Leocastro escreveu:Esses 10345km rodados dela, é real?
Troquei o painel por um com conta-giros. Tem fotos aí no tópico. Ela já tinha uns 67.000km rodados quando troquei pelo zerado.
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 11 Mar 2014, 20:29
por kaioemmanuel
Tá igual o meu do, Monza, marca 89 mas tem outros 200 escondidos hehehe.. Mas no Monza só tem 5 dígitos né
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 02 Jul 2014, 09:26
por 500EF
Perdi meia-horinha antes de vir para o trabalho hoje para tirar a capa da correia da Blazer e dar uma conferida em uma coisa que tem me deixado encucado há bastante tempo...
Já comentei aqui que apesar de ter torque de trator e da potência máxima original ser a míseros 4.800rpm, depois do upgrade ela sobe forte até ali pelos 5200rpm e morre completamente. Nem compensa esticar mais, porque perde muito tempo mesmo.
Eu tinha desconfiança de pelo rebaixo total de 2,7mm (2 do cabeçote e 0,7 da junta) o ponto do comando ficasse tão fora que na montagem eles tivessem deixado no dente adiantado.
Tirei a capa e mesmo sem desmontar o peito-de-aço para ter visão melhor por baixo, tirei fotos das marcações das polias do virabrequim e do comando.
Resultado. Fica meio dente fora do enquadramento original, para lá ou para cá. E realmente como está ficou meio dente adiantado.
Depois vou fazer um teste jogando meio dente atrasado e por último apelar para uma "regulável" (já tenho uma guardada) para deixar o comando na posição correta em relação ao virabrequim.
Photoshop tosco de onde ficaria a marcação se pular um dente para o sentido anti-horário (atrasado):
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 02 Jul 2014, 16:27
por José Leal
Pela foto, parece que montaram o comando um dente adiantado e não que esse dente tenha ficado adiantado pelo rebaixo do cabeçote. Veja, numa montagem mais tosca ainda:
É por isso que a Blazer tá andando tão bem em baixa.
A não ser que pela perspectiva que vc tirou a foto, tenha dado essa impressão.
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 02 Jul 2014, 16:40
por 500EF
Sua linha vermelha dá "meio dente", José.
Um dente para trás vai na posição que fiz na montagem aí em cima.
Observe que a marca da capa fica no meio das duas...
Edit:
Fiz uma nova montagem, usando sua idéia, passando uma linha vermelha entre a marcação da capa e o centro do parafuso da polia.
Clicando nela, aumenta um pouco o zoom.
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 02 Jul 2014, 18:36
por José Leal
Eu tentei passar a linha vermelha pelo centro da marca na capa e pelo centro do parafuso do comando.
Mas desconsidere a questão do dente. Estava pensando nos dentes da correia...
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 02 Jul 2014, 20:34
por 500EF
Da nada nao... Isso engana mesmo... Hehehe
Perdi mais uma horinha quando cheguei do trabalho e acabei de colocar a polia nela. Enquadrei o comando na posicao original, usando a polia original sem a correia e sem o parafuso (posicionado apenas pela chaveta) como referencia e depois coloquei a regulavel no lugar, sem tirar o comando da posicao e girei a parte externa ate os dentes puxarem a correia e deixa-la esticada.
Tirei fotos... Amanha eu posto...
Terminei de montar tudo e funcionei o motor, ainda com ela parada.
Se der tempo, amanha dou uma voltinha para testar...
Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool
Enviado: 03 Jul 2014, 09:13
por 500EF
A voltinha teve que ficar para outra hora. Tive que sair cedo...
Fotos de ontem à noite:
Polia original na posição
Polia regulável:
Polia regulável colocada mantendo a posição do comando com a polia original alinhada com a marcação e depois girando a parte externa no sentido anti-horário para tensionar a correia do lado direito:
Polia do virabrequim na posição:
Primeiro funcionamento do motor com a polia regulável. Ele estava parado há alguns meses, mas pegou facilmente, na segunda batida na chave. Só liguei e já fui lá na frente ver se estava tudo certo e fazer o vídeo.