Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por vini84 »

Evandro,

Agora eu me sinto melhor. Vou mostrar esse post para a minha esposa, e então ela compreenderá que eu não sou doente! kkkkkkk.

Brincadeiras a parte, parabéns pelo trabalho. Matou a curiosidade de muita gente!

Tenho apenas um comentário. A escala de potência sonora (dB) é um pouquinho mais complexa. Eu nunca fui nenhum expert nas aulas de vibrações, mas um conceito interessante é o seguinte:

A diferença de 3dB entre duas medições corresponde ao dobro (ou metade se for a menor) da potência sonora medida como referência.

Só para ilustrar: em uma de suas tabelas você compara o Cruze vs Pallas (ambos com 60kkm) e verificamos 39dB e 36dB respectivamente. Muito grosseiramente falando, significa que naquela determinada condição o Cruze é 2x mais ruidoso que o Pallas.

Interessante, não é?

Pode parecer muito estranho dizer que temos o dobro do ruido dentro de um Cruze comparando ao Pallas, e quando andamos com um e outro até percebemos que existe sim uma diferença de ruido, porém dizer o dobro pode parecer exagero. Porém isso se explica pela nossa capacidade audível. Se submetermos um teste partindo de 130dB para 133dB, certamente você notará que o ruído aumento muito, podendo dizer até que é realmente o dobro. E isso porque podemos dizer que essa faixa de potência (130dB >) "agride" mais os nosso sistema auditivo. Quando vamos para a faixa dos 30dB~70dB, não temos a sensação tão clara do incomodo.

Desculpe desvirtuar do assunto da restauração, mas achei bem interessante a tua análise e entendi que seria legal complementar.

Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

vini84 escreveu:Evandro,

Agora eu me sinto melhor. Vou mostrar esse post para a minha esposa, e então ela compreenderá que eu não sou doente! kkkkkkk.

Brincadeiras a parte, parabéns pelo trabalho. Matou a curiosidade de muita gente!

Tenho apenas um comentário. A escala de potência sonora (dB) é um pouquinho mais complexa. Eu nunca fui nenhum expert nas aulas de vibrações, mas um conceito interessante é o seguinte:

A diferença de 3dB entre duas medições corresponde ao dobro (ou metade se for a menor) da potência sonora medida como referência.

Só para ilustrar: em uma de suas tabelas você compara o Cruze vs Pallas (ambos com 60kkm) e verificamos 39dB e 36dB respectivamente. Muito grosseiramente falando, significa que naquela determinada condição o Cruze é 2x mais ruidoso que o Pallas.

Interessante, não é?

Pode parecer muito estranho dizer que temos o dobro do ruido dentro de um Cruze comparando ao Pallas, e quando andamos com um e outro até percebemos que existe sim uma diferença de ruido, porém dizer o dobro pode parecer exagero. Porém isso se explica pela nossa capacidade audível. Se submetermos um teste partindo de 130dB para 133dB, certamente você notará que o ruído aumento muito, podendo dizer até que é realmente o dobro. E isso porque podemos dizer que essa faixa de potência (130dB >) "agride" mais os nosso sistema auditivo. Quando vamos para a faixa dos 30dB~70dB, não temos a sensação tão clara do incomodo.

Desculpe desvirtuar do assunto da restauração, mas achei bem interessante a tua análise e entendi que seria legal complementar.

Att.,
Vini
Exatamente Vini, a escala de decibeis é logaritmica. Esses poucos decibeis fazem uma "P" diferença.

É como o efeito da velocidade em uma batida. Muitas vezes criticamos que a diferença entre 60 km/h e 80 km/h não é significativa, mas a força do impacto varia com o quadrado da velocidade.

Velho...entrou nesse forum, é xarope...não tem jeito. Pega todo mundo e leva para o hospício...desde que no estacionamento haja um monte de Monzas...kkkkkkk
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Evandro esse hospício tem nome... Encontro nacional do Monza clube... kkkkkkk!!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Eu achei bem bacana a matéria que você fez Evandro hahaha

Que paciência!

Mas é ao mesmo tempo um pouco triste, com todos os cuidados o carro não voltar mais como era zero. O que de fato faz criar mais ruídos? A carroceria começa ficar felxivel com o passar dos anos? Peças de acabamento vão acentando até começar fazer barulho? Vai entender.

De qualquer forma, não dá pra saber quem criou o app, e se de fato é preciso. Mas, não acho uma marca tão ruim, apenas 8% acima de um semi-novo. Isso nos ouvidos deve ser imperceptível, ainda mais dependendo da idade da pessoa que entra no carro, afinal, os ouvidos vão perdendo eficiência com o passar do tempo.

De qualquer forma, me mande o nome do app, vou testar no S/R de câmbio curto e escapamento sem abafador rs

PS: tua capinha é idêntica a minha hahaha

Abraço
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

vrsilva escreveu:Evandro esse hospício tem nome... Encontro nacional do Monza clube... kkkkkkk!!!!
Kkkkkkkkkk. Vai no encontro de Fevereiro Silva?

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Vou fazer o possível... pra ver o barão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

luiz sle escreveu:Eu achei bem bacana a matéria que você fez Evandro hahaha

Que paciência!

Mas é ao mesmo tempo um pouco triste, com todos os cuidados o carro não voltar mais como era zero. O que de fato faz criar mais ruídos? A carroceria começa ficar felxivel com o passar dos anos? Peças de acabamento vão acentando até começar fazer barulho? Vai entender.

De qualquer forma, não dá pra saber quem criou o app, e se de fato é preciso. Mas, não acho uma marca tão ruim, apenas 8% acima de um semi-novo. Isso nos ouvidos deve ser imperceptível, ainda mais dependendo da idade da pessoa que entra no carro, afinal, os ouvidos vão perdendo eficiência com o passar do tempo.

De qualquer forma, me mande o nome do app, vou testar no S/R de câmbio curto e escapamento sem abafador rs

PS: tua capinha é idêntica a minha hahaha

Abraço
Luiz, eu acho que muito da perda de silencio vem do desgaste do motor - cambio. Talvez um pouco dos pneus ( mais macios quando novos ). Mas é especulação de minha parte.

O app é o Decibel 10th. Mas tem outros, como o Sound Meter. E são gratuitos.

Tem um app que ajuda a medir o 0-100 km/h. Race Log. Esse nao podemos questionar a precisao, pois é velocidade de GPS. Fiz 11 seg c o Barão. Mas pq cantei pneu na saida. Preciso dosar o pé. Mas nao vou repetir o teste. O Monza avança c vontade ate 6 mil rpm. Ontem, no teste de dB, cheguei aos 190 de velocimetro, mas nao aferi o velocimetro ainda.

Li artigos que dizem que os app de decibelimetros tem boa precisão. Sua principal limitação esta para medicoes de ruidos acima de 100 dB, ja que o fone dos celulares esta calibrado para uma faixa compativel c a audição humana.

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
rodrigo tito
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por rodrigo tito »

Evandro, cara, vc é de mais!!! Parabéns pelo trabalho, eu nunca vi um trabalho tão completo assim, e olha que faz tempo que eu mexo com carros antigos, e conheço muita gente nessa área, o seu Monza, com toda certez, é o mais novo e bem restaurado do Brasil.

Ps. Termina logo que tem uma Caravan Funerária esperando uns toques de restauração sua...rss

Abraços
Rodrigo
Responder