Julio Cesar Ledo escreveu:Bruno acredito que se vc encera o carro sempre bem limpo uma vez por mês usando uma cera no mínimo decente, não terá problemas com desgaste da pintura não será o contrário vais conservar ela...
Eu dou uma geral no meu carro 1 vez por mês, faço isso a 2 anos... Já peguei o carro com a pintura toda comprometida e olhando ele hj a pintura está melhor do que quando comprei....
abração !
brunogutierre escreveu:sabe aquele pensamento: "se eu tivesse grana e lugar pra guardar buscava na hora"? então...
meu, já quis procurar um nesse padão, completo com veludo e não achei... aqui perto eh RARO!
minha dúvida eh a seguinte: usando a cada 15 dias, ou 1 mes, a 3m ou grand prix, judia do verniz do carro?
Ledo vou explicar melhor pra ti... Seu carro está com a pintura melhor do que quando comprou porque?
Primeiro...
Os antigos donos deviam lavar o carro com um pano véio de chão, usava o mesmo pano para lavar as partes baixas da lataria, tipo, do friso da porta pra baixo, e depois usava nas partes altas, e ainda o correto é SEMPRE começar por cima, muitos não fazem isso...
Lavar o carro ao sol com a lataria quente...
Ensaboar o carro inteiro por preguiça, e antes mesmo dele chegar na metade da lavagem a outra parte já secou com o sabão, que irá causar manchas no sol quente e lataria quente, deixará a pintura ressecada...
Usar sabão de péssima qualidade ou de aplicação errada...
E segundo...
Seu carro está ficando com a aparência melhor porque? Simplesmente porque há 2 anos você tem encerando ele com cera LIMPADORA que possui um leve grau de abrasividade, e que nesses 2 anos, você lavou seu carro algo em torno de 24 vezes, ou seja, foram 24 micro polida que você deu no seu carro...
É óbvio que, sua pintura está melhor que antes, pois ela recebeu alguns refinos na pintura que, deixaram ela mais brilhosa, no meu Monza verde eu usava muito essa 3M também, e o carro com pouco tempo, tipo umas 6 ou 8 aplicações melhorou muito o aspecto... Mas não é o ideal...
Cara o problema é daqui em diante, vai chegar uma hora que seu carro vai SIM estar com o verniz comprometido por conta de tanto enceramento com "CERA LIMPADORA"...
Eu prefiro até o lustra móveis do que essa cera para brilhar o carro, pois brilho por brilho, o "lustra móveis" é até melhor por ter carnaúba, e ambos duram a mesma coisa no carro, questão de 1 semana já era o efeito... Se lavar o carro toda semana a 3M aguenta no máximo, MÁXIMO DO MÁXIMO MESMO, 2 lavagens em época SEM chuvas, se for época de chuva não aguenta nem de um sábado para outro...
Nesse quesito o lustra móveis é melhor, pois é muito mais fácil de aplicar, tem o mesmo efeito de brilho, e não é abrasivo...
Ou então aquelas ceras líquidas da autoshine, fazem muito bem a vez dessa cera limpadora cara... e são MUITO mais fáceis de aplicar...
Como você aplica essa cera? Isso é um fator MUITO importante, se estiver usando estopa, você está "lixando seu carro" me desculpe a sinceridade mas é a verdade... poem o carro no sol e veja o quanto de hologramas ele deve ter....
Carro bem polido é ZERO hologramas...
Quer uma cera boa de PROTEÇÃO de verdade, compre o PLC da Lincoln custa muito barato, MUITO fácil de aplicar, e esse SIM protege, ele faz esse mesmo efeito de escorrer água que o Leocastro mostrou no vídeo dele...
E se tiver depois uma cera de carnaúba da Lincoln mesmo que custa barato, ou até mesmo essas ceras líquidas, o carro fica um espetáculo...
Os produtos Lincoln não agridem as borrachas, não as deixam esbranquiçadas, porém é sempre bom evitar de passar nelas, eu sempre acabo passando mas nunca manchou...
Mas compre aplicadores de micro-fibra para isso, ou aqueles lenços de polimento da 3M, toalhas de micro-fibra... coisinhas que custam pouco e ajudam MUITO no mantenimento da pintura...
E outra coisa, compre uma luva de tentáculos e outra espuma de micro-fibra, a luva é para lavar o carro dos frisos da porta pra cima, e a espuma o restante, incluindo rodas..
Compre também um shampoo da 3M é relativamente barato, relativo porque ele tem diluição muito baixa, não rende muito... E use 2 baldes, 1 com shampoo e outro com água somente para chacoalhar a luvas a cada peça lavada...
Recomendo também a claybar da 3M custa uns 50 conto, e é excelente para descontaminar o carro... este passo é importantíssimo para manter a pintura em bom estado...
E para secar eu recomendo as toalhas de fios de algodão egípcio, deve ter em alguma loja M.Martan aí, o tamanho gigante dela deve estar custando uns 50 reais, e dá pra enxugar o carro inteiro sem torcer ela...
Assim seu carro ficará muito mais conservado e bonito...
Veja a listinha...
- Luva de tentáculos de micro-fibra - R$10 à R$15
- Espuma de micro-fibra - R$15
- 2 baldes (imagino já ter eles... kkk)
- Shampoo 3M - R20
- Toalha de algodão egípcio - R$50 à R$60
- Claybar 3M - R$55
- PLC Lincoln - R$25
- Cera Carnaúba - R$70 da lincoln
- Cera líquida - R$60 da 3M
- 4 aplicadores de micro-fibra - R$3,90 cada unidade
- 5 ou mais toalhas de micro-fibra, essas eu recomendo ter bastante, custam barato e é sempre bom ter algumas de reserva, enquanto lava umas, tem outras... Essas você encontra em mercado de monte, para retirar as ceras do carro e lustrar elas servem bem, eu tenho várias delas, tenho umas pequeninas para limpar o parabrisas, tirar pó do painel, coisas do tipo...
Gasta-se um pouco para montar um set "BÁSICO" mas já da para dar um trato legal no monzão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.