Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
o problema é esse! como saber que a eprom é a alcool, e se for de que cilindrada? por isso que é umas merdasss essas ECU OEM qualquer ajuste vira uma filme.
eu que tu faria o seguinte, esquece eprom alcool, volta pra gasolina, e faz o pao com ovo! aumenta a vazao e da um pente fino no CO e fica ali mesmo.
pq uma memoria fica gordo demais, a outra fica meio termo(nas rapidas que tu fez ele ficou ruim), ate agora o melhor foi o gasolina. volta pra la e vai acertando a mistura, pq ate teu injetor alcool ta zoado... ou seja oque tu tem pra alcool nao ta servido de nada.
eu que tu faria o seguinte, esquece eprom alcool, volta pra gasolina, e faz o pao com ovo! aumenta a vazao e da um pente fino no CO e fica ali mesmo.
pq uma memoria fica gordo demais, a outra fica meio termo(nas rapidas que tu fez ele ficou ruim), ate agora o melhor foi o gasolina. volta pra la e vai acertando a mistura, pq ate teu injetor alcool ta zoado... ou seja oque tu tem pra alcool nao ta servido de nada.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Fariaswolf
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
posso terminar de apertar sim, falta só 30 graus, coy!coy escreveu:Sem querer te confundir, não seria a hora de aproveitar que já está pegando e aquecendo para dar logo o aperto final no cabeçote?
Não quero te confundir, mas como já passei por problemas de "rateios" e carro morrendo (vou pecar por excesso e não por omissão) verifique se vc ligou o fio do sensor de velocidade no alternador.
Sei que o risco de ser apenas isto é muito baixo, mas...
já anotei pra fazer isso assim que aquecer bem, bem lembrado, ia passar em branco.
sobre o sensor VSS, eu lembro de ter parafusado na carcaça do alternador sim...
500EF escreveu:Como eu disse, só toma cuidado com este chip aí, porque se ele for daqueles para conversão p/ álcool, provavelmente joga o avanço do ponto de ignição nas alturas para compensar taxa baixa no motor à gasolina rodando com álcool.
Isso no seu com 14:1 pode ser destrutivo.
Outra coisa que não tinha reparado foi o seu vacumômetro... ele estava morto mesmo?
fui lá agora, deixei aquecer, ele chegou um pouco perto do meio do ponteiro, mas nao acionou a ventoinha. ja tinha passado uns 10 min, e nada de chegar lá no meio , então jumpeei mesmo assim. fui lá e mexi no potenciometro, consegui ajustar pra 1.00, mas oscila, entre 1.00 e 1.09, fica oscilando sem parar.Rafaelo escreveu:o problema é esse! como saber que a eprom é a alcool, e se for de que cilindrada? por isso que é umas merdasss essas ECU OEM qualquer ajuste vira uma filme.
fui lá setei a pistola de ponto, e meti na polia, com a marcação original, os riscos da polia ficam uns 4cm afastados da marcação da capa!
ta totalmente fora, eu virei o distribuidor (tudo) pra cabine, e as marcas subiram bastante, quase marcando uns 3 ou 5º, eu filmei pra vcs verem.
fui lá e voltei a eprom a alcool comprada, e vi denovo a polia, mesma coisa.
depois que eu tirei o jumper da ECU, a WB tornou a marcar 0.70v, 0.75v, ignorando a marcação oscilante de 1.00 / 1.09v.
ai fodels!
fiz mais 2 videos, tão upando pra vcs verem.
posso voltar a eprom a alcool e me basear nela, mas e esse negócio do ponto? não sei se isso é por causa do rebaixamento do cabeçote + comando fora de marcação igual o edu disse, ou se foi a eprom, ou se é problema no distribuidor, mas o distribuidor que tá no carro é o GM original, só com a aranha nova... então não mudou nada.
esqueci de falar,tá uma griladeira forte no cil. 01 ainda.
-
Rafaelo
- MODERADOR
volta pra ecu gasolina e começa do zero que é melhor. la nao grila e nao treme, e a mistura pobre tu da um jeito no CO e pressao ou talvez injetor alcool
essas eprom alcool me parece tudo bixado de conversao na mao.
essas eprom alcool me parece tudo bixado de conversao na mao.
