Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Robson Lott escreveu:Evandro, parabéns!!!
Ótimo trabalho, hein!? Caramba, esse é um dos que farei depois de hibernar o meu Classic, antes de ligar o motor... Nossa!!! Me brilha os olhos esses servicinhos!

Caramba, quanta sujeira nos bicos! Mas isso se vende um kit de reparos, inclusive para a junta da TBI, correto?

Foi fácil encontrar os coxins da bomba? No caso vc teve a mesma trocada a pouco tempo, ou é a antiga ainda? E o amortecedor de vibração, precisou tb?

Amanhã eu upo pra vc essas informações de parâmetros dos sensores da LE-Jetronic, ok!? Se vc puder me fazer um favor de me "lembrar" via MP, ficaria bastante agradecido. E caso tenha pressa, creio que o Leocastro pode te disponibilizar mais rapidamente.

Abraços!!!

Robson Lott
Putz Robson, esses coxins são uma merdda pra encontrar. Mas vi num Monza de um camarada que tinha outro tipo de coxim, tão bom quanto, na vdd, até melhor.

Ainda não os troquei. Tinha tirado a foto dos coxins que estavam nele, mas desde então, não mexi lá...kkkk...preguiça master

Po Robson, obrigado pelo lance dos parâmetros meu amigo!!!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom pessoal...sábado de Carnaval, o dia todo mexendo no Monza e correndo atrás das coisas para limpar a IE.

Ontem postei os bicos cheios de carbonização e a TBI.

Como estava com os bicos na mão, liguei para uma oficina Bosch para perguntar se eles somente limpavam os bicos se eu os levassem lá. Não...não fazem.

Daí, perguntei quanto ficaria a limpeza dos bicos e TBI. Soma daqui, soma dali, R$ 370,00.

Pois bem... como eu já tava decidido a limpar esses bicos, pesquisei na Net algumas coisas a respeito de limpeza de bico em casa.

Achei uns tutoriais excelentes, fáceis e que realmente funcionam.

Vamos lá...

Saí as compras para comprar as coisas para deixar a IE no jeito: reparos, mangueiras, produto de limpeza.
Imagem

Bom...daí, vcs olham para essa foto abaixo e perguntam: o que isso tem a ver com limpeza da IE? KKKKK...pois bem, são peças para uma "maquina" de limpar bicos caseira.

Imagem

Um transformador 110V para 12 V, com corrente de saída de 0,5 A, corrente alternada. A corrente alternada, ligada ao bico, faz ele oscilar em 60 Hz, a mesma frequencia da rede de casa. Isso significa um trabalho do bico a uma rotação de 7.200 rpm, acima do que o motor é projetado (7 K rpm). Também comprei um conector para ligar o transformador no bico, além de um rabicho para ligar na tomada.

Bom...o procedimento de limpeza que fiz foi o seguinte: limpei os bicos por fora com querosene e pincel, apenas estético, e deixei secar.

Depois coloquei um bico de cada vez no conector. Coloquei CAR 80 até cobrir o bico, deixando a área do conector fora do produto. Pusei o bico por 1 minuto para o produto penetrar. Deixei de molho por 5 min. Pulsei por 5 min e deixei descansar mais 5 min. Repeti 3 vezes. Isso pq o bico esquenta bem (afinal, lembrando, ele está trabalhando acima do limite do motor). Trocava o produto a cada vez que troquei o bico. Foi uma lata de CAR 80

Imagem

Imagem

Enquanto alternava os bicos, eu ia limpar a TBI. Ainda bem que eu a desmontei para limpar, já que o carro não funciona sem a mangueira conectada na entrada da TBI, pois o medidor de fluxo de ar desativa ao tirar a mangueira, e o motor para.

Dá para enganar, de um modo leigo que sou, o sensor de fluxo deixando o aberto com uma chave de fenda. Mas fica um negócio bem precário. Tire a TBI para limpa-la. É o melhor caminho...

Para quem viu a foto de ontem... que diferença. E esse CAR 80 é fenomenal

Imagem

Imagem

Sujeira da TBI

Imagem

Bicos limpos, os aneis e outros componentes montados
Imagem

Um amigo que trabalhou nos primoridos da IE me falou que, para montar, o correto é lubrificar os aneis com gasolina, e nada mais. Foi o que fiz com uma tampinha.

Imagem

Flauta montada...

Imagem

Bom, feito isso, foi só montar essa coisarada toda.

Ainda queria aplicar CAR 80 direto na borboleta, mas como não dá, apliquei na entrada de ar onde é o medidor de fluxo. Se perde eficiência...mas joguei produto para ver se ajuda a limpar assentamento de válvula e coletor de admissão ao menos.

