Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Nada como contar com a experiência dos Monzeiros aqui.

Agora posso questionar sobre isso ao ver o alarme funcionando novamente...

Ainda a oficina não está mexendo no alarme, estão totalmente dedicados ao Ar Condicionado.

Estou gostando do atendimento da oficina. Acompanho a evolução dos trabalhos por 2 boletins diários por e-mail, e o cara me ligou hoje para me dar uma atualização. Sei que é muito cedo para avaliar, mas o nível de serviço até o momento tem sido ótimo. Me deu o diagnóstico, me passou o preço, que me pareceu honesto, e pediu autorização para continuar.

Até o momento os componentes do AC foram testados e estão em ordem. Recarga de óleo no compressor, que estava seco, e recarga de gás, que vai passar de R12 (o famigerado Freon ou CFC, para quem não se lembra, é aquele que destrói a camada de ozônio) para o R134A, além de check geral nas ligações do AC (elétrica) e troca geral de anéis o'ring.

No quesito rádio: está numa "ex-autorizada" Bosch. Os caras estão buscando o display de LCD para o RJ PLL. Nada ainda...
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Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom, pros Monzeiros aqui isso já deve ser comum, mas eu não sabia que ia tanto óleo no AC... aliás, nunca tinha pensado nisso.

Vai abaixo um pequeno texto sobre óleo e AC automotivo. Achei bacana e decidi postar aqui. Fonte: Blog Auto Serviço

No Monza vão 5 litros...

http://autoservico.blogspot.com/2009/06 ... de-ar.html

QUAL A FUNÇÃO DO ÓLEO NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO?

Pouca gente sabe, mas o sistema de ar condicionado de um veículo também precisa de óleo lubrificante. Isso mesmo, óleo.

Mas não é qualquer óleo. Na verdade chamar de óleo chega a ser até uma ofensa. É que esse lubrificante possui características tão especiais que o fazem único. Só para se ter uma idéia, esse lubrificante possui baixíssima viscosidade, permitindo uma lubrificação adequada. Uma propriedade interessante é a capacidade de se associar ao fluido refrigerante, sem reagir quimicamente. Isso permite que o óleo circule de forma mais eficiente por todo o sistema de refrigeração. Outra característica importante é o fato de não congelar, mesmo em baixas temperaturas. E por último, sua composição química evita reações químicas com os anéis de vedação de borracha. Há, tem mais uma - o lubrificante forma uma película protetora nos dutos internos de alumínio evitando a oxidação, e consequentemente furos que venham a provocar vazamentos.

Depois desse parágrafo você deve ter ficado de boca aberta, tantas são as qualidades desse lubrificante. Mas para que serve mesmo? Bem, no sistema de climatização veicular, o Compressor é o único componente dotado de peças móveis. Internamente é composto por pistões e válvulas que comprimem o fluido refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura. Esses componentes, para evitar desgaste, precisam de lubrificação. E é aí, literalmente, onde entra o lubrificante.

Mas existe um lubrificante para cada tipo de sistema. O Sistema R12, por exemplo, utiliza lubrificantes de base mineral, enquanto o sistema que o adota o gás HFC R134 faz uso de óleos de base sintética. Esses lubrificantes, devido a propriedades distintas, não devem ser misturados, ou mesmo terem suas aplicações invertidas, sob o custo de danos irreparáveis ao compressor.

E esse óleo precisa ser trocado?

Aí é assunto para um próximo Post.
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hbdamascena
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por hbdamascena »

Evandro Monza SR escreveu:Bom, pros Monzeiros aqui isso já deve ser comum, mas eu não sabia que ia tanto óleo no AC... aliás, nunca tinha pensado nisso.

Vai abaixo um pequeno texto sobre óleo e AC automotivo. Achei bacana e decidi postar aqui. Fonte: Blog Auto Serviço

No Monza vão 5 litros...

http://autoservico.blogspot.com/2009/06 ... de-ar.html

QUAL A FUNÇÃO DO ÓLEO NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO?

Pouca gente sabe, mas o sistema de ar condicionado de um veículo também precisa de óleo lubrificante. Isso mesmo, óleo.

Mas não é qualquer óleo. Na verdade chamar de óleo chega a ser até uma ofensa. É que esse lubrificante possui características tão especiais que o fazem único. Só para se ter uma idéia, esse lubrificante possui baixíssima viscosidade, permitindo uma lubrificação adequada. Uma propriedade interessante é a capacidade de se associar ao fluido refrigerante, sem reagir quimicamente. Isso permite que o óleo circule de forma mais eficiente por todo o sistema de refrigeração. Outra característica importante é o fato de não congelar, mesmo em baixas temperaturas. E por último, sua composição química evita reações químicas com os anéis de vedação de borracha. Há, tem mais uma - o lubrificante forma uma película protetora nos dutos internos de alumínio evitando a oxidação, e consequentemente furos que venham a provocar vazamentos.

