Coletor 4x1 ou 4x2
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Coletor 4x1 ou 4x2
Rafaelo, um escape desse aí não vai mandar a curva de torque mais pra cima? Já que ele não restringe?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
sim entendi mas ultimamente ando pesquisando muito sobre o assunto, pra dar um gas a mais no azulao....Rafaelo escreveu:pra mim tb nao.500EF escreveu:Sei lá. Mas estas curvas amassadas dos cilindros 1 e 4, enforcando logo na saída e depois novamente lá embaixo, não me agrada muito.
como falei antes, ta longe de ser bom ou ideial mais se tu olhar os outros vai ver que esse é Menos ruim, melhor que isso so coletores de mais de 1k ae a coisa é profissional e nao esses tubo dobrado ao acaso. porem ainda assim é melhor que o original, pelo menos o pessoal aprova seu uso. libera bastante o fluxo mesmo com essas dobrar e rugas.
o ideal é modular(por peça e soldado com baixa penetraçao, o cordao de solda em alta penetraçao atrapalha ate mais que um dobra gera muita turbolencia isso). dobrado sempre gera ruga e isso ja sabemos que nao é bom. o certo é continuidade de diametro interno sem interferencias.
tu nao intendeu ou eu resumi muito ali em cima. é o seguinte. se tu tem um comando de duraçao "nao original" sei la 270 ou 290° o motor aspira mais quantidade de ar e combustivel... é nesse momento que pode falhar o GNV no fornecimento. é isso que estou querendo dizer, ja no original falha, imagina em um motor preparado que nao pode falhar senao da quebra especialmente em alta rpm. quanto a taxa mais alta é obvio que melhora. se ele fosse "mexido" apenas na taxa ae sim concordaria. eu nao gosto de GNV entao ja viu...nao duvidando de voce mas digamos pra voce ter um motor aspirado forte o que voce faz, comando, e taxa basicamente.... e o gnv nao trabalha muito melhor com taxa alta?
e fora que pra acertar uma mistura correta nisso o cara tem que ser ninja. por isso que nunca recomendo uso de gnv em motores fuçado. e ainda tem o esquema do avanço pra completar a salada.
existem redutores especificos para essa finalidade com vazao muito maior que o redutor original. assim nao dando falta.

-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
ah sim, como sou leigo em gnv por falta de interesse entao nao sei dessas coisas.rodrigoschneider escreveu:existem redutores especificos para essa finalidade com vazao muito maior que o redutor original. assim nao dando falta.
Vinicius certamente vai, se observar vai notar que a uniao é muito longe esfriando muito os gases em baixa rpm, um pouco vai mudar a faixa do torque e sua curva... nesse tipo de escape que fique claro. motor com gases frio perde torque ou fica mais deslocado pra frente. por isso nao custo desse tipo de 4X1. na verdade é o seguinte, esse tipo de dimensionamento é pra pista, nao pra carro de passeio. entao o torque pra eles nao interessa... é so limpar em alta ae sim ele vai ser bem efetivo. tudo tem o lado positivo e o negativo
oque tem o melhor balanço é o 4X1 curto, o mais utilizado em carros originais hoje em dia. oque inclui o N20XF
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Dá muito trabalho colocar o coletor e cano até o intermediário de um astra ou vectra no monza? Seria uma solução melhor para um original não é?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
-
- MODERADOR
da sim, problema que ja estamos no campo da adaptaçao ne dae tudo é possivel. ele foi feito pra carter aluminio que tem um espaço vazio pra passar o cano, nao sei se ja viu um... entao no monza vai bater no carter, dae tem que alongar a uniao dos dutos... pra nao bater no carter do monza, depois passar por baixo do carter, refazer o peito de aço... e depois a junção ao intermediario do monza. vai da uma boa trabalho-grana pra fazer isso... tem que botar na conta do lapiz pra ver se vale apena. ainda mais que tem o catalizador que sao 2. entao vai empatar no fim das conta em termos de potencia... teria que desmiolar todos eles.
o melhor mesmo é fazer um sobmedida 4X1 curto dimensionado pra monzas evitando adaptaçao, fazendo um projeto plug and play e utilizando e engenharia do monza atual. so que isso tem um custo muito elevado que assusta a maiorias das pessoas. mesmo no aço carbono
o melhor mesmo é fazer um sobmedida 4X1 curto dimensionado pra monzas evitando adaptaçao, fazendo um projeto plug and play e utilizando e engenharia do monza atual. so que isso tem um custo muito elevado que assusta a maiorias das pessoas. mesmo no aço carbono
- strackemi
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Semana que vem vou levar o meu monza pra instalar um 4x1 e completar com canos de 2" Mas dei uma olhada embaixo do carter e passam justo os canos duplos que saem do coletor original!! Alguem saberia me dizer se passa tranquilo os 4 canos do 4x1 alí?? ou teria teria alguma foto de algum monza com escape dimensionado?? Grato!! 

Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013

Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013

Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
-
- Membro GLS (Nível 6)
E se colocar o cárter dos Astra/Vectra pra usar o coletor deles? 

Monza: SL/E 1993
-
- MODERADOR
bloco de monza nao da. no bloco flex com carter aluminio é tudo invertido, vareta de oleo,ventilaçao motor,carter,pescador, suporte e fixaçao do defletor oleo carter,conecção com a caixa de marcha.Surfin escreveu:E se colocar o cárter dos Astra/Vectra pra usar o coletor deles?
em fim, sem chances...