Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Diego Paiva escreveu:
eduardo_saura escreveu:Espero um dia poder dizer:

Dentista por formação e reparador automotivo por opção

Gosto muito desses trabalhos, adoraria fazer isso todos os dias, como diz o ditado:

Quer viver sem trabalhar?
Trabalhe naquilo que te agrada!

MAS, isso é um privilégio para poucos :?
Eu sei BEM como é isso... :smt010
Caramba...nem me fale...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Evandro Monza SR escreveu:
Diego Paiva escreveu:
Eu sei BEM como é isso... :smt010
Caramba...nem me fale...

O dificil para nós é trocar o certo pelo duvidoso ainda mais se tratando de Brasil, em que o brasileiro muitas vezes prefere preço baixo do que qualidade e se fosse para eu abrir qualquer negócio relacionado a carros em que tivesse que jogar o preço lá em baixo e diminuir a qualidade do serviço, prefiro ficar na minha profissão mesmo.

Outro dia um amigo pediu que desse um trato bacana no carro dele, um polimento, cristalização, lavar motor.....cobrei 500,00, pois dá trabalho, vai uns 2 dias e só uso material bom. Seria descontaminar pintura com clay bar, eliminar alguns riscos, usar 3 produtos, 3 boinas, desengraxante com alcool isopropilico, pano de microfibra, pretinho Meguiars, só material TOP
Pergunta se fez!
Achou um absurdo, queria por 150 / 200 conto

O Diego sabe do que estou falando, lixou o Monza do Sheldonn, lixou o Classic da irmã dele.

Ontem meu primo queria que consertasse o Sandero dele, precisa trocar bomba de combustivel, velas, limpeza de tbi, limpeza de injetores, resetar parametros auto adaptativos. Cobrei 180,00 pq é parente, de graça o serviço, pergunta se fez.
Pensou que eu nao fosse cobrar.....

Serviço bem feito nao dá pra fazer por 200 conto e aí que mora o perigo em abrir alguma coisa. Precisa ter um publico especifico, que tenha grana e para isso o investimento tb é alto e se der certo tua familia vai te idolatrar, mas se der errado tá phodido.....
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

E ainda tem o outro lado da moeda, Eduardo! :smt017
Quando suamos a camisa e nos dispomos a pagar bem pelo bom serviço, não temos aquele serviço de qualidade que precisamos, aquele que é feito no veículo para ele não precisar mais voltar na oficina pelo próximos 12 meses, pelo menos. O padrão de hoje é autorizar o serviço, pagar razoável e ter que voltar para "terminar" os ajustes. Peças que ficam soltas, ferramentas esquecidas no cofre do motor, correias novas que ficam soltas e ruidosas etc etc etc. Penso que a diferença está no quesito responsabilidade. Cobrando pouco, a oficina tem o álibi de não garantir bom resultado do serviço, alegando que foi o cliente que quis pagar pouco. E o cliente, por sua vez, assume o risco de um serviço meia-boca, achando que está saindo na vantagem pagando pouco.

A bem da verdade é que as oficinas em geral não estão preparadas para receber um bom cliente. E no contexto do Eduardo, o qual compartilho, o cliente também não está preparado para receber um bom serviço, por preferir aquela oficina mais barata, mais "camarada de preço". Em questão de lavagem e polimento, preferem a rainha da maquiagem com silicone e depois xingam o fabricante, dizendo que o esbranquiçamento das peças plásticas decorrem da má qualidade do material.

Fez muito bem cobrar o preço justo e desistir de prestar o serviço por preço vil. :smt023
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Robson Lott »

Puxando o bonde, concordo plenamente com o Chico, em que tá cada vez mais difícil encontrar oficinas em que eles se responsabilizam pelo serviço, o retrabalho SE NECESSÁRIO (garantia) e o preço justo.

Em meados de 2009 em Belo Horizonte tive um Corsa GLS 1997 :P com 64k km e o usei até os 142k km sempre levando na mesma oficina que o carro esteve desde 2005, quando deixou de visitar as concessionárias GM. Sempre levei lá porque o serviço era bem feito e o carro era entregue nos conformes, mas quem disse que nunca tive dor de cabeça com os feladamãe!?
Acompanhei um serviço em um sábado pra sacar um alternador e via o feladamãe batendo uma chave de boca na torre de suspensão e descascando a tinta da mesma. Claro que avisei ao feladamãe, mas quem disse que em outros serviços eles num pecam por um simples cuidado de não esbarrar, fazer caca, sujar, forçar uma ferramenta?

É complicado... Comento com minha esposa e ela me força a comentar com os responsáveis das oficinas, mas será que eu sou o único que cobro essa responsabilidade?

Queria muito poder voltar pro Brasil e abrir uma mini-oficina para pequenos reparos, e ensinar/vigiar os serviços como se fosse em meus carros. Queria muito! hehehehe!!!

