Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Surfin escreveu:Água vazando é um problema muito chato, várias vezes pensei em comprar aquela ferramenta pra pressurizar o sistema a frio e ver onde vaza...
No meu tenho quase certeza que é no bocal inferior do radiador, fui trocar aquela mangueira que tava estufada e vi que tem um quebradinho na borda, ficou sem aquela parte 'mais gordinha' pra dar pressão no encaixe da mangueira.
Mas ainda não descartei totalmente a ferramenta
Surfin, é isso mesmo... é complicado. Sempre que repara algo, o sistema volta a ter pressão normal de funcionamento (entre 120 a 135KpA) e isso sobrecarrega as partes que já estão fadigadas e frágeis. Por isso que se eu tiver de abrir o cabeçote dele, já meto a talhadeira pra arrancar as mangueriras traseiras e o tubo distribuidor, pra evitar dor de cabeça futura! hehehehe!!!

Parece que a ferramenta é uma bomba de bicicleta com manômetro, num é!? Seria excelente fazer esse teste aonde der pra meu pai levar o carro... vamos ver...

Abraço!
RBMartins escreveu: cara, isso que teu pai te falou essa vez foi o que sempre eu ouvia no mínimo quando comprava um carro... agora imagine eu, muleque com 16 anos que compra seu primeiro carro escondido ainda o que eu não ouvi na época e pior foi qdo viram a maravilha do tal carro que eu tinha comprado: um Monza 86 que um dia fora vermelho com um paralama de cada cor
até com o Santana que tive que era o melhor de todos que tive até hoje escutei um monte da familia inteira tp "não tem nem idade pra tirar habilitação e me compra um carro", "mal se sustenta e compra uma porcaria dessas", "gastando o pouco que vc ganha em carro velho vc vai ter um brilhante futuro" e por ai vai...
mas to aqui até hj, com o tempo agente aprende a não dar ouvido a essas coisas....
Ah, a última perola que eu ouvi foi lá do inspetor da faculdade, o cara não tem onde cair morto, andando de Gol 1000 (nada contra quem tem um mais do jeito que ele se dizia o tal...) foi me zuar que eu tinha um Monza dizendo que meu carro era gastão pra caramba, daí eu não muito educadamente disse pra ele "não é meu carro que é gastão, vc é que não ganha o suficiente pra bancar um carro de verdade como o meu"
Ah, Martns... é fod@ né.... e q q vc foi arrumar de comprar carro com 16 anos??????? :smt005

O lance de ter um carro assim como os nossos é algo que tem haver com cada um, e isso é mto dificil pra mta gente ENTENDER, né... e sendo problema nosso, a questão é pessoal e vem de cada um se comprou pq quis, pq teve q ser um antiguinho, pq o pai deu, pq conquistou com a grana propria... questão de opção, porém de ESCOLHA tb, né...
aaaah... humpf... :smt011 :smt017

Um abraço, meu camarada!
gmt escreveu:Opa Robson, que grande amigo!!!!
Así que de nuevo por Brasil y con coche nuevo , que grande
felicitaciones y voy siguiendo tus pasos.
Abrazo.
Hola GMT, ¿qué tal mi pana estás? :mrgreen:

Sabes que no todavia... estoy en Ecuador. Solo he estado en Brasil por las vacaciones y para recoger a este tesorito, si...
Quiero cuidarlo así que yo regrese, ojalá que pronto, en los próximos meses....

¡¡¡Muchas gracias por las felicitaciones y un abrazote a ti!!!
vrsilva escreveu:Surfin... a "bordinha" que tu fala é o gargalo, pra não deixar escapar o tubo com a abraçadeira... Mas se foi só um pedaço pequeno que saiu não se preocupe...

Eu também gostaria de ter essa ferramenta, pois com ela além de verificar o sistema de água do radiador, dá também pra verificar a tampa... Mesmo nova que pode apresentar problemas...

