Buenas povo!
E a coisa está indo, hehehe
Comprado o carburador, já temos um novo coração naquele motor, tinindo em folha! Consegui comprar o original dele:
Esse era o danado clandestino:
E acabamos trocando também a bomba do combustível, que também achei a Brosol original, tendo finalmente aposentado esta pobre coitada depois de quase trinta anos de trabalho, hehehe:
Tudo pronto, até parece um motor descente agora:
Carburação feita, achei que era só passeio, faltando apenas a parte interna. Ledo engano. Na verdade, tirei o carro do mecânico e não consegui chegar em casa, tendo que deixar o carro no trabalho (mais perto de onde eu estava) e acabando com a minha alegria... Depois de rodar alguns quilômetros, o carro parecia que ficava sem combustível, como se estivesse seco. Parei e, por suposta sorte, tinha um galãozinho para transporte de combustível no porta-malas do carro, o que pensei iria salvar a noite. Errado de novo. Reabastecido, o carro continuou na mesma, girava o arranque, mas sem sinal de combustível explodindo... Insisti até que, do nada, ele pegou, mas falhando muito, sempre que o giro caia. Ao fim e ao passo, indignado por ter trocado toda a admissão do carro, no dia seguinte consegui chegar em casa, sempre cuidando para não baixar a rotação. Segunda-feira de manhã já estava no mecânico de volta, que tascou o diagnóstico já no meio da tarde: linha de combustível obstruída por sujeira, o que me causou algum espanto, considerando que tinha mandado limpar o tanque justamente com medo que isso ocorresse. Hoje já peguei o carro de volta, aparentemente mais disposto e, principalmente, sem falhar. A ver. Outro acontecido foi que, do nada, o pisca do lado direito disparava, assim como a cigarra do aviso do farol aceso do nada voltou a funcionar. Manias de um carro antigo, adoram deixar de funcionar ou passar a funcionar algo que não funcionava assim, do nada, hehehe...
De resto, ainda feliz com o trabalho, seguem algumas fotos do glorioso:
Interessante foi quando fui buscar o carro no trabalho. Quando criança, adorava o Monza por achá-lo enorme, até porque meu velho teve modestos Chevettes e Chevys naqueles tempos áureos. Lembro das vezes em que "convencia" o meu avô a me deixar lavá-lo, que tinha que ficar na ponta dos pés para passar um pano no teto. Hoje, do lado da Sorento, ele parece quase um carrinho em miniatura, hehehe:
Ah, outra vitória ao longo da semana: achei o friso da calha, pelo qual acabei pagando quase o dobro de alguns usados que encontrei no ML, mas zero bala, embaladinho e na minha mão:
Quero mandar instalar ele (pensei em eu mesmo colocar, mas fiquei com medo de estragá-lo) quando for buscar as calotinhas das rodas.
De outro lado, surgiu um detalhe que até então não tinha prestado atenção: a polaina dianteira esquerda dele está amassada! Pior que, como não tinha notado antes e tendo me chamado a atenção como chamou, pensei que se tratava de uma avaria do mecânico, mas, por sorte, assim que pude, conferi fotos antigas e confirmei que já tinha pego assim:
De outro lado, percebi falhas na pintura. A turma não isolou direito as partes a serem pintadas e já notei que andaram passando a pistola sobre aqueles acabamentos que fim logo abaixo do farol, no fundo, naquele friso no assoalho do carro e, o mais triste, no friso do para-lama direito dianteiro dele:
De resto, agora vou para o interior e detalhes. Andando mais com o carro, estou tendo condições de perceber melhor o que está faltando ou não nele, bem como cogitar o que daria para restarar. O primeiro passo vai ser dar uma bela limpeza no interior, estou atrás de alguém especializado e que tenha aquela máquina extrusora que o Eduardo Saura usou naquele vídeo dele. Com tudo limpo e banco do motora e painéis laterais traseiros refeitos, vou tentar restaurar algumas peças plásticas com um produto que comprei nos EUA, trocar o botão do farol e então fazer o levantamento do que falta. Claro, algumas coisinhas vou ver se consigo encaixar no meio do processo, já coloquei troquei a lente da luz de salão por uma original e coloquei as capinhas das porcas que seguram os limpadores de para-brisa e quero ver se os regulo melhor. E por ae vou indo.
Por fim, queria agradecer mais uma vez as dicas que o pessoal vem dando, inclusive quero ver o lance do chaveiro, como propôs o GMR para resolver o lance da chave da ignição, que descobri me incomodar demais da conta, hehehe!
[]'s,
Lrucks.