500EF escreveu:De tudo que comprei, os itens mais caros foram os 10 parafusos do cabeçote (original GM) por uns 80,00
Eduardo tu trocou a toa os parafusos. teu motor é STD nao? era so limpar e utilizar novamente. ja reaprovetei umas 3X os usados e nao tive problema alguma. essa lenda urbana ja tem anos e pega muita gente, . o tal do parafuso descartável.... ele só é descartavel quando tem algum problema, caso contrario nao... bom, pelo menos estao novos de aparecia agora hehehe.
meu velho é eng mecanico industrial eles trabalham com isso a anos, desde meu avo que era da mesma area de eng, entao tem muito tempo de experiencia, nos temos um controle rigido desde o projeto ate a fabricação das maquinas industrial de grande e pequeno porte que trabalham muito mais intensamente que um cabeçote rsrsrs é 100% fulltime 365 dias ano sem stop elas so param pra manutenção ou reposição de material oque é normal do uso, comentei com ele sobre isso e simplesmente achou ridiculo essa lenda urbana. a mesma coisa que ele me falou, esta no manual técnico do motor.
estando integro os fios de rosca podem ser aproveitado, senao estiver troque uma coisa que pouca gente sabe, eu tb nao sabia... ele me falou semana passada inclusive falamos sobre medidas e tratamento químico em parafusos. o pessoal manda zincar(amarelo) os parafuso pra fica lindos né? pois bem, mal sabem o mal que faz isso, fazendo isso é pedir cisalhamento de cabeça e quebra do mesmo, especialmente parafusos de alto torque. o banho zinco cria microfisuras no metal e quando se aplica torque plimmm, parafusos que nao foram fabricados com zincagem é preciso levar um pre-banho de um outro quimico pra servir de "cama" pro zinco nao corroer o metal. ae sim pode... essa eu nao sabia, eu ia mandar zincar tudo pra deixar "lindio" e meu velho me alertou, so vamos zincar oque ja esta zincado. alias esse produto(graxa de rosca) foi indicaçao dele, tb desconhecia. vale lembrar que isso nao pode ser aplicado onde vai trava quimica, nao é aplicavel em tudo
parafuso estando com rosca limpa, sem ferrugem, com fios intacto, cabeça intacta, é so colocar uma graxa especial pra rosca de parafuso(loctite o mais indicado pela qualidade) e reaplicar novamente, eu quando comprei os meus torks GM paguei isso tb nos 10.
aproveite e compre graxa especial pra parafuso de cabeçote, e nao esqueça do torquimetro.
essa graxa é especial pra alta temperaturas e torque, quando se aplica o torque (nao mente) é 100% confiavel no torquimetro, e pra aflouxar ele (nao trava), ela nao evapora como os cara que poem oleo rsrsrsrs. eu utilizo ela nos motores que faço manutenção como os motores das minhas maquinas motorizadas(especialmente as de bloco de aluminio) e dos carros tb. existe as bisnaga que vende separado por ae marca paralela vai muito bem tb, tem de cobre e aluminio nessa aplicaçao é aluminio. se acha em casa de parafuso e centros de ferramentas.
antigo 1.6
Diego, se os teus estao intactos so limpe, passe a graxa de fio rosca, e torquei, nao precisa trocar. agora se ta pelo menos 1 enferrujado aproveita e manda tudo fora e compre tork GM moderno.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.