Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Amigos, sempre acompanho o forum do Monzeiros apesar de ter tido um Kadett EFI e agora uma Ipanema EFI. De qualquer forma são a mesma família. Sobre o ajuste do ponto de ignição ainda tenho algumas duvidas. Ao seguir os procedimentos para o ajuste, mina duvida é: Ao fazer o jumper, a pistola deve estar seteada com avanço 0, assim o ponto seria a coincidência da marca de 10 graus da polia na referencia da tampa não é? Agora, se a pistola estiver seteada com 10 graus, a coincidência na polia deveria ser em zero graus? Na pratica, comprei um distribuidor de marca paralela mas em uma autorizada(Simpala) de Porto Alegre, e ao instalar, com a pistola seteada em 0 graus, e coincidindo a marca de 10 graus na tampa, o distribuidor fica quase todo girado em direção ao radiador, praticamente ao final do seu curso.
Fiz também o teste seteando um avanço de 10 graus nas pistola, mas seria impossível chegar a marca de 0 pois o curso do distribuidor já chegou ao seu final. Esse procedimento imagino que seria para as polias mais novas que possuem apenas uma marca, como era o meu Kadett 1996, onde pelo que entendi seria a marca 0 graus.
Alguma sugestão?
Abraço a todos
Fiz também o teste seteando um avanço de 10 graus nas pistola, mas seria impossível chegar a marca de 0 pois o curso do distribuidor já chegou ao seu final. Esse procedimento imagino que seria para as polias mais novas que possuem apenas uma marca, como era o meu Kadett 1996, onde pelo que entendi seria a marca 0 graus.
Alguma sugestão?
Abraço a todos
- Carlos A. Freire
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
A marca 10º APMS se a pistola estiver em 0º APMS. Pistola em 10º APMS a marca de 10º APMS ficaria em 0º APMS.
Vale lembrar que para esse ajuste ou conferência, a correia dentada deve estar no ponto correto (sincronismo do motor), o motor deve estar bem aquecido e a ventoinha do radiador deve ter ligada por pelo menos 2 vezes e com motor funcionando fazer o jumper.
Abs,
Carlos Freire
Vale lembrar que para esse ajuste ou conferência, a correia dentada deve estar no ponto correto (sincronismo do motor), o motor deve estar bem aquecido e a ventoinha do radiador deve ter ligada por pelo menos 2 vezes e com motor funcionando fazer o jumper.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Posso colocar o Jumpe na Central com o carro ligado, ou tenho que aquecer. desligar jumpear e ligar novamente?Luiz Carlos (Rio) escreveu:Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic e Multec 700 TBI estão descritos nas dicas a seguir.
- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Le-Jetronic
Veículos sem EZK (Monza Classic até 91 e Monza 500 EF)
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Desligar o avanço à vácuo
- Manter a rotação em 900 RPM (marcha-lenta)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em 8º APMS
- Apertar o distribuidor
- Reconectar o avanço à vácuo
Veículos com EZK
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Manter a rotação em marcha-lenta (850 a 950 RPM)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em:
-8º APMS (Monza MPFI e Kadett GSI)
- Apertar o distribuidor
- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Multec 700 TBI
- Dar partida no motor.
- Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)
- Aumentar a rotação até 2000 RPM.
- Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Apertar o distribuidor.
- Desligar o motor.
- Retirar o jumper AB conector ALDL.
Observem que os procedimentos são diferentes, de acordo com o modelo e ano do Monza.
Abraços
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- Danieldsa15
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Espere a ventoinha ligar 2 vezes, depois desliga, jumpeia e liga novamente! Se jumpear com ele ligado a ventoinha arma automaticamente e vai demorar pra aquecer!teste escreveu:Posso colocar o Jumpe na Central com o carro ligado, ou tenho que aquecer. desligar jumpear e ligar novamente?Luiz Carlos (Rio) escreveu:Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic e Multec 700 TBI estão descritos nas dicas a seguir.
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do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)
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- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
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Observem que os procedimentos são diferentes, de acordo com o modelo e ano do Monza.
Abraços
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
ola monzeiros quero colocar o meu monza no ponto ja fiz todo o proceder deixei a ventuinha arma duas vezes fis o jump mais a ventuinha nao armor quase que fervel o carro o que pode esta errado obrigao 

monza azevedo gls 2.0 1996 gasolina
- waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Azevedo,azevedo escreveu:ola monzeiros quero colocar o meu monza no ponto ja fiz todo o proceder deixei a ventuinha arma duas vezes fis o jump mais a ventuinha nao armor quase que fervel o carro o que pode esta errado obrigao
se o jumper estiver correto e o motor quente a ventoinha tem que funcionar.

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
ola waldir ate tirei esse conector aldl pra ver se estava fazendo certo e esta certo mais ela nao arma com o motor desligado ea chave ligada com painel ligado faço o jump e ela arma a liz de amomalia acende normal ja com motor quente faco o jump ele acelera ela nao arma tiro o jump ela arma
fiz todo proceder que voçe falou
deixei ligase a ventuinha duas vezes
fiz o jump com fusivel de 30 nao com fio achei melhor
mais ela nao ligo
fiz todo proceder que voçe falou
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monza azevedo gls 2.0 1996 gasolina
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Azevedo, não vai armar mesmo... estando o motor desligado (esta é a condição para fazer a leitura do teste lampejante da ignição eletronica)mais ela nao arma com o motor desligado ea chave ligada com painel ligado
EDITADO: Ao fazer o jump com a chave de ignição ligada a Ventoinha é ligada
Informação corrigida logo abaixo pelo Carlos Freire
Se não estiver ligando precisa procurar o defeito pq não está ligando: pode ser o relé e confira os fusíveis L5 e N5
Depois que o motor aquecer (2 vezes acionada a ventoinha) ao fazer o jump a ventoinha vai ligar e a ECU estará em modo de ajuste e sómente sairá do ajuste e desligará a ventoinha quando tirar o jumper
Editado pela última vez por waldir em 21 Mar 2014, 08:24, em um total de 2 vezes.
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