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Re: CONSUMO!!!

Enviado: 15 Fev 2008, 11:20
por 500EF
Em carros que têm computador de bordo é possível ver o que vocês estão falando.

A melhor condição para economia, sempre é a de velocidade constante. Quanto a isso não há dúvidas.

Portanto, por exemplo, aqui em BH a maioria das ruas e avenidas tem limite de 60 km/h. Se eu mantiver os 60 constantes em terceira marcha (perto dos 3.000, se não me engano), o consumo é maior que se eu jogar a quarta (2.000 rpm).

Isso é possível porque o motor do monza tem torque abundante já a partir dos 2000.

Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 15 Fev 2008, 11:59
por Diego Rodrigues
500EF escreveu: Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
pois é, retomando mais rápido você sai logo daquela situação e volta à sua velocidade constante em menos tempo.

PREEEEGUNTA: o que é melhor: passar 2 minutos subindo uma ladeira com o carro a 60 km/h com o pé atolado ou dar uma esticada antes até uns 80 ou 100 precisando acelerar só até a metade da ladeira, tirando o pé e aproveitando o embalo do carro pra terminar de subir só mantendo o pé de leve no acelerador e subir a ladeira em 1 minuto?

rsrs! esse papo é de boteco mesmo. hauhauaauua! não acaba nunca.... :smt023 :smt023 :smt023

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 15 Fev 2008, 12:43
por gabrielbacelar
Diego Rodrigues escreveu:
500EF escreveu: Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
pois é, retomando mais rápido você sai logo daquela situação e volta à sua velocidade constante em menos tempo.

PREEEEGUNTA: o que é melhor: passar 2 minutos subindo uma ladeira com o carro a 60 km/h com o pé atolado ou dar uma esticada antes até uns 80 ou 100 precisando acelerar só até a metade da ladeira, tirando o pé e aproveitando o embalo do carro pra terminar de subir só mantendo o pé de leve no acelerador e subir a ladeira em 1 minuto?

rsrs! esse papo é de boteco mesmo. hauhauaauua! não acaba nunca.... :smt023 :smt023 :smt023
é verdade. só ta faltando a 'Ampola'.
500EF escreveu:Em carros que têm computador de bordo é possível ver o que vocês estão falando.

A melhor condição para economia, sempre é a de velocidade constante. Quanto a isso não há dúvidas.

Portanto, por exemplo, aqui em BH a maioria das ruas e avenidas tem limite de 60 km/h. Se eu mantiver os 60 constantes em terceira marcha (perto dos 3.000, se não me engano), o consumo é maior que se eu jogar a quarta (2.000 rpm).

Isso é possível porque o motor do monza tem torque abundante já a partir dos 2000.

Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
po. isso que eu queria um CB pra ver isso na pratica. só na teoria fica muito vago. tenho que arrumar um logo. :smt028

entao. o melhor é realmente andar na constante em 2000 rpm. ir acelerando pouco ate entre 2500 e 3000 pra entao mudar a marcha. é isso?
eu sempre tento fazer isso, sempre de olho no econometro (consumometro, sei lá como é o nome) pra tentar nao deixar ele subir nada. sempre ando com ele lá embaixo.

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 18 Fev 2008, 09:22
por TheRipper
Diego Rodrigues escreveu: se fosse um carro carburado, acho que essa técnica seria pior ainda, pois o fato de você mergulhar o pé no fundo injeta mais combustível que o necessário. digo isso por experiência própria com meu ex-6 canecos. ao pisar gradualmente no acelerador a quantidade de combustível injetado vai aumentando conforme a aspiração de ar. mas caso você dê uma pisada rápida (não importa se só um pouco ou até o fundo) uma quantidade extra de combustível é injetada. quando eu arrancava com o opala, no giro baixo o ideal era manter pouco pé no acelerador no início e ir acelerando o pé com leves "quicadas" pra injetar um extra. no alto giro, chegando perto do limite, quando o carro começa a diminuir a velocidade de subida de giro eu dava mais umas quicadas e dava pra perceber a resposta do motor...