Aqui no Ecuador não tive tantas experiências, somente 2 oficinas. A primeira era nova, tinha 1 mês de inaugurada e troquei os discos dianteiros do Vectra. Gostei do atendimento, atenção e preço. Mas depois que questionei que a porr-a do guarda-pó da homocinética havia sido presa com "enforca-gatos" e o responsável discutiu comigo que funciona igual, não levei mais lá.
A segunda experiência foi com o Golf na atual oficina. Deu uma ... dor de cabeça pela forma que eu via os mecânicos mexerem na caixa de direção do Golf, mas arrumaram o problema / persistiu o problema umas 3 vezes. Na última o responsável me perguntou onde eu tinha comprado o kit de reparo e lhe informei o contato... Conversamos mais um pouco e lhe comentei que havia um kit original, mas que era o triplo do preço. Como o feladaputa fala um espanhol enrrolado, não entendi no momento, mas depois me contou denovo que havia comprado o kit original, fez uma retífica na barra e me cobrou somente o realinhamento de direção, assumindo um custo que pelo que eu tinha entendido, nem era meu... Ganhou o cliente, pois mesmo que possa haver algo de estranho ao ver os mecânicos mexerem, só de assumir e querer arrumar o problema, já me fidelizou...

Até hj não vaza mais... hehehehe!!!

Abraços! E desculpa o off topic, Eduardo. Pode ter certeza que é um complemento de um assunto do que você mesmo executa com primazia em seu carro e nos que vc põe a mão. Um dia teremos profissionais como nós mesmos! Quem sabe?! hehehehe!!!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
S h E e Q u O

Robson Lott escreveu:Um dia teremos profissionais como nós mesmos! Quem sabe?! hehehehe!!!
Deus te ouça, Robson rsrsrs.... Já pensou, que bacana?

Concordo plenamente também com as suas colocações, Robson. O profissional que faz bem feito, dá garantia e se responsabiliza pelos improvisos, também me ganha no quesito confiança. Em contrapartida, o que me machuca é quando o profissional é meu amigo e tenta me convencer que nos carros "velhos" o serviço não tem jeito de ficar de primeira qualidade. Aqui no forum vemos nas restaurações que um serviço bem feito torna muitos carros antigos mais confiáveis e confortáveis que os carros mais novos.
S h E e Q u O

Eduardo, tudo blz?
Cara, depois de quase 20 dias, hoje arrumei um tempinho para funcionar o Monza.
Fiquei pensando na vida e olhando para o motor em funcionamento, correia, alternador, nível da água, junta do cabeçote, cabos de vela etc etc etc e detectei um detalhe curioso. A polia do virabrequim, que toca a correia do alternador, trabalha juntamente com uma outra polia, que gira sozinha, sem correia. Olhando de frente para o motor, esta solitária polia fica do lado esquerdo da polia da correia do alternador. Qual seria a aplicação desta polia, para os Monza equipados com A/C ou com DH? Como me lembrei que você instalou DH e trabalhou muito neste quesito de polia, tive a ideia de te perguntar.
Abraço
eduardo_saura

Mensagem não lida por eduardo_saura »

S h E e Q u O escreveu:Eduardo, tudo blz?
Cara, depois de quase 20 dias, hoje arrumei um tempinho para funcionar o Monza.
Fiquei pensando na vida e olhando para o motor em funcionamento, correia, alternador, nível da água, junta do cabeçote, cabos de vela etc etc etc e detectei um detalhe curioso. A polia do virabrequim, que toca a correia do alternador, trabalha juntamente com uma outra polia, que gira sozinha, sem correia. Olhando de frente para o motor, esta solitária polia fica do lado esquerdo da polia da correia do alternador. Qual seria a aplicação desta polia, para os Monza equipados com A/C ou com DH? Como me lembrei que você instalou DH e trabalhou muito neste quesito de polia, tive a ideia de te perguntar.
Abraço
Chico, seu carro tem ar ou direçao? Eu nao me recordo, mas acho que o seu nao tem.

Monza caixote sem ar e sem direçao
Polia dentada normal do virabrequim + polia simples que vai do virabrequim ao alternador

Monza caixote sem ar e com direçao (meu caso)
Polia dentada normal do virabrequim + polia simples dupla, ou seja é uma polia para duas correias simples onde uma vai para o alternador e outra para a bomba de DH que fica na frente do motor, proximo do radiador

Monza caixote com ar e direçao
Utiliza poli V.
A polia do virabrequim é dentada normal + uma polia que parte é simples para o alternador e outra parte é poliV para ar e direçao

Tem ainda uma outra variante que depende do ano em que é poli V que pega alternador, DH e A/C
Monza tubarão é diferente, localizacao da bomba e polias.

Entao se vc tem uma polia solitária precisa ver se ela é de um eventual compressor de a/c desativado ou de uma bomba de DH desativada, ou alguma polia deu problema e colocaram outra no lugar.

Se puder tira uma foto e posta aqui

:smt023
S h E e Q u O

Verdade, melhor eu tirar uma foto mesmo (já deveria ter tirado rsrs...). Você acertou, meu carro não tem nem A/C e nem DH.
Salvo engano, ao que parece, a polia que sobra é Poli V. Pode ser que seja uma peça substituta, porque, neste lado que está sem aplicação, não detectei, por ora, marcas de correia. Vejo, fotografo e trago a imagem pra gente tirar a dúvida!
Valeu, obrigado!!!
Abraço :smt023
Responder