Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Atualização/Novidades sobre o Arrefecimento!!! :D

Meu pai comentou que conseguiu tirar a tampa da Válvula Termostática. DIsse que encontrou muita sujeira, muita mesmo! E muito resquício de cola/silicone que usaram pra vedar a tampa.

Com a VT fora, ele lavou ela com água e tentou mexer com os dedos pra ver o funcionamento. Como o velho achou que ela tava muito "áspera", ele passou óleo Singer nela pra dar uma melhorada! :lol: Tadinho...

Mas OK, pelo menos foi o que o velho deduziu e pode fazer com muita boa vontade... !!! Isso me deixou satisfeito, pois ele comentou com mto ânimo de poder tentar ajudar de alguma maneira.

Meu pai comentou também que raspou toda a cola velha, limpou o o-ring de vedação e instalou lá. Não encontrou vazamentos e saiu pra fazer uns testes.

- Subiu a Barão Homem de Melo (os de BH conhecem essa avenida) e desceu. Disse que passou a escutar a ventoinha armando, e não percebeu se ela desligou. Parou num supermercado no "pé" dessa avenida, fez umas comprinhas e checou o estado da tampa do arrefecimento - que era onde saia um volume mto grande de água e vapor.

NÃO ENCONTROU NADA!!! :D

- VOltou pra casa e nada de superaquecer. Mas ao checar o sistema, viu merejando um pouco de água da tampa. Esperou abaixar a temperatura, e ao abrir lentamente, notou sair um pouco de água. Mas NEM SE COMPARA ao que tava antes... Ele falou que não passou do meio no instrumento do painel e não escutou a água borbulhando dentro do sistema, nem antes de abrir a tampa, e nem depois disso!

Ou seja, a VT tá sim sendo responsável pelos superaquecimentos!!! E fiquei muito satisfeito de saber disso!

Então amanhã ele vai abrir denovo e retira-la, conforme conversamos. Em seguida vai na casa da minha avó na Pampulha (22km distante de "casa") e ver o comportamento do arrefecimento. Pedi até que arriscasse ligar o ar condicionado pra ver como se comportará!

Creio que se ainda merejar água, pode ser que haja obstrução no radiador. Ainda mais pelo fato do meu pai ter comentado que na sede da VT tinha muuuuuuuita sujeira. Então como alí no radiador é estreito pela tubulação, não duvido que tenha algo ali que não era pra estar! heheheheh!!! - Mas isso será só quando eu voltar. Quero eu mesmo poder saca-lo fora e limpa-lo por dentro.

Creio que se não merejar água pela tampa, então o problema deve tá 80 a 90% resolvido!!! Vou me dar mto por satisfeito para que o problema de superaquecimento nas idas e vindas do meu Pai no Detran de BH não faça f0der o motor mais uma vez com maaaaais um superaquecimento!!! Meu pai não tá usando o Monza no dia a dia, ele tem o Scenic véio dele, e com isso, até Julho o carro vai ficar bem parado mesmo. Daí posso deixa-lo hibernando até eu voltar...

Quero voltar logooooooooo!!!!!!!

Abraços!

Robson Lott

PS.: Daí amanhã posto aqui o resultado do teste de 50 km!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

uma boa luz no fim do tunel :smt023

agora rapaz só contenha sua ansiedade em voltar pra cá pra usar o Monzão, quando vc menos esperar Julho já tá ai :wink:
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Robson Lott escreveu:Fala conterrâneo! Deu pra ver que vc tá na correria... respondendo pelo celular, uai! hehehehehe!!!

Cara, obrigado!!!!

Eu tenho uma vontade de retornar pro Brasil e pegar logo esse carro pra dar um trato. Não tenho condições de restaura-lo, infelizmente. Então o foco será na parte mecânica e elétrica pra poder aproveitar ele "de dentro", sabe... Já tirei o carpete e lavei, agora eh tempo e paciência pra tirar os bancos e LAVAR os forros. Já limpei, mas acho que lavar vai ser melhor.

Sobre o lance do cabeçote, como pode ver no libro acima, ao que tudo indica não será necessário me preocupar com a abertura desse motor... agora! Sei que pra questões de prevenção e riscos menores seria bom se eu abrisse, mas a minha situação ($$$), tempo ($$$) e distância ($$$) não vai me permitir esse "luxo"...

Claro que não descarto essa possibilidade, mas se eu chegar, abrir as velas, testar compressão (VOU PRECISAR DE UMA INDICAÇÃO SUA!), enxergar os cilindros e não tiver nada, vou ter que deixar esse motor fechadinho! Só cuidar do arrefecimento, elétrica e outros...