Robson... já te falei e volto a repetir... Esse carro seu, vale ainda muitos vazamentos... Não precisa ficar se estressando não cara... Pense NO carro que tu tens hoje... Raridade total e em excelente bom estado... Esses detalhes é falta de uso e cuidado, coisa que logo logo ele terá...
E não "judeia" muito do seu pai não... Ele já não tem paciência com carro... o meu está assim também... kkkK!!!

Martins, tu deu um "FATALATIE" nesse cara aí da faculdade... Burro ele de ter um carro caro que pagas rios de impostos para o governo... O Monza é um carro muito racional de se ter hoje em dia... Manutenção barata, confiável (tirando alguns casos de HEI) e que proporciona muito mais conforto e segurança que muitos carros atuais... Tirando o AirBag desses carros novos pelados... não sobra nada... O ABS nem digo porque se as pessoas não souberem frenar não irá adiantar nada... o ABS não faz milagres...
Silva, seu fidumaégua...

Obrigado, meu caro! Imagina que como qualquer outro carro antigo, mesmo tendo suas particlaridades técnicas e "emocionais", tem-se que mexer em mta coisa, né.... eu acredito e concordo no que vc disse sobre o Monza em si ser SIM um carro racional de se ter... é sim! Proporciona conforto a um custo acessível, comparado a outros antiguinhos e as vezes, dependendo do caso, até em novos igual!

Opa, é bom ouvir "esse carro é seu"! Não pelo orgulho, nem posse, mas pela put@ vontade de voltar e meter a colher nessaporra, desmontando, trocando, arrumando, colando, montando de novo, aprendendo e DISFRUTANDO! ........... quero ver se vou ter tempo pra isso tudo! :smt021 hahaahah!!!

Meu pai, coitado..... realmente tenho que poupar nervosismos e solicitações, pq o velho é ffoda.... heehehhe !!! Vai que ele emputece!? Pó deixá que num vou "JUDEAR" dele não!

FATALATIE - ri litros!!!!!!!!!!!

Sobre o ABS, tive um carro, o Vectra-A que vc e alguns aqui conheceram que tinha esse recurso. É ótimo, mto interessante sua atuação, mas como sempre considerei: PASSIVA! é um COMPLEMENTO à segurança do carro, que querendo ou não é dada pela condução.
Lógico q acidentes acontecem, e por isso que se chama acidente! Ainda mais hj em dia q tem mto conutor nervoso fazerndo merd@.... mas a questão do ABS, jamais vai "salvar vidas"... jamais!!! Ele é complemento, e pode sim por conta dele evitar trajédias, mas ele não SALVA.

E cá pra nós..... sabendo modular o pedal do freio tradiciional, tem-se um ABS tupiniquin mtoooooo bom!!! Tem N vídeos no YT ensinando a ter paciência, previsibilidade e reflexo pra siutuações de risco, e acho um barato modular o pedal do freio com bombada pra q n trave! :smt028 :smt025

Abração, amigo!

Cristiano,

Obrigado pelas palavras, meu caro! Obrigado mesmo e vou considerar essa analogia pra manter "na manha" a sede de refazer o alicerce, levantar as pareces logo pra ao menos tomar banho e dormir nessa "casa" hehehehehee!!!!

Abração, cara!!!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Robson Lott

Pessoal,

Agradeço a força de vontade de cada um que me mandou votos de que as coisas pudessem serem resolvidas da maneira menos impactante possível.
É muito ruim vc estar longe do carro que vc escolheu a dedo, se arriscou pra deixa-lo ao menos "andável" para uma batalha de uma viagem de 2.000 km atravessando três estados pra chegar a um quarto ao calor de Dezembro com a esposa ao lado e mais de 50Kg de bagagem no porta malas.

Essa escolha foi em algo que assumi o risco, tentei de muitas maneiras minimiza-lo, mas também graças à confiança da minha esposa no o que q eu recusei q os mecânicos trocassem a mais de peças no carro pelo conhecimento adquirido aqui, com o comparilhamento entre os colegas, que deu tudo certo!

