EM CONTINUIDADE À OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO DO MODULO HEI COLOCADO NA "CHURRASQUEIRA"
E AFERIÇÃO DE TEMPERATURA
Na tabela abaixo os
apontamentos de temperatura num trajeto de 10Km ida e volta, sendo que após as 17:45 é sob congestionamento constante (ida e volta)
Com esta tabela chega-se à 3 conclusões que o HEI sob voltagem de 13,8V à 14,2V transfere ao dissipador 33 a 38ºC com picos de 40, 44 e 50ºC
1.0 - Considerando que encapsulado no distribuidor o HEI recebe do cabeçote 80ºC (medido anteriormente) ( + ) mais 50ºC de pico chega a atingir
130ºC que é próximo do limite de temperatura dos transistores de potência da MTE por exemplo. Por observação os da Delphi e Marelli devem aguentar cerca de 200ºC
1.1 - Porém, como já foi dito a temperatura não é a principal causa de queima dos módulos Hei, mas sim pode ser decorrente da tensão. O motivo principal é a tensão/voltagem acima dos 14,5V por falha do regulador de voltagem que é transformado em calor e dissipado pelo transistor de potência por um tempo, mas, certamente na faixa critica de trabalho.
2.0 - Pode-se trabalhar com o modulo Hei somente com um bom dissipador (sem cooler) que a temperatura na maior parte do tempo ficará aquém dos 80ºC do cabeçote
2.1 -
Esta informação é válida somente para os módulos instalados na "churrasqueira"
2.2 - Os módulos instalados no compartimento do motor, com ou sem cooler trabalharão na maior parte do tempo próximo a 80ºC como foi demonstrado em tabelas anteriores, devido a ventoinha de arrefecimento do radiador agregar temperatura no dissipador dedicado ao HEI.
3.0 - O funcionamento do HEI com dissipador + (cooler ventilando) instalados na "churrasqueira" manterá a temperatura próximo a do ambiente externo e às vezes até 3ºC mais baixo. Isto é, mantida a tensão entre 13,5V à 14,3V. Acima disso mais calor será transferido ao dissipador que ainda poderá manter a "saúde" do Hei, até que outros componentes do circuito resistores smd e CI sejam danificados pela tensão alta.
Discussão em aberto
Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando
INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 -
Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$35,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$100,00 do M. Marelli; R$ 75,00 do MTE).
waldir
22.08.14