O ponto atrasado se mede somente por pistola, né!? Mesmo esse distribuidor sendo com bobina impulsora e o EZ-K monitorando, pode ficar fora do ponto né...

Alí, seguramente a VT tá fazendo seu papel de avacalhar com esse motor e fazer os superaquecimentos, sabe... isso é fato! Mas seguramente em Julho vou checar esses outros detalhes...

Um abração!

Robson Lott
Este distribuidor tem sensor hall. As curvas de avanco sao realmente mapeadas pelo modulo digital Ezk. Mas o ponto inicial e ajustado como nos antigos.

Tambem seria bom conferir ao sincronismo das polias da correia dentada quando for ver isso.

Mas, resolvendo a questao do aquecimento, o resto voce vai arrumando com calma quando voltar.

E quem sabe se der uma voltinha no meu le-jetronic apimentadinho nao anima a fazer um igual futuramente... Hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Robson Lott

RBMartins escreveu:uma boa luz no fim do tunel :smt023

agora rapaz só contenha sua ansiedade em voltar pra cá pra usar o Monzão, quando vc menos esperar Julho já tá ai :wink:
Opa! Se é! heehheheeh!!!

Cara, tô tentando, juro! Mas tá fod@ segurar a onda...

Abraço!!!
500EF escreveu:
Este distribuidor tem sensor hall. As curvas de avanco sao realmente mapeadas pelo modulo digital Ezk. Mas o ponto inicial e ajustado como nos antigos.

Tambem seria bom conferir ao sincronismo das polias da correia dentada quando for ver isso.

Mas, resolvendo a questao do aquecimento, o resto voce vai arrumando com calma quando voltar.

E quem sabe se der uma voltinha no meu le-jetronic apimentadinho nao anima a fazer um igual futuramente... Hehehe
Ah, poxa... Sensor Hall, Bobina Impulsora, HEI, tudo a merma coisa! :lol:
Então a questão do ponto inicial (o de base) é ajustado de qual maneira? Seria bom se ele tivesse certo mesmo.

O sincronismo das polias está OK, foi checado em Porto Alegre e creio não ter problemas. O único problema da dentada é a tensão que não está de acordo. A agulha/ponteiro de referência tá marcando mais tensão, e pra regular isso, teria que verificar pela excentricidade da bomba dágua, o que acho ser mais chatinho.....

Opa! Vai ser um prazer! Não vou de fralda geriátrica, vou de camisinha! kkkkkkkkkk!!!!!

Assim que tiver uma certa "necessidade" (vontade e $$$) pra eu sacar fora o cabeçote, certamente estará no plano, arregaçar os bicos e passar pra álcool. Aí sim! :D

Abraços!!!

Imagem
Robson Lott

Atualização!!!

Então meu pai sacou fora a Válvula Termostática hoje. Afim de diagnosticar o comportamento do sistema de arrefecimento com essa particularidade, o velho foi do Grajaú até o Leroy Merlin de Contagem. Falou que percebeu na metade do caminho a ventoinha armar e não desarmou enquanto ele desligou o carro. Mas não tinha barulho de água fervendo, não tava saindo água/vapor pela tampa.

Assim que meu pai foi retornar no estacionamento 20 minutos depois, viu que tinha uma poça de uns 30cm de diâmetro no chão, no rumo do reservatório.
Ele conferiu se o nível ainda tava bom apenas balançando o carro e saiu de lá pra ir numa outra Leroy Merlin, dessa vez no lado norte de BH.

Pra quem conhece, ele pegou o anel rodoviário e subiu atéeééé´lá em Nova Lima pra chegar nesse outra Leroy.

Ele comentou que puxou beeeeeem o motor, exigiu bastante naquelas subidas onde o Rettore tem o costume de rebocar uns Overbosta e ao chegar lá em cima, nenhum comportamento estranho no Monza... Subiu com primazia!

Estacionou o carro e em seguida, mais uns 20 min q ele voltou pra ir embora, nem poça de água não tinha. Nada!

Diante dessa experiência, tenho certeza que assim que eu voltar, a VT e a tampa do reservatórios serão trocadas. Vou testar o cebolão e talvez troca-lo também. E queria também sacar fora o radiador pra fazer uma limpeza com pressão de água no sentido inverso. Q q vcs acham? Pelas fotos que tirei quando estive aí, me parece que esse radiador não é mais o original. Não tem como saber sua idade nem a forma que ele foi utilizado (somente água, aditivo, etc), mas não deve ser velho, o que acredito ser fácil e de baixíssimo risco poder fazer uma limpeza nele e ele ficar 100%.