Enfim... o lance é que esse Monza eu quero deixa-lo dormindo em Belo Horizonte até eu voltar em Julho. A vontade/planejamento é que a busca dele tenha valido a pena, para que com MUITO gosto eu possa chegar e ter a satisfação de olhar pra aquele formato daquele carango que marcou tantas histórias na minha infãncia, possa me dar um prazer semelhante, porém agora comigo no volante!
E no banco do passageiro pra tirar o porta luvas, e no banco traseiro pra fazer uma limpeza nos bancos da frente, e muuuuitas outras coisas mais!!!

Escrevo com esse entusiasmo todo de resumir o acontecimento desde 18/12/2014 até hoje, pois é algo que tá muito recente e com muita emoção, tanto boa quanto ruim. E agora veio outra boa!

Meu pai conseguiu um mecânico que pudesse avaliar o estado dos superaquecimentos do carro, conforme comentei antes, né...

Só pra resumir (eu sei, enrrolo pra carajo!), em ordem cronológica:

- O ex dono DISSE que havia trocado a Válvula Termostática (VT) há mais ou menos 6 meses e que o sistema de arrefecimento fora todo "revisado". Inclusive a tampa do arrefecimento nas fotos de antes da compra mostram a tampa original GM preta!

Imagem

- Na viagem de Porto Alegre pra Uberaba revisei o carro na parte de arrefecimento, tudo estava OK! Foi um calor imenso no Sul do Brasil até passar pelo interior paulista e chegar no triângulo mineiro, que já naturalmente são lugares quentes

- Houve um pequeno aquecimento numa ida à fazenda. A temperatura quase foi no vermelho. Mas isso só aconteceu pois numa arrancada eu navalhei e deixei o carro morrer. Como o arranque tava pesado por conta do calor, o próprio motor bem quente e recem arrumado o alternador, a bateria n deu conta... dai já fiquei com uma pulga atrás da orelha por isso

- Já na mão do meu pai, ai é que avacalhou tudo: 3 ou 4 super-aquecimentos de levar o indicador até o vermelho e a luz piscar como uma louca. Nisso, se n era pra ter sido causado por conta de Junta de Cabeçote, aposto que foi suficiente pra estraga-la... Meu pai contava que era de sair muuuuuuuita agua pelo reservatório.
E o velho - nada de encontrar onde tava o vazamento, a não ser por um dia que ele disse que acha que via o vazamento perto da corta-fogo... E isso sob maaaaaaais calor de mais de 30° em Belo Horizonte.

Pois bem, após esse histórico e em conversas com o Leocastro, o mesmo já me deu um parecer lógico: Junta do Cabeçote devia ter sido danificada a cada super-aquecida e consequentemente ia fazendo com que a compressão natural do motor fosse para o sistema de arrefecimento - via junta queimada e compressão nas galerias de água do motor. Fazia todo sentido, afinal aquilo tava uma panela de pressão... e toooooooooda hora, era coisa de saidinha de um bairro ao outro e bum! tava lá o Monzão espirrando água pela tampa do reservatório + muito vapor + calor de mais de 30° + pessoal "avisando" meu pai + um stress do caramba!

Hoje meu pai conseguiu tempo pra poder me ajudar a levar o carro num mecânico. Pela pior das hipóteses sendo abrir o motor, retificar o que for e trocar a junta, a intenção não é consertar nada! Simplesmente um levantamento de como estão as velas, câmaras, mangueiras, teste de pressão no arrefecimento, aparência do óleo e da própria água...

O meu pai acompanhou e o mecânico botou pra funcionar, armar ventoinha, olhou o óleo e tá sem resquício nenhum de uma possível mistura com água! Cheirou o óleo, e tá com cheiro de óleo!
Foi na descarga - acelerou - não saiu óleo e água, mto justo o motor!
Ou seja, parece que não ovalou cilindros e nem avacalhou a junta do cabeçote!!!!!! :D :D :D

Mas q q pode ser então!?
Resp: VT!

