, mas não tem nenhuma polia raspando. a bomba d'agua é nova.
notei tambem que quando freio o carro em qualquer velocidade, dá pra ouvir um "tóc" bem forte vindo das rodas... pinça solta? não fazia esse tóc.
quando vc acelera, não faz o barulho, mas quando freia, faz. se freiar uma vez, faz tóc, mas se freiar denovo, liberando o carro, não faz o barulho. dá a impressão de que é algo que se move uma vez, e quando arranca, essa peça vai pra trás, ou pra frente, não sei, e quando freia, ela volta no lugar.
hoje mandei alinhar o carro, olhei tudo por baixo e não vi nada.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Ja sofri para achar um barulho tictictic que eu jurava vir do motor e no final era so a correia auxiliar.
Para descobrir, eu dei uma borrifada com wd40 na parte interna da correia e ai ele parava. Claro que pouco depois ele volta, mas ai troquei a correia por uma nova e zerou...
Nao custa dar uma verificada se nao é so uma besteira desse tipo incomodando...
Para descobrir, eu dei uma borrifada com wd40 na parte interna da correia e ai ele parava. Claro que pouco depois ele volta, mas ai troquei a correia por uma nova e zerou...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Fariaswolf
eu fiz uns 4 videos hoje, acho que não vem da correia não, cara...500EF escreveu:Ja sofri para achar um barulho tictictic que eu jurava vir do motor e no final era so a correia auxiliar.
troquei o óleo hoje, o bujão estava assim:

tá no "grau" ainda, né? normal soltar essa poeira ou não?
sobre o ruido, reparei que no segundo came do comando, tem um "aspero" bem na ponta do came, aonde encosta no balancim.. não sei se isso é motivo pra dar ruido.
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
seria bom tu ter tirado uma foto em macro pra ver o problema do comando. pode ter lascado ou algo nao ta fazendo o tucho equalizar, talvez ele nao da saido ar o oleo dele quando apertado ou se esta ta pouco, veja qual é o balancim e came arranhado, e nele que tu deve focalizar o tucho, tu tem que comprar uma ferramenta pra sacar o tucho sem desmontar o comando...
se o oleo nao esta saindo ele ta operando como um tucho mecanico, dae vai da problema de ruido e arranhar o came pq nao tem folga. quem faz a folga é o proprio aperto do comando em cima, dae sai o excesso de oleo.
a lenta parece boa. marcando certinho.
se o oleo nao esta saindo ele ta operando como um tucho mecanico, dae vai da problema de ruido e arranhar o came pq nao tem folga. quem faz a folga é o proprio aperto do comando em cima, dae sai o excesso de oleo.
a lenta parece boa. marcando certinho.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.