Acho que o Monzão tá ficando quase pronto pra ficar hibernado. Tomara que até o Carnaval meu amigo advogado consiga me ajudar a resolver a questão da numeração do motor. Tomra!!! Não vejo a hora de pedir ao meu pai pra botar um anti-mofo dentro, fechar as janelas, desconectar a bateria, por uma capa e deixar o velho Monza num sono de temporada! :D

Abraços!!!

Robson Lott

Imagem
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Que beleza hein? parece que era isso mesmo, ainda bem que era "simples"! 8)
Só completar o tanque com Podium (pra não estragar nesses meses) e hibernar o garoto então :smt023
Monza: SL/E 1993
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por cristianopw »

Cara, depois de passar o fds inteiro lendo o tópico do teu velho VCD, encontrei o do velho Monza, a qual já o li por inteiro também :smt023

Antes de tudo, parabéns pela máquina! Com jeito e um carinho, ele volta a glória! Cara, mata a minha curiosidade: entre o Monza e o VCD, tem muita diferença entre eles? Te pergunto isso pois estou namorando um VCD AUTOMÁTICO (link abaixo).

http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-san ... p=1&xtcr=3

Vi sobre teus problemas com o super-aquecimento, eu tive exatamente o mesmo problema no meu Monza. Troquei bomba d'água, mangueiras, fluidos, tirei VT... e nada! O defeito? RADIADOR. :smt010 Comprei um DEPLHI novo, e resolveu o problema. Mas esse radiador não durou 1 ano também. Mês passado ele furou do lado da ventoinha (e nunca foi batido, nem nada) e entortou :smt017. Diagnóstico? Aditivo RADIEX corroeu o radiador por dentro, e o funcionamento da ventoinha fez com que entortasse o mesmo :smt021. Dessa vez, coloquei um radiador Visconde com o aditivo da Multifix, aquele cor de rosa.

Sobre o vazamento de água, também tive esse problema, mas no meu caso, eram uma mangueira plástica/borracha que fica abaixo do coletor e que sai/entra do bloco do motor. Quando o sistema pegava pressão, ela vazava. Pede pro teu pai dar uma olhada nisso, pode estar aí o defeito.

De mais, parabéns pelo carro, e sigo aqui, acompanhando todas as atualizações :smt023
Editado pela última vez por cristianopw em 26 Jan 2015, 12:22, em um total de 1 vez.
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
Robson Lott

Surfin escreveu:Que beleza hein? parece que era isso mesmo, ainda bem que era "simples"! 8)
Só completar o tanque com Podium (pra não estragar nesses meses) e hibernar o garoto então :smt023
Fala Surfin,

Opa! Tomara que seja mais ou menos isso mesmo! hehehehe!!! Mas de qualquer maneira, o olho do dono é que vai procurar atentamente algum possível vazamento, principalmente nos locais mais crônicos (cavalete da VT, tubo de distribuição atrás do bloco, etc...)

Ótima sugestão, mas creio que vou deixar na aditivada mesmo, ainda mais que a nossa amigona lá de Brasília nos presenteou com um put@ aumento da gasolina, né... :smt021

Obrigadão!!!
Abraços,
Robson
cristianopw escreveu:Cara, depois de passar o fds inteiro lendo o tópico do teu velho VCD, encontrei o do velho Monza, a qual já o li por inteiro também :smt023

Antes de tudo, parabéns pela máquina! Com jeito e um carinho, ele volta a glória! Cara, mata a minha curiosidade: entre o Monza e o VCD, tem muita diferença entre eles? Te pergunto isso pois estou namorando um VCD AUTOMÁTICO (link abaixo).

http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-san ... p=1&xtcr=3

Vi sobre teus problemas com o super-aquecimento, eu tive exatamente o mesmo problema no meu Monza. Troquei bomba d'água, mangueira, fluidos, tirei VT... e nada! O defeito? RADIADOR. :smt010 Comprei um DEPLHI novo, e resolveu o problema.

Sobre o vazamento de água, também tive esse problema, mas no meu caso, eram uma mangueira plástica/borracha que fica abaixo do coletor e que sai/entra do bloco do motor. Quando o sistema pegava pressão, ela vazava. Pede pro teu pai dar uma olhada nisso, pode estar aí o defeito.

De mais, parabéns pelo carro, e sigo aqui, acompanhando todas as atualizações :smt023
Caraaaajo, Cristiano! Vc teve coragem de ler tudo?????? :smt030 C é louco! hahahahaha!!!

Obrigado, meu caro. Valeu mesmo pela força!

Entre ele e o Vectra..... Putz... Difícil pergunta!