OOOuuuuu radiador com obstrução!

Mas parece que é a VT mesmo, pois a lógica é certa: motor superaquecendo rapidamente ao sair da garagem.
Superaquecimento com expulsão da água em grande volume + vapor pela tampa (válvula da tampa funcionando corretamente!)
A cor da água sempre amarelada: reação dela com o bloco de ferro...

Então, ao que uma boa parte dos indícios mostram, meu Monza deve estar com a VT travando aberta em muitas vezes.

Claro! Mas também, 5 anos parado e derrepente 2.000km rodados num tapa...

Então assim que der, (principalmente por questões de gastos), meu pai mesmo vai arranca-la fora. Isso só não foi feito lá na oficina, pois o mecânico não quis com o motor quente. Assim que der, então, meu pai já viu como é o esquema e vai arranca-la fora, ver o estado dela, da tampa, da carcaça, do o-ring e fazer uns testes SEM ELA. Poxa, claro, uai! O carro vai ficar parado mesmo! Então que seja assim pra ao menos ver se em alguma saída o problema possa se apresentar novamente...TOMARA QUE NÃO!!!

Se não apresentar novamente, vou pedir-lhe que já finalize essa etapa... Como a documentação ainda tá pendente de ser resolvida por conta do meu amigo advogado estar cuidado do processo, e por conta de até Julho eu estar voltando, acho que vou preferir deixar sem a VT até eu voltar.

E a finalização dessa etapa consiste em mandar dar uma booooooooa lavada nesse Monza inclusive o motor que tá uma inhaca de terra + óelo! Em seguida, lhe enviarei uma listinha bem interessante pra preparar o Pincel Atômico Pilot tomar sua temporada de hibernação!

Com muito alívio (pelo menos nesse momento até que o próximo teste sem a VT seja feito), mando abraços à todos!!!

Robson Lott

Imagem
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Eu andei muito tempo sem a VT, assim que fiz meu motor desconfiei que o mesmo esquentava muito.. mas era medo mesmo.. dai ranquei a VT, andei mais de 1 ano sem... ele gastava um pouco mais, mas eh melhor que superaquecer. kkkkk
isso, deixa sem a VT que pode ser ela o problema! e tomare que seja isso! se for é facil!

Gostei disso que vc falou. heheheh
olhar pra aquele formato daquele carango que marcou tantas histórias na minha infãncia, possa me dar um prazer semelhante, porém agora comigo no volante!
E no banco do passageiro pra tirar o porta luvas, e no banco traseiro pra fazer uma limpeza nos bancos da frente, e muuuuitas outras coisas mais!!!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

pra confirmar a questão da junta, é só tirar as velas e ver se na região dos eletrodos não tem ferrugem, se não tiver e ela estiver só preta tá tudo normal com o bichão :smt023
outra coisa que eu recomendaria vc ver é o cebolão do radiador (viewtopic.php?f=9&t=4928), um amigo meu teve um problema do carro aquecer além do normal (um Peugeot 207) e o problema era nele...

abraço e boa sorte ai ! :smt023
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Robson Lott

Ronaldo,
Obrigado!!!

Mas andar sem a VT durante muito tempo é péssimo pro carro, ainda mais no seu que é á alcool. A função da VT, no caso dela funcionando perfeitamente em um sistema devidamente seladinho, serve pra manter a temperatura do motor em sua faixa ótima, já ouviu falar sobre isso? Então o desempenho e consumo ficam nos picos. E o RISCO de superaquecimento por responsabilidade da VT é considerado NULO quando se tem o sistema de arrefecimento nos conformes, como a gente aqui conhece como se deve ser, sabe...

