Re: Ignição CDI e as mitos da cmracing
Enviado: 01 Fev 2013, 09:56
Espera aí, Rafa, você está se perdendo em conceitos de eletrônica...
Se o valor de resistência dentro da câmara de combustão fosse uma variável de valor fixo, eu concordo contigo, pois a tensão seria só a necessária para vencer a resistência do ar, porém dentro da câmara de combustão existe N fatores que fazem isso se alterar de muitas maneiras, a começar pela presença de líquidos, ou seja, umidade, a compressão elevada do motor, e ainda existe o fato que, para iniciar a ignição dos gases presentes dentro da câmara a tensão pode ser menor, porém no momento em que dá a partida a chama, e ainda é necessário queimar os gases, a tensão deve ser maior.
Esse valor de quanta tensão é necessária para que a combustão seja correta, não é uma coisa fácil de saber, até mesmo os engenheiros dos fabricantes de sistemas de ignição não conseguem calcular isso de maneira precisa, hoje, eles chegam MUITO próximos do valor, digo hoje de uns 5 anos pra cá.
Veja o monza, é sábio que a ignição dele, é um fiasco, que se melhorarmos o sistema de ignição dele, a queima fica muito melhor. O sistema original é ruim?
Não estou dizendo isso, digo que é suficiente para o motor e atender o mesmo, porém não é o melhor que temos hoje, e está bem longe de ser.
Existe N maneiras de melhorar o sistema de ignição de um motor, seja usando velas com eletrodos de gap maior, necessitando de um sistema de ignição mais potente, seja com mais de um eletrodo por vela, também precisando de mais potência.
Ou então como nos alfa romeu, no honda fit, onde existem mais de uma vela por cilindro, são duas, para que? Pra melhorar a ignição...
Garanto pra você que se, tirar uma das velas o motor vai girar da mesma maneira, porém não vai rodar liso como rodaria se tivesse com as duas velas...
Digo por experiência do meu pai que tem um Fit 2006, ele mandou trocarem as velas, e esqueceram de trocar as de trás do cabeçote, resultado? O carro dá leves falhadas pra arrancar, no momento em que a borboleta abre bruscamente, ele só não falha mais, porque a borboleta é eletrônica, pois se fosse a cabo, seria bem pior...
Cara esse assunto é um assunto MUITO complexo que exige muito conhecimento prático, não adianta ficarmos aqui discutindo, se agente NUNCA colocou a mão num motor e fuçar no sistema de ignição...
Se não fosse bom, o FIT e tantos outros carros não teriam uma bobina para cada vela, plugado já na traseira da vela... Isso pra que as bobinas esquentem menos comparado ao sistema de uma bobina só, menos perdas de tensão por culpa de cabos ruins, ou cabos com resistência alterada. E lógico, potência maior...
Se o valor de resistência dentro da câmara de combustão fosse uma variável de valor fixo, eu concordo contigo, pois a tensão seria só a necessária para vencer a resistência do ar, porém dentro da câmara de combustão existe N fatores que fazem isso se alterar de muitas maneiras, a começar pela presença de líquidos, ou seja, umidade, a compressão elevada do motor, e ainda existe o fato que, para iniciar a ignição dos gases presentes dentro da câmara a tensão pode ser menor, porém no momento em que dá a partida a chama, e ainda é necessário queimar os gases, a tensão deve ser maior.
Esse valor de quanta tensão é necessária para que a combustão seja correta, não é uma coisa fácil de saber, até mesmo os engenheiros dos fabricantes de sistemas de ignição não conseguem calcular isso de maneira precisa, hoje, eles chegam MUITO próximos do valor, digo hoje de uns 5 anos pra cá.
Veja o monza, é sábio que a ignição dele, é um fiasco, que se melhorarmos o sistema de ignição dele, a queima fica muito melhor. O sistema original é ruim?
Não estou dizendo isso, digo que é suficiente para o motor e atender o mesmo, porém não é o melhor que temos hoje, e está bem longe de ser.
Existe N maneiras de melhorar o sistema de ignição de um motor, seja usando velas com eletrodos de gap maior, necessitando de um sistema de ignição mais potente, seja com mais de um eletrodo por vela, também precisando de mais potência.
Ou então como nos alfa romeu, no honda fit, onde existem mais de uma vela por cilindro, são duas, para que? Pra melhorar a ignição...
Garanto pra você que se, tirar uma das velas o motor vai girar da mesma maneira, porém não vai rodar liso como rodaria se tivesse com as duas velas...
Digo por experiência do meu pai que tem um Fit 2006, ele mandou trocarem as velas, e esqueceram de trocar as de trás do cabeçote, resultado? O carro dá leves falhadas pra arrancar, no momento em que a borboleta abre bruscamente, ele só não falha mais, porque a borboleta é eletrônica, pois se fosse a cabo, seria bem pior...
Cara esse assunto é um assunto MUITO complexo que exige muito conhecimento prático, não adianta ficarmos aqui discutindo, se agente NUNCA colocou a mão num motor e fuçar no sistema de ignição...
Se não fosse bom, o FIT e tantos outros carros não teriam uma bobina para cada vela, plugado já na traseira da vela... Isso pra que as bobinas esquentem menos comparado ao sistema de uma bobina só, menos perdas de tensão por culpa de cabos ruins, ou cabos com resistência alterada. E lógico, potência maior...