...também acredito que a injeção eletrônica manda sempre a quantidade de combustível ideal para o motor não morrer por falta de gasolina ou embolar por excesso. acho que a velocidadeXrotação é quem vão definir essa mistura e não a abertura da borboleta...
Diego, essa injetada que o carburador dá é feita pela bomba de aceleração rápida. Essa quantidade de combustível extra é necessária, sem ela o carro dá falta na hora que pisa. A injeção faz exatamente a mesma coisa quando se dá uma pisada rápida no acelerador. A principal função do sensor de posição da borboleta (TPS) é justamente informar uma aceleração brusca para que a central aumente o tempo de injeção naquele instante.
Sobre a melhora na resposta do motor do Opala quando dava umas "quicadas" em giro alto, acontecia porque a regulagem do carburador não estava feita para potência máxima (mistura mais rica), muito provavelmente foi feita uma regulagem visando equilíbrio entre potência e consumo. Na injeção você pode unir o melhor dos dois mundos num mesmo mapa :D

As variáveis que definem a quantidade de combustível correta para o motor são o sinal de rotação e o sinal do sensor MAP(pressão do coletor) ou MAF(fluxo de ar), sendo este menos comum. O mapa base é bidimensional, levando em conta essas duas variáveis, mas há várias outras variáveis que "desviam" os valores, como temperatura do ar da admissão, temperatura da água, velocidade (em alguns modelos), etc.

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 18 Fev 2008, 10:24
por Diego Rodrigues
TheRipper escreveu:
Diego, essa injetada que o carburador dá é feita pela bomba de aceleração rápida. Essa quantidade de combustível extra é necessária, sem ela o carro dá falta na hora que pisa. A injeção faz exatamente a mesma coisa quando se dá uma pisada rápida no acelerador. A principal função do sensor de posição da borboleta (TPS) é justamente informar uma aceleração brusca para que a central aumente o tempo de injeção naquele instante.
Sobre a melhora na resposta do motor do Opala quando dava umas "quicadas" em giro alto, acontecia porque a regulagem do carburador não estava feita para potência máxima (mistura mais rica), muito provavelmente foi feita uma regulagem visando equilíbrio entre potência e consumo. Na injeção você pode unir o melhor dos dois mundos num mesmo mapa :D

As variáveis que definem a quantidade de combustível correta para o motor são o sinal de rotação e o sinal do sensor MAP(pressão do coletor) ou MAF(fluxo de ar), sendo este menos comum. O mapa base é bidimensional, levando em conta essas duas variáveis, mas há várias outras variáveis que "desviam" os valores, como temperatura do ar da admissão, temperatura da água, velocidade (em alguns modelos), etc.
Falou e disse! :smt023

meu diplo andava bem em alta mesmo sem dar as pisadinhas. eu fazia isso mesmo só de pirraça... kkkk! :smt005

:smt023

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 21 Fev 2008, 13:34
por adrianonayfero
Marcell 500 EF escreveu:
adrianonayfero escreveu:ai galera o meu classicão a alcool ta fazendo 9.5 na cidade, ainda não fiz a media na estrada!
Nossa, o que tu fez??? mas o carro anda ou ta amarrado???
Jow desculpa a demora pra responder.
eu eu tenho que arrochar eu arrocho mais ando na media entre 80 e 120.

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 21 Fev 2008, 13:36
por Marcell 500 EF
adrianonayfero escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:
adrianonayfero escreveu:ai galera o meu classicão a alcool ta fazendo 9.5 na cidade, ainda não fiz a media na estrada!
Nossa, o que tu fez??? mas o carro anda ou ta amarrado???
Jow desculpa a demora pra responder.
eu eu tenho que arrochar eu arrocho mais ando na media entre 80 e 120.
Não entendi nada heheehe, o que foi feito no teu motor??

Re: CONSUMO!!!

Enviado: 12 Mar 2008, 09:47
por erik mantronick
o meu eh um 2.0 alcool e faz 6.6 , o consumo abaixa qnd vou em algum lugar mto perto e tem q fikar eskento o carro . . . normal
custumo andar acima dos 3mil giros