Depois desse parágrafo você deve ter ficado de boca aberta, tantas são as qualidades desse lubrificante. Mas para que serve mesmo? Bem, no sistema de climatização veicular, o Compressor é o único componente dotado de peças móveis. Internamente é composto por pistões e válvulas que comprimem o fluido refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura. Esses componentes, para evitar desgaste, precisam de lubrificação. E é aí, literalmente, onde entra o lubrificante.

Mas existe um lubrificante para cada tipo de sistema. O Sistema R12, por exemplo, utiliza lubrificantes de base mineral, enquanto o sistema que o adota o gás HFC R134 faz uso de óleos de base sintética. Esses lubrificantes, devido a propriedades distintas, não devem ser misturados, ou mesmo terem suas aplicações invertidas, sob o custo de danos irreparáveis ao compressor.

E esse óleo precisa ser trocado?

Aí é assunto para um próximo Post.
Oloco Evandro! 5 litros!?? Não é muito?

A última manutenção do AC do meu Kadett, foi feita após o reparo da colisão frontal que ele teve, e foi colocado aproximadamente 1 copo de óleo Capella da Texaco que é mineral para os sistemas R12 antigos como do meu Kadett e do seu Monza, e o gás a ser utilizado é o ISCEON que nada mais que uma mistura de outros gases inclusive o 134 (mais de 80% dele) para ficar compatível com sistema antigo.

Para utilizar o gás no 134 no sistema R12 é necessário a susbstituição dos rings, filtro secador e alguma coisa no compressor.

No meu carro que gastei R$ 70,00 de mão de obra, incluindo a troca de todos os rings, válvula do compressor, mais R$ 150,00 de uma carga de gás Isceon 49.

dá uma verificada direito para não ter problemas mais tarde.

Outra coisa, o compressor seu está silencioso?? O meu ronca bastante, principalmente em alta rotação, os mecanicos me informaram que se trata de "compressor cansado" os rolamentos já estão velhos e roncando, porém hoje em dia não se encontra mais o kit de troca de rolamentos desses compressores.

Mas ele me disse para ficar tranquilo, que se eu não me incomodar com o barulho, posso usar esse compressor muito tempo, que esses modelos antigos que equipavam Monza, Kadett, etc são muito robustos e duráveis, nem se comparam com os atuais.

A oficina que fez o serviço no meu carro tem é de SP, com filial aqui no interior, é a FRIOVEL: http://www.friovel.com/

Boa sorte, abraço!
Henrique Damascena
Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Damascena

Vou perguntar o porque de tanto óleo... não tenho a mínima idéia...ou eu entendi errado alguma coisa... :shock:

Pesquisando aqui num site de AC, na pior das hipóteses vai 1litro (variando de 200 ml até 500 ml).

Estou pensando que para descontaminar o circuito do antigo óleo e do gás R12, ele tenha que ter completado o circuito com o novo óleo e desprezado ele.

Vamos ver...
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Em tempo...liguei p la... Sao 250 ml....

Uffa... Batendo c o site que consultei e c o Damascena...
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

.

2ª semana do Monza na Silmar, dando os últimos tapas para chegar perto de 1989...

Ar Condicionado funcional... depois de sei lá quantos anos.

O pobre segue de capô aberto... quando será que essa tortura ao coitado vai acabar? rsrs
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Agora, o desafio está no alarme.

Mandei retirar um alarme de presença instalado nele (e que funcionava).

Surpreendentemente, o módulo do alarme "original" do carro (o de imãs) não era original. Mandei colocar o original.
Imagem

Sirene nova:
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Painel debulhado... :-(

Imagem

Imagem

Por ora é só isso... talvez mais uma semana e ele volte pra casa pra finalizar a montagem por dentro e ele ficar "operacional" novamente.

Abs
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Malagoli
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Malagoli »

Grande Evandro!!

O S/R está perfeito... faço ideia a cara do pessoal quando passa perto desse carro, kkkk

Boa sorte nestes reparos aí, eu sempre tive um medo danado dessa fiação de caixa de fusíveis.. quase caí pra trás quando tive que mecher na central dos vidros elétricos do Marea, que já possuem muito menos fio que isso.. então tente imaginar meu desespero, kkkk

Abraço!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Malagoli escreveu:Grande Evandro!!

O S/R está perfeito... faço ideia a cara do pessoal quando passa perto desse carro, kkkk

Boa sorte nestes reparos aí, eu sempre tive um medo danado dessa fiação de caixa de fusíveis.. quase caí pra trás quando tive que mecher na central dos vidros elétricos do Marea, que já possuem muito menos fio que isso.. então tente imaginar meu desespero, kkkk

Abraço!
Putz Malagoli. Fiquei agoniado com esse painel assim todo aberto com essa fiação pra fora. Dá desespero...kkkkk

Cara, eu me meteria numa aventura de abrir um motor ou tentar mexer com qualquer parte do carro. Mas em parte elétrica, eu não arriscaria em nada! É greto pra mim!
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