A questão de andar sem a VT no meu caso, deu pra vc entender, né... é algo que escolhi assim por simplesmente não poder estar presente nesse momento pra ver, testar, colocar, limpar, trocar pessoalmente. E como em Belo Horizonte está ainda muito quente, naõ quero me arriscar com essa VT instalada no carro na mão do meu pai ao usar o carro nas idas e vindas ao Detran em engarrafamentos da merd@ da capital mineira.

Comprar uma nova, "na altura do campeonato" é impraticável! Sei que o custo é baixo, mas não é só a questão do custo e não quero que meu pai se arrisque mais nessa questão.

e se fosse do jeito q eu gostaria (com teste de pressão com manômetro, com limpeza leeeeeeenta e novo teste de pressão, adição de aditivo e atenção redobrada), tudo bem... mas só em JUlho! hehehehe!!!

Abraços!!!

Martins,
Obrigado tb!!!

A questão das velas, o mecânico não olhou. Tava na minha listinha pra que meu pai me ligasse LÁ e eu pedisse que ele encaminhasse a lista ao mecânico.
Mas como é o pai da gente, né.... ao me ligar, ele já tinha estacionado o carro, tinha acabado de chegar, sabe...

O cebolão do radiador é algo que eu vou ver em Julho pessoalmente... Não acredito que ele tenha sido responsável pelo problema do superaquecimento, pois meu pai comentou que a ventoinha tava armando até mais do que devia! :lol: Mas é algo que vou ter bastante atenção sim!

Abraços!!!

Imagem
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Sim... sei como eh! eu tinha ela.. tinha tirado porque tava desconfiado que tava esquentando muito.. foi logo depois q eu rebaixei meu cabeçote, dai preferi andar com ele frio do que quente..mas era coisa da minha cabeça.. depois de certo tempo coloquei e ficou top demais!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Conterraneo,

Primeiramente parabens pela aquisicao.

No que precisar e no que eu puder ajudar, pode contar comigo para a reforma..Acabei de chegar de volta a bh . ;)

E ja comecando a dar pitaco, para descartar a hipotese de problema de vedacao, seja na junta ou aneis, peça para medirem a compressao dos cilindros.

Muita coisa pode causar aquecimento. Desde mistura pobre, ate ponto atrasado.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Robson Lott

Fala conterrâneo! Deu pra ver que vc tá na correria... respondendo pelo celular, uai! hehehehehe!!!

Cara, obrigado!!!!

Eu tenho uma vontade de retornar pro Brasil e pegar logo esse carro pra dar um trato. Não tenho condições de restaura-lo, infelizmente. Então o foco será na parte mecânica e elétrica pra poder aproveitar ele "de dentro", sabe... Já tirei o carpete e lavei, agora eh tempo e paciência pra tirar os bancos e LAVAR os forros. Já limpei, mas acho que lavar vai ser melhor.

Sobre o lance do cabeçote, como pode ver no libro acima, ao que tudo indica não será necessário me preocupar com a abertura desse motor... agora! Sei que pra questões de prevenção e riscos menores seria bom se eu abrisse, mas a minha situação ($$$), tempo ($$$) e distância ($$$) não vai me permitir esse "luxo"...

Claro que não descarto essa possibilidade, mas se eu chegar, abrir as velas, testar compressão (VOU PRECISAR DE UMA INDICAÇÃO SUA!), enxergar os cilindros e não tiver nada, vou ter que deixar esse motor fechadinho! Só cuidar do arrefecimento, elétrica e outros...

O ponto atrasado se mede somente por pistola, né!? Mesmo esse distribuidor sendo com bobina impulsora e o EZ-K monitorando, pode ficar fora do ponto né...

Alí, seguramente a VT tá fazendo seu papel de avacalhar com esse motor e fazer os superaquecimentos, sabe... isso é fato! Mas seguramente em Julho vou checar esses outros detalhes...

Um abração!

Robson Lott

Imagem