ALGUMAS DICAS PARA OS MONZEIROS
Caros amigos Monzeiros!
No momento, estou aguardando o eletricista a fazer os ajustes finais no mecanismo do limpador do parabrisa do meu Monza e outros detalhes menores. Há pouco, peguei-me estabelecendo os próximos desafios, que serão: revisão e higienização do carpete e das forrações de portas. Vou aproveitar também para revisar o mecanismo de levantamento dos vidros elétricos, lubrificar as travas e trocar o retrovisor elétrico do lado esquerdo, cujo original está trincado e instável. Antes disso, é claro, devo ainda terminar o painel do carro com a instalação do painel de instrumentos, alto-falantes traseiros e rádio.
Enquanto isso, anotei e resolvi postar, neste tópico, algumas reflexões que me inspiraram nesta minha primeira empreitada, as quais, embora sejam muito simples, contribuíram para o resultado dos meus trabalhos:
1. Antes de iniciar qualquer procedimento, tenha em mente qual é o seu objetivo.
2. Quanto mais limpo o carro, mais novo ele parece ser. Mais funcional e silencioso ele é.
3. Fotografe as etapas da restauração.
4. O fundamental do carro é o dono. É ele quem define o que é melhor para o veículo.
5. As principais ferramentas de uma restauração são a paciência e o tempo para tomar decisões.
6. Escova de dente, super bonder e cotonetes fazem toda a diferença.
7. Se não tiver tempo de fazer bem feito, divida o serviço em etapas.
8. Se não estiver satisfeito com o serviço terceirizado, reclame ou mude de fornecedor.
9. Tenha sempre um spray de tinta preto fosco, um spray de verniz e um WD-40.
10. Faça a sua própria caixa de ferramentas e seja feliz independente.
11. Não abuse do silicone e não seja refém dele.
12. O importante não é ter a força, é ter o jeito.
13. Se não estiver dando certo, retome o serviço mais tarde ou no outro dia.
14. Se o procedimento é complexo, fotografe antes o campo de trabalho, se for possível.
15. Se não deu certo, tudo bem. Comece de novo.
16. Um pequeno estoque de parafusos, porcas e arruelas é muito útil.
17. Querosene: use de leve.
18. A restauração é um tempo que você dedica a seu carro. Dedique também um tempo a você e à família.
Um forte abraço e um excelente final de semana a todos ! :smt023