Bom pessoal...sábado de Carnaval, o dia todo mexendo no Monza e correndo atrás das coisas para limpar a IE.
Ontem postei os bicos cheios de carbonização e a TBI.
Como estava com os bicos na mão, liguei para uma oficina Bosch para perguntar se eles somente limpavam os bicos se eu os levassem lá. Não...não fazem.
Daí, perguntei quanto ficaria a limpeza dos bicos e TBI. Soma daqui, soma dali, R$ 370,00.
Pois bem... como eu já tava decidido a limpar esses bicos, pesquisei na Net algumas coisas a respeito de limpeza de bico em casa.
Achei uns tutoriais excelentes, fáceis e que realmente funcionam.
Vamos lá...
Saí as compras para comprar as coisas para deixar a IE no jeito: reparos, mangueiras, produto de limpeza.
Bom...daí, vcs olham para essa foto abaixo e perguntam: o que isso tem a ver com limpeza da IE? KKKKK...pois bem, são peças para uma "maquina" de limpar bicos caseira.
Um transformador 110V para 12 V, com corrente de saída de 0,5 A, corrente alternada. A corrente alternada, ligada ao bico, faz ele oscilar em 60 Hz, a mesma frequencia da rede de casa. Isso significa um trabalho do bico a uma rotação de 7.200 rpm, acima do que o motor é projetado (7 K rpm). Também comprei um conector para ligar o transformador no bico, além de um rabicho para ligar na tomada.
Bom...o procedimento de limpeza que fiz foi o seguinte: limpei os bicos por fora com querosene e pincel, apenas estético, e deixei secar.
Depois coloquei um bico de cada vez no conector. Coloquei CAR 80 até cobrir o bico, deixando a área do conector fora do produto. Pusei o bico por 1 minuto para o produto penetrar. Deixei de molho por 5 min. Pulsei por 5 min e deixei descansar mais 5 min. Repeti 3 vezes. Isso pq o bico esquenta bem (afinal, lembrando, ele está trabalhando acima do limite do motor). Trocava o produto a cada vez que troquei o bico. Foi uma lata de CAR 80
Enquanto alternava os bicos, eu ia limpar a TBI. Ainda bem que eu a desmontei para limpar, já que o carro não funciona sem a mangueira conectada na entrada da TBI, pois o medidor de fluxo de ar desativa ao tirar a mangueira, e o motor para.
Dá para enganar, de um modo leigo que sou, o sensor de fluxo deixando o aberto com uma chave de fenda. Mas fica um negócio bem precário. Tire a TBI para limpa-la. É o melhor caminho...
Para quem viu a foto de ontem... que diferença. E esse CAR 80 é fenomenal
Sujeira da TBI
Bicos limpos, os aneis e outros componentes montados
Um amigo que trabalhou nos primoridos da IE me falou que, para montar, o correto é lubrificar os aneis com gasolina, e nada mais. Foi o que fiz com uma tampinha.
Flauta montada...
Bom, feito isso, foi só montar essa coisarada toda.
Ainda queria aplicar CAR 80 direto na borboleta, mas como não dá, apliquei na entrada de ar onde é o medidor de fluxo. Se perde eficiência...mas joguei produto para ver se ajuda a limpar assentamento de válvula e coletor de admissão ao menos.
O resultado final?
Excepcional !!!
O carro mudou da água para o vinho. Lenta suave, tive que regulá-la pois subiu para 1100 rpm com a limpeza. Baixei para aprox 850 rpm, com menos vibração, mais estabilidade.
Em regime constante, onde eu sentia umas oscilações, ficou totalmente estável.
O funcionamento ficou suave. O carro ficou um relóginho.
Embora tenha me custado um dia de trabalho, o que para nós é diversão, o que seria R$ 370,00 (ou 300, ou 250, que seja...) saiu por aproximadamente R$ 60,00, com reparos, produto de limpeza e a gambitech de limpar bicos.
Recomendo!!!!