Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
- Robson Lott
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Ricardo,
Não sei como é a transmissão automática do Monza, mas na do Vectra-A, só havia uma maneira de olhar o nível (em quente ou vazio). Não me lembro de cabeça, mas era com o motor ligado e alavanca em N. Aaaaaaaacho, tá!?
Tô querendo dizer isso, pq como vc tirou o conversor de torque, creio que vc precisa sempre completar o nível se o mesmo não está marcando até o MAX (em quente ou vazio, tem que ver como vc tá verificando), porém obedecendo a maneira de verificação descrita no manual (se carro ligado, desligado, alavanca em P, N, etc...)
Confira no Manual o procedimento de verificação e veja se "bate" com a maneira que vc tá verificando, pq talvez, se vc tiver verificando o nível de maneira diferente, a checagem pode mostrar um nível pra mais ou pra menos do que se deve. Por isso que é bom primeiro ver o procedimento no Manual!
Abraços!
Robson
Não sei como é a transmissão automática do Monza, mas na do Vectra-A, só havia uma maneira de olhar o nível (em quente ou vazio). Não me lembro de cabeça, mas era com o motor ligado e alavanca em N. Aaaaaaaacho, tá!?
Tô querendo dizer isso, pq como vc tirou o conversor de torque, creio que vc precisa sempre completar o nível se o mesmo não está marcando até o MAX (em quente ou vazio, tem que ver como vc tá verificando), porém obedecendo a maneira de verificação descrita no manual (se carro ligado, desligado, alavanca em P, N, etc...)
Confira no Manual o procedimento de verificação e veja se "bate" com a maneira que vc tá verificando, pq talvez, se vc tiver verificando o nível de maneira diferente, a checagem pode mostrar um nível pra mais ou pra menos do que se deve. Por isso que é bom primeiro ver o procedimento no Manual!
Abraços!
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- Carlos A. Freire
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
No manual do proprietário do Monza 92, está bem claro os procedimentos para verificação do nível do óleo da transmissão automática. Veja na página 6-06.
Veículo nivelado, motor ligado em marcha lenta, alavanca de mudança na posição "P".
Depois tem as condições entre motor quente e motor frio, com a indicação na vareta.
O manual do proprietário deve ser a melhor fonte de informações sobre o veículo para o condutor.
Abs,
Carlos Freire
Veículo nivelado, motor ligado em marcha lenta, alavanca de mudança na posição "P".
Depois tem as condições entre motor quente e motor frio, com a indicação na vareta.
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Abs,
Carlos Freire
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Uma pergunta amigo quando tirei o bloco vazou óleo cerca de 1 litro pelo conversor e quando montei e liguei o nível do óleo que estava acima do máximo abaixou mas ficou no nivel máximo aind, mas ao andar no carro ele reduzia muito e as vezes até tipo deslizava ai resolvi por um litro de óleo pra ver e quando funcionei o carro o óleo sumil tudo da vevareta com ele em funcionamento mas ao andar ele está normal agora
Amigo o procedimento para medir o nível já falaram aqui, mas não custa repetir:
CARRO FRIO, PARADO NO PLANO, FUNCIONAR ELE E DEIXAR POR 1 A 2 MINUTOS EM MARCHA LENTA, COM A ALAVANCA EM ""P""", DAÍ MEDIR COM A VARETA DO LADO ONDE MARCA 20°C.
CARRO QUENTE DEPOIS DE RODADO PELO MENOS 30 KM, PARAR NO PLANO FUNCIONANDO EM ""P""" MEDIR COM A VARETA DO LADO QUE MARCA 94°C.
Quanto ao óleo ter baixado, é porque vazou do CONVERSOR DE TORQUE, é só completar o nível pela quantidade que vazou aos poucos conferindo seguindo o procedimento de verificação, antes de completar todo ele para não ultrapassar o nível. Com o funcionamento e andando com o carro o óleo deve passar para dentro do conversor sem problemas, daí é conferir de novo, para ver o quanto abaixou, é terminar de completar até ter o nível correto NEM MAIS NEM MENOS.
Com o nível abaixo e o carro andando quanto se faz uma curva onde o carro inclina a CAIXA tente a reduzir uma marcha, já em subidas e descidas ela faz barulho anormal e perde força.
O conversor de torque tem que estar bem ajustado na bomba para não dar passagem de AR nem vazar óleo pelo ajuste. Por isso a necessidade de se desacoplar o conversor do volante do motor antes de baixar a caixa ou o motor com o COM O CONVERSOR AINDA FIXO NA BOMBA/CAIXA.ESPERO AINDA TER AJUDADO.
Amigo o procedimento para medir o nível já falaram aqui, mas não custa repetir:
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CARRO QUENTE DEPOIS DE RODADO PELO MENOS 30 KM, PARAR NO PLANO FUNCIONANDO EM ""P""" MEDIR COM A VARETA DO LADO QUE MARCA 94°C.
Quanto ao óleo ter baixado, é porque vazou do CONVERSOR DE TORQUE, é só completar o nível pela quantidade que vazou aos poucos conferindo seguindo o procedimento de verificação, antes de completar todo ele para não ultrapassar o nível. Com o funcionamento e andando com o carro o óleo deve passar para dentro do conversor sem problemas, daí é conferir de novo, para ver o quanto abaixou, é terminar de completar até ter o nível correto NEM MAIS NEM MENOS.
Com o nível abaixo e o carro andando quanto se faz uma curva onde o carro inclina a CAIXA tente a reduzir uma marcha, já em subidas e descidas ela faz barulho anormal e perde força.
O conversor de torque tem que estar bem ajustado na bomba para não dar passagem de AR nem vazar óleo pelo ajuste. Por isso a necessidade de se desacoplar o conversor do volante do motor antes de baixar a caixa ou o motor com o COM O CONVERSOR AINDA FIXO NA BOMBA/CAIXA.ESPERO AINDA TER AJUDADO.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Obrigado Carlos e Jorge pelos complementos sobre o procedimento de verificação do Monza, de acordo com o Manual! 

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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
jorgeAP escreveu:Uma pergunta amigo quando tirei o bloco vazou óleo cerca de 1 litro pelo conversor e quando montei e liguei o nível do óleo que estava acima do máximo abaixou mas ficou no nivel máximo aind, mas ao andar no carro ele reduzia muito e as vezes até tipo deslizava ai resolvi por um litro de óleo pra ver e quando funcionei o carro o óleo sumil tudo da vevareta com ele em funcionamento mas ao andar ele está normal agora
Amigo o procedimento para medir o nível já falaram aqui, mas não custa repetir:
CARRO FRIO, PARADO NO PLANO, FUNCIONAR ELE E DEIXAR POR 1 A 2 MINUTOS EM MARCHA LENTA, COM A ALAVANCA EM ""P""", DAÍ MEDIR COM A VARETA DO LADO ONDE MARCA 20°C.
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Quanto ao óleo ter baixado, é porque vazou do CONVERSOR DE TORQUE, é só completar o nível pela quantidade que vazou aos poucos conferindo seguindo o procedimento de verificação, antes de completar todo ele para não ultrapassar o nível. Com o funcionamento e andando com o carro o óleo deve passar para dentro do conversor sem problemas, daí é conferir de novo, para ver o quanto abaixou, é terminar de completar até ter o nível correto NEM MAIS NEM MENOS.
Com o nível abaixo e o carro andando quanto se faz uma curva onde o carro inclina a CAIXA tente a reduzir uma marcha, já em subidas e descidas ela faz barulho anormal e perde força.
O conversor de torque tem que estar bem ajustado na bomba para não dar passagem de AR nem vazar óleo pelo ajuste. Por isso a necessidade de se desacoplar o conversor do volante do motor antes de baixar a caixa ou o motor com o COM O CONVERSOR AINDA FIXO NA BOMBA/CAIXA.ESPERO AINDA TER AJUDADO.