O resultado final?

Excepcional !!!

O carro mudou da água para o vinho. Lenta suave, tive que regulá-la pois subiu para 1100 rpm com a limpeza. Baixei para aprox 850 rpm, com menos vibração, mais estabilidade.

Em regime constante, onde eu sentia umas oscilações, ficou totalmente estável.

O funcionamento ficou suave. O carro ficou um relóginho.

Embora tenha me custado um dia de trabalho, o que para nós é diversão, o que seria R$ 370,00 (ou 300, ou 250, que seja...) saiu por aproximadamente R$ 60,00, com reparos, produto de limpeza e a gambitech de limpar bicos.

Recomendo!!!!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro, serviço perfeito! Já fiz a limpeza dos bicos de forma caseira também, mas, ao invés de mergulhar o bico no Car 80 (E essa embalagenzinha da Pfizer ai ein?! Tá tomando o azulzinho? kkkkkkk), eu fiz o esquema da foto abaixo.
Imagem
Você meio que pressuriza ele com o car80! Mas, o que você fez também funciona, acho que o ideal é fazer um em conjunto com o outro!

Sobre a TBI, como eu faço pra meter car80 com o carro funcionando, eu tiro a mangueirinha que sai da ventilação positiva do cárter, coloco a mangueirinha do CAR80 onde é conectada a da ventilação, antes da borboleta da TBI, e aplique o car 80. funciona perfeitamente!
Uma dica, veja no parafuso de regulagem da lenta, como está o oring dele, se ele estiver ressecado, da entrada falsa de ar por ele e bagunça com a lenta.

Top as fotos, e, quero conhecer este Barão assim como conheci o Hugo, e mais, dar uma voltinha! Mesmo de carona! kkkk.

Bem, caríssimo o serviço da limpeza ai em! Aqui me cobram 50 reais para a limpeza levando os bicos. E para a TBI não sei dizer.

Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Mto bom, Evandro! Seguramente seguirei essas instruções pra fazer a limpeza caseira. Vi que na internet inclusive se vende os líquidos para limpeza dos bicos, caso o Car-80 esteja inace$$ível. Ok, desculpe o " *-doce" de não gastar pra mandar fazer e ainda reclamar do preço do Car-80! :lol:

O transformador é para 12v ALTERNADO, correto? E no caso da impedância, não seria necessário checar isso pra não queimá-los? Essa IE burra, estúpid@, chata e ignorante tem até pré-resistor por causa dessaporrra de impedância!

Pq as carcaças plásticas dos bicos do Monza do Léo é branca e a sua é verde? Impedância? Vazão? Não seriam as mesmas specs?

Abraços!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Murillo »

Ótimo procedimento Evandro! Hoje graças a nossa Santa Net conseguimos fazer muita coisa e economizar um bom $$$, basta ter vontade! Este Car 80 é ótimo, produto muito bom para estas coisas! Saiu bastante Coca-Cola da TBI hein? kkkkkk
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Robson, essa foto acima, não é minha, usei somente para ilustrar! Meus bicos são identicos aos do Evandro.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Show as manutenções em... Já realizei uma limpeza de TBI/Coletor/Sede de válvulas com o Car80 e motor ligado... Realmente é surpreendente o resultado...

O Léo que manja dos paranauê de eletrônica Leo, é só montar um circuito oscilador com um 555 acionando um transistor de potência e este pulsando o bico... É possível colocar um potenciômetro para controlar as puladas do bico e nesse esquema de colocar a mangueira na "alimentação" do bico e ele espirrando num recipiente...

Fico meio com receio de deixar o bico mergulhado no car80 pois é um produto muito forte... Posso estar sendo exagerado mas... Seilá!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Robson Lott escreveu:O transformador é para 12v ALTERNADO, correto? E no caso da impedância, não seria necessário checar isso pra não queimá-los? Essa IE burra, estúpid@, chata e ignorante tem até pré-resistor por causa dessaporrra de impedância!

Robson Lott
Cara... a tensão nas tomadas são oscilantes, conhecidas como "tensão alternada" o transformador apenas pega uma grandeza em uma das bobinas e "transforma" em outra na outra bobina, o transformador pode ser de 1:2 por exemplo, no caso de quando se liga numa bobina no 110V a outra transforma pra duas vezes fazendo a outra bobina ter então 220V... Mas a tensão continua ser alternada...

O circuito que é usado para retificar as ondas da corrente alternada se chama, ponte retificadora, que nada mais é que, 4 diodos montados numa configuração à fornecer um sentido só de corrente elétrica. Toda fonte tem o estágio de transformação->retificação->filtros->estabilização. :smt023
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder