Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

Virabrequim de 2.0 não serve para 2.2.

José, arrume o carro, esfrie a cabeça e só depois resolva o que vai fazer. :wink:

Galera, quanto à especificação do óleo, não tem o que inventar. Sigam o que o manual do carro pede em termos de viscosidade, melhorando a especificação api (SH, SJ, SL, etc.) se possível e pronto. Isso vale para qualquer carro. :smt023
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

RicardoDS escreveu:Acho dificil ser problema do óleo.
Meu tio sempre usou o Selenia VS Max 15w40 (mineral) no VCD.
Meu pai sempre coloca o 15w40 nos GMs 16v de clientes.
Pois é, eu tb estou custando a acreditar em problemas no óleo. Até pq sempre usei Shell e nunca tive problemas.
Marchiori escreveu:Galera!
Desculpe José, pela minha intromissão :oops:
mas troquei o óleo hoje, eu usava 20w40 Mobil, mas não achei mais aqui na cidade, e coloquei um marca BR. Não sei direito o nome, depois que chegar em casa vejo.
Minha duvida, faz mal usar 20w40?

Abraço
O manual recomenda 15W40, 20W40 ou 20W50. Eu não vejo problema nenhum em usar o óleo que vc está usando, pois ele se enquadra nas especificações GM (20W) e (40). Estaria errado se vc colocasse um 5W30 ou um 25W60.
Malagoli escreveu:Aqui em casa, nossos GMs usam 15w50 (HX5), principalmente a nossa Blazer 2.2 EFI 1997. Isso é bom ou ruim?
Eu sempre usei esse no meu carro. É o mais indicado, pois é a menor classificação para motor frio e a maior para o motor quente.
Já esse manco Milzinho aqui é 5w40 Elaion Sintético, recomendado pela VW(...)
Como esse motor é muito mais exigido, devido a ser turbo, precisa de um óleo que lubrifique rapidamente a frio. Como é recomendado, está show de bola.
emerson fernandes s2 escreveu:Zé no meu estou usando o 15w50 HX5 trocando com 4000km ou 4 meses.
Eu só recomendaria trocar o óleo a cada 3 meses. É recomendação do manual.
500EF escreveu:Virabrequim de 2.0 não serve para 2.2.
Mas não viraria um 2.0? Não me lembro se as bielas do 2.2 são mais curtas...
José, arrume o carro, esfrie a cabeça e só depois resolva o que vai fazer. :wink:

Galera, quanto à especificação do óleo, não tem o que inventar. Sigam o que o manual do carro pede em termos de viscosidade, melhorando a especificação api (SH, SJ, SL, etc.) se possível e pronto. Isso vale para qualquer carro. :smt023
Confere!

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Pessoal, já que o óleo está descartado, eu tenho ainda algumas suspeitas:

1º: sistema de exaustão restitivo: Como tinha rodado muito com o escape aberto, não havia contrapressão do sistema. Naquele vídeo do 0-200 estava com o escape aberto ainda. Como voltei a usar o escape original, inclusive com catalisador, pode ser que a contrapressão era muita, a ponto do pistão sofrer um choque com o excesso de gás que não saiu da câmara de combustão.
2º: problemas nas bronzinas de mancal: O virabrequim tava com um jogo na horizontal, proveniente do acionamento do sistema de embreagem. Mas o jogo era de menos de 1mm.

E aí, é viagem minha ou tem algum fundamento?
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Rafaelo
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Rafaelo »

Jose é uma pena que tenha que se desfazer dele por conta do que aconteceu.

ja passou na cabeça que o pau que deu no video dos 0-200 pode ter ferrado com dado falta de lubrificação virabrequim? nao esqueça que ficou alguns segundo com a rotação alta especialmente quando estava em 5º e isso em motor retificado onde ta muito justo a lubrificação nao ocorre corretamente. meu tio quando comprou um palio zero a uns anos atras ferrou com o motor por falta de amaciamento ou melhor prudencia. ele deu muito pau no motor ele é vendedor e na estrada sempre andando com o motor cheio ate que começou a rajar e nao passava dos 130 km/h 1.0 ta certo que ele é grosso mas isso mostra o quando se deve cuidar motor novo. esse empenamento poderia ter contribuido tb. mas oque nao intendo pq ele passou na retifica e eles ignoraram isso... na retificação eles arrumam esse empenamento.

vc falou que ele estava vazando oleo no retentor do volante né? isso pode ter cido do empenamento. 1mm é muita coisa, isso indica que nao passou na retifica ou se passou nao fizeram o serviço correto de balanceamento e retifica.

fica dificil dizer oque aconteceu a distancia, mas nao descarte nada. chegou olhar as bronzinas e colos se estavam riscadas? foi localizado ou generalizado? tem que fazer uma engenharia reversa nas peças pra ver oque aconteceu. se riscou todos as bronzinas, se foi so as bronzinas perto do cubo, como foi, etc. dae da pra canalizar oque aconteceu.

nao tem como teu bloco é 2.2 é mais alto ficaria destaxado fazendo isso, pra dizer que nem ia ligar o motor de tao destaxado que ficaria e muita coisa que faltaria a distancia do PMS ao deck.
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Rafaelo, o motor já está sendo remontado com os pistões gasolina.

O retentor vazava devido a uma montagem incorreta. Os lábios dele estavam comidos.
Foi feita medição do vira e não havia nenhum erro. Ele está com a primeira retífica. Não havia nenhum risco no vira nem nas bronzinas. O máximo que tinha errado com o vira era a folga na horizontal, que será corrigida.