O Monza é emocional, o Vectra, racional.
Com o Vectra, eu usei, abusei, cuidei, e usei mais um bocado. Só não tanto quanto o Corsa Sedan GLS 1.6 16v 98 que tive antes, esse eu fui pra Brasília com ele, pra Curitiba, pra RJ... mas o vendí pra ter o gosto de fazer o mesmo no Vectra! E O FIZ! Tanto que a viagem de 8.300km até o Ecuador não foi "pouca merd@" não, sabe...
O Vectra era um carro excepcional e raro! Muito raro! Chamava muita atenção por quem gosta de carro véio! hehehehehe!!! E aqui no Ecuador eu mesmo o poli no braço com aquelas várias lixas e aqueles vários polidores. O carro ficou lindo! E não tinha quase nada pra arrumar nele, era extremamente confiável. Mas a AT dele passou a parar de engatar a ré, mas hoje o Malagoli deu um jeito, pois parece que é um problema elétrico.
No mais, antes de te-lo, era o Corsa, antes o Monza Class 93 e antes o SL/E.

Então o Vectra eu digo que é um carro de mais tecnologia, um Monza aprimorado. Eu gostava da porta dele com acabamento aerodinâmico, gostava do torque e potência bem distribuidos naquela transmissãozinha automática, gostava da suspensão "de Monza" tanto na diant. quanto no eixo de torção na traseira. Dava gosto de andar naquele carro. E o consumo era condizente com o porte, peso e uso que eu fazia com aquele powertrain: 12,5km/L na estrada e 6,5km/L na cidade - médias, ok!? Os freios eu achava bons, mas como o comprei com o conj. servo-freio + cil. mestre originais já cansadinhos, não achava eles suuuuuuper bons não, sabe... mas eram mto seguros e o mais importante: preditivos! Mas a dirigibilidade dele é mtooooo parecida com a do Monza, em termos de desempenho, suspensão e proporçoes.

O Monza é emocional! Depois da experiência do Vectra e agora do Golf, vejo que o Monza é antiguinho, mas é o que me dá prazer naquele carro.
Um parabrisas mais quadrado e em pé, o painel com controles de avião, as portas com estrutura exposta, o som nhoooooonnn na hora de girar a chave na porta, a embreagem, a hora que o arranque faz o motor pegar...... tudo é emocional!!! heehehehehe!!! Mas mesmo assim, com a experiência de poucos dias, porém muuuuitos KMs rodados, mostram um encaixe perfeito pra aquilo que eu gostaria de ter, aquilo que eu sempre sonhei em voltar a ter e desfrutar de cada momento.

Isso me remeteve ao caso que contei antes nesse post: quando eu saí de Porto Alegre de madrugada e peguei a Freeway sozinho, com minha esposa ao lado e o rádio só aceso nos botões... Deu um clima de confiança, de prazer muuuuuuuuito bom! Brincava com os farios dele, com os golpes lentos e precisos ao mudar de faixa, às aceleradas... tudo foi marcante naquele momento! Infelizmente depois o tempo esquentou e a falta do A/C somada à coifa da haste do trambulador fez com q o carro ficasse um fooooooorno no litoral sul brasileiro... ai o encanto foi deixado de lado... hehehehehe!!

Enfim...... acho que atualmente o Monza q vc tem é um excelente exemplar! Mas ele n tem A/C, né!? Hj em dia parece q tá virando necessidade saporra... então se vc fosse passar esse bege pra frente pra poder abraçar o Vectra, creio que vc vá gostar do "novo-Monza", viu... Mas se prepare. A geração 93-96 é chatinha... não impossível como um Citroen AX, :lol: mas se gosta de usar o carro e quiser bota-lo pro uso pra curti-lo, esteja ciente de que o carro aguenta! Mas o risco de tomar uma batida vai te fazer brincar de garimpar pra encontrar farois, lanternas, neblinas, essas coisas... Tirando isso, tudo dele de reposição é Monza/Kadett/Vectra-B/Ômega.
Não tô te passando medo, não é pra vc deixar o carro sobre cavaletes, sempre incentivo o contrário! Mas se um dia vc ter um, sempre tenha em mente poder juntar as peças q encontrar como estoque de reposição pessoal - recomendo! E no eBay europeu tem tudo à preços acessíveis tb, poxa......

Agora, esse exemplar em si tá mto lindo! Tá conservado também, e acho que o preço infelizmente tá condizente com a raridade do estado e originalidade. Vc encontra outros a preços mais baixos, mas talvez tenha que fazer umas viagenzinhas pra ir buscar, igual fiz com o Vectra (em SP) e o Monza Classic (aí no Sul - Arroio dos Ratos).

Qualquer coisa, tô à disposição!

Abraços!

Robson Lott