Amigo jorgeAP então a ultima duvida é que eu estava fazendo a conferencia errada sempre com ele frio antes de sair e ele sempre estava acima do nivel e como não tem vazamento deixei de olhar o manual, e ele continua assim sem dar partida esta nos níveis corretos max, porem ao por em (P) como descreveu e funcionar ele eu fui medir novamente e ele mau molha a ponta da vareta, isso com ele ainda em funcionamento, minha ultima duvida é tem que fazer a conferencia com ele ligado mesmo depois de 2 minutos né amigos ? porque se for ele ta seco praticamente é onde o pecado de se não ler o manual e acontecer problemas, so me confere amigo se é isto mesmo tem que ta ainda em funcionamento porque se for ta seco mesmo só depois de desligado que o oleo volta, e ele não apresenta nenhuma vazamento, novamente obrigado

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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Como disse se faz a conferência com o motor LIGADO em MARCHA LENTA, com a ALAVANCA em ""P"", VAI COMPLETANDO AOS POUCOS E ESPERA UM POUQUINHO PARA FAZER A MEDIDA DE NOVO, pois o óleo tem que ir para o CONVERSOR DE TORQUE, A MEDIDA DA VARETA É DO ÓLEO NO CARTER E NÃO CONSIDERA O CONVERSOR.
NÃO PODE FICAR COM ÓLEO EM EXCESSO POIS VAI FICAR DANDO ESPUMA NA BOMBA E COMPROMETE OS DISCOS.
Outra coisa a medida considerando o lado da vareta com a marcação 20°c só vale se o motor estiver frio funcionando a pouco mais de 2 minuto (é o que recomenda o manual) passou muito de 2 minutos é melhor esperar esfria de novo ou aquecer ele até a ventoinha ligar. NÃO RODE COM ELE SE NÃO TIVER COM O NÍVEL CERTINHO.
Vai com calma que vai dar certo.
NÃO PODE FICAR COM ÓLEO EM EXCESSO POIS VAI FICAR DANDO ESPUMA NA BOMBA E COMPROMETE OS DISCOS.
Outra coisa a medida considerando o lado da vareta com a marcação 20°c só vale se o motor estiver frio funcionando a pouco mais de 2 minuto (é o que recomenda o manual) passou muito de 2 minutos é melhor esperar esfria de novo ou aquecer ele até a ventoinha ligar. NÃO RODE COM ELE SE NÃO TIVER COM O NÍVEL CERTINHO.
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Esclarecimentos a mais.... O nível do óleo do cambio automático (no caso MONZA com conversor de torque) refere-se ao óleo disponível no CARTER para a bomba empurrar dentro do conversor de torque.Se você por a alavanca em posição diferente de "P" a bomba atua, retirando óleo do cárter e empurrando dentro do conversor, DAÍ A VARETA VAI ACUSAR NÍVEL BAIXO """"FALSO""". Com o motor DESLIGADO, e a alavanca em qualquer posição, o óleo sai "em parte" do conversor e é depositado no CÁRTER A VARETA VAI ACUSAR NÍVEL ALTO ""FALSO"".
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Rapaz fui hoje em 3 especializada em cambio automático pra trocar o óleo do cambio automático do Monza acredita que os 3 falaram a mesma coisa que não era recomendado trocar e sim só completar porque muita gente que trocou o óleo o cambio não funcionou mais e que era melhor esperar estragar de vez e arrumar porem meu cambio não apresenta defeitos ou problemas apenas verifiquei que o nivel do óleo esta baixo se olhar da forma correta como falaram, eu pensei em trocar o óleo e na próxima trocar filtro pra ter certeza de que teria menos óleo do antigo, alguém sabe me dizer se isso procede ou é apenas uma tática de esperar dar defeito pra eles ganharem mais dinheiro sobre a gente ?
Achei o óleo correto Dexron II Ipiranga e queria saber se este óleo e de boa qualidade se me indicam ele e sé realmente é só completar ou se posso trocar o óleo todo ?


Achei o óleo correto Dexron II Ipiranga e queria saber se este óleo e de boa qualidade se me indicam ele e sé realmente é só completar ou se posso trocar o óleo todo ?


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