-
Fariaswolf
beleza, volto sim!
e se o problema do bico a alcool fosse só o distribuidor ..., ou algo assim? em todo caso, vou dar uma limpada bruta no bico a alcool, e volto a eprom gasolina, ai se nao acertar nada, eu testo o bico branco. o que vc acha?
e se o problema do bico a alcool fosse só o distribuidor ..., ou algo assim? em todo caso, vou dar uma limpada bruta no bico a alcool, e volto a eprom gasolina, ai se nao acertar nada, eu testo o bico branco. o que vc acha?
-
Rafaelo
- MODERADOR
é verdade, nao tinha pensado nisso. pode ser sim, bom, nao custa tentar em deixar a ECU gasolina + injetor alcool.
faz assim, tenta ECU so gasolina essa alcool ta complicado, o de gasolina tu sabe que ta certo. e parte dae agora em diante, esquece ecu alcool que nao adiantar nada. nem por codigo se pode se basear pq os cara podem pegar a carcaça de um e meter a imagem de outro. dae da aquela mistureba
o a gasolina ate agora achei o melhor, e aquela morrida é pq ta pobre... se acertar isso ta feito.
faz assim, tenta ECU so gasolina essa alcool ta complicado, o de gasolina tu sabe que ta certo. e parte dae agora em diante, esquece ecu alcool que nao adiantar nada. nem por codigo se pode se basear pq os cara podem pegar a carcaça de um e meter a imagem de outro. dae da aquela mistureba
o a gasolina ate agora achei o melhor, e aquela morrida é pq ta pobre... se acertar isso ta feito.
-
Fariaswolf
botei a ecu-gas, parou a vibração, marcou lá de 1.20/Pobre e nem marcha lenta dava.
dai fui lá, jumpeei a central com o carro desligado, virei a chave (Sem dar partida) e mexi no potenciometro, ele estabilizou a marcha lenta, e aceitou um pouco de pisada no acelerador!
esperei esquentar até ligar a ventoinha, fui lá distribuidor, e mexi nele olhando o wideband, tem um momento, que quando eu coloco ele um pouco acima da linha original, ele chega a marcar 1.08 oscilando até 1.15, depois fui no potenciometro, e consegui o minimo, 0.98 oscilando muito forte... oscila de 0.98 até 1.15, as vezes 1.05 até 1.15, fica oscilando, nada fixo, ele não estabiliza, sabe?
eu fiz 3 videos mostrando isso, já posto.
dai fui lá, jumpeei a central com o carro desligado, virei a chave (Sem dar partida) e mexi no potenciometro, ele estabilizou a marcha lenta, e aceitou um pouco de pisada no acelerador!
esperei esquentar até ligar a ventoinha, fui lá distribuidor, e mexi nele olhando o wideband, tem um momento, que quando eu coloco ele um pouco acima da linha original, ele chega a marcar 1.08 oscilando até 1.15, depois fui no potenciometro, e consegui o minimo, 0.98 oscilando muito forte... oscila de 0.98 até 1.15, as vezes 1.05 até 1.15, fica oscilando, nada fixo, ele não estabiliza, sabe?
eu fiz 3 videos mostrando isso, já posto.
-
Rafaelo
- MODERADOR
so no potenciometro nao vai segurar, precisa por mais combustivel de alguma forma, tenta aumentar a pressao da linha, se ainda nao der nem pressao nem CO ae tem que entrar com o injetor alcool e resetar os parametros novamente.
-
Fariaswolf
hahuauhahuahuuhauha esse tópico deveria ser fixado, acho que arrumamos o carro inteiro aqui, desde o zero, praticamente reprojetado, vai pra biblia do monza!
pode deixar, amanhã já faço isso ai, vou tentar colocar quanto, 2.2 bar?
repara nesse video ai, eu acho que é o video que eu mexo no distribuidor, se puder, dá uma olhada.
pode deixar, amanhã já faço isso ai, vou tentar colocar quanto, 2.2 bar?
repara nesse video ai, eu acho que é o video que eu mexo no distribuidor, se puder, dá uma olhada.