RicardoDS escreveu:Acho dificil ser problema do óleo.
Meu tio sempre usou o Selenia VS Max 15w40 (mineral) no VCD.
Meu pai sempre coloca o 15w40 nos GMs 16v de clientes.
Pois é, eu tb estou custando a acreditar em problemas no óleo. Até pq sempre usei Shell e nunca tive problemas.
Marchiori escreveu:Galera!
Desculpe José, pela minha intromissão
mas troquei o óleo hoje, eu usava 20w40 Mobil, mas não achei mais aqui na cidade, e coloquei um marca BR. Não sei direito o nome, depois que chegar em casa vejo.
Minha duvida, faz mal usar 20w40?
Abraço
O manual recomenda 15W40, 20W40 ou 20W50. Eu não vejo problema nenhum em usar o óleo que vc está usando, pois ele se enquadra nas especificações GM (20W) e (40). Estaria errado se vc colocasse um 5W30 ou um 25W60.
Malagoli escreveu:Aqui em casa, nossos GMs usam 15w50 (HX5), principalmente a nossa Blazer 2.2 EFI 1997. Isso é bom ou ruim?
Eu sempre usei esse no meu carro. É o mais indicado, pois é a menor classificação para motor frio e a maior para o motor quente.
Já esse manco Milzinho aqui é 5w40 Elaion Sintético, recomendado pela VW(...)
Como esse motor é muito mais exigido, devido a ser turbo, precisa de um óleo que lubrifique rapidamente a frio. Como é recomendado, está show de bola.
emerson fernandes s2 escreveu:Zé no meu estou usando o 15w50 HX5 trocando com 4000km ou 4 meses.
Eu só recomendaria trocar o óleo a cada 3 meses. É recomendação do manual.
500EF escreveu:Virabrequim de 2.0 não serve para 2.2.
Mas não viraria um 2.0? Não me lembro se as bielas do 2.2 são mais curtas...
José, arrume o carro, esfrie a cabeça e só depois resolva o que vai fazer.
Galera, quanto à especificação do óleo, não tem o que inventar. Sigam o que o manual do carro pede em termos de viscosidade, melhorando a especificação api (SH, SJ, SL, etc.) se possível e pronto. Isso vale para qualquer carro. :smt023
Confere!
--
Pessoal, já que o óleo está descartado, eu tenho ainda algumas suspeitas:
1º: sistema de exaustão restitivo: Como tinha rodado muito com o escape aberto, não havia contrapressão do sistema. Naquele vídeo do 0-200 estava com o escape aberto ainda. Como voltei a usar o escape original, inclusive com catalisador, pode ser que a contrapressão era muita, a ponto do pistão sofrer um choque com o excesso de gás que não saiu da câmara de combustão.
2º: problemas nas bronzinas de mancal: O virabrequim tava com um jogo na horizontal, proveniente do acionamento do sistema de embreagem. Mas o jogo era de menos de 1mm.
E aí, é viagem minha ou tem algum fundamento?