Eu suspeito que o barulho seja devido a contrapressão do sistema de escape muito restritivo, já que eu tinha rodado pouco mais de 1000KM com ele aberto. Mas isso não importa, já que a vaca foi para o brejo mesmo. Agora é pegar o carro e saber como vai ficar o comportamento dele.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Agora é rezar pra não ficar com problema, mesmo com os pistões originais. Quando desmontou, viu se tinha algum sinal de colisão dos pistões e válulas? O barulho vinha realmente de baixo do motor? Tem certeza que não é nada no cabeçote? Foi feito o acentamento correto das válvulas e demais serviços do cabeçote? Mediu a altura dele? Quando ao escape, acho que não tem muito a ver, se fosse assim, um turbo precisaria de um escape de 5", no mínimo! Já que quando a turbina é acionada, a taxa vai pra lua.

Como o Rafaelo disse, não descarte nada... e mesmo que os mecânicos digam as coisas, faça questão de comprovar tudo OLHANDO... pq eles falarem, as vezes é uma coisa, olhando já é outra.

Será que o problema não é lubrificação na parte de cima, ou qualquer coisa relacionada ao cabeçote? Já que vc disse que mal jogava óleo pra cima, quando tirou a tampa de enchimento do óleo... Não sei se no vectra é possível, mas comentei aqui, neste tópico, o caso do meu primo, do uno fire, que montaram a junta do cabeçote invertida, dai a lubrificação da parte de cima ficou comprometida. Invertendo a junta o problema foi sanado. E detalhe: desmontaram o motor várias vezes e não foi diagnosticado nada de errado, até que ligaram pra um professor de mecânica, e pelo telefone mesmo o cara deu o diagnostico: junta invertida! E ele só sabia disso, pois já havia pegado um carro com problema semelhante e penou bastante até solucionar.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Rafaelo »

Jose pra acontecer isso que tu ta explicando as valvula(s) de escape deveria estar mal vedada(s) causando vacuo na interseção(4T -> 1T) do coletor e sugando parte dos gases. por isso que é bom ainda investigar todo esse motor, como ta a vedação das valvulas, entre outros. pq se ainda estiver com o problema originario vai acontecer denovo.

é capaz do problema nao ter cido com o virabrequim. se ele e as bronzinas sairam sem risco ou desgaste acentuado entao nao faria sentido ser o problema no sistema do virabrequim. e ainda constataram que tinha cido retificado em 0.25 :?

essa taxa foi chute 13:1 ou alguem mediu na real na pratica?
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Diego Paiva escreveu:Agora é rezar pra não ficar com problema, mesmo com os pistões originais. Quando desmontou, viu se tinha algum sinal de colisão dos pistões e válulas? O barulho vinha realmente de baixo do motor? Tem certeza que não é nada no cabeçote?
Diego, o mecânico usou uma espécie de estetoscópio com uma vareta na ponta, e foi confirmado o barulho no bloco. O Gusporti do VC disse que poderiam ser as saias dos pistões... mas como os pistões do Monza e do Vectra só mudam a cabeça, não sei se procede.
Foi feito o acentamento correto das válvulas e demais serviços do cabeçote? Mediu a altura dele?
Sim, pois foi preciso trocar as guias e retentores de válvulas. A altura dele é STD.
Será que o problema não é lubrificação na parte de cima, ou qualquer coisa relacionada ao cabeçote? Já que vc disse que mal jogava óleo pra cima, quando tirou a tampa de enchimento do óleo... Não sei se no vectra é possível, mas comentei aqui, neste tópico, o caso do meu primo, do uno fire, que montaram a junta do cabeçote invertida, dai a lubrificação da parte de cima ficou comprometida. Invertendo a junta o problema foi sanado. E detalhe: desmontaram o motor várias vezes e não foi diagnosticado nada de errado, até que ligaram pra um professor de mecânica, e pelo telefone mesmo o cara deu o diagnostico: junta invertida! E ele só sabia disso, pois já havia pegado um carro com problema semelhante e penou bastante até solucionar.
O mecânico que está com ele agora é muito correto. Verei com ele se é possível montar a junta ao contrário. Mas lembro que depois que os tuchos carregaram, não batia nada. Fiz o vídeo do 0-200 e estava tudo OK. O problema apareceu depois que eu dei umas puxadas de 0-100.
Esse caso do Mille já tinha lido seu relato.
Rafaelo escreveu:Jose pra acontecer isso que tu ta explicando as valvula(s) de escape deveria estar mal vedada(s) causando vacuo na interseção(4T -> 1T) do coletor e sugando parte dos gases. por isso que é bom ainda investigar todo esse motor, como ta a vedação das valvulas, entre outros. pq se ainda estiver com o problema originario vai acontecer denovo.
Como disse para o Diego, o mecânico é muito sério e metodista. Falarei para ele verificar o cabeçote, com relação a isso.
é capaz do problema nao ter cido com o virabrequim. se ele e as bronzinas sairam sem risco ou desgaste acentuado entao nao faria sentido ser o problema no sistema do virabrequim. e ainda constataram que tinha cido retificado em 0.25 :?
Pois é, o maior mistério está nisso. O virabrequim, para não falar que estava perfeito, tinha uma pequena folga na horizontal, devido ao acionamento do sistema de embreagem. Mas como já tinha lido na 4 patas, no desmonte do VectraC o virabrequim tb tinha essa folga, e foi considerada normal.
essa taxa foi chute 13:1 ou alguem mediu na real na pratica?
Essa taxa é a que o pessoal do VC alcançou ao fazer o mesmo procedimento.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Rafaelo »

montaram corretamente a junta, existe um "anti burrice" na junta que impede a inversao. nas pontas onde vai as 2 guias é maior o furo e menor no parafuso se inverte nao entra.
Imagem

oque aumenta mais o misterio.
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