Cara, eu já tava encacucado com essa do cabo do acelerador. No forum do Golf MK3 falam de problema crônico (mais um pra coleção!

) desse carro que é quebrar uma travinha do cabo na polia da borboleta. Acredito que foi o meu caso, já que onde se faz a regulagem já tava ajustado para deixar o cabo o mais curto possível e mesmo assim não foi suficiente.
Com a gambiarra feita (nós no último centímetro do cabo antes do fim), percebí que os nós firmaram o cabo na guia, minimizando ainda mais a chance dele escapar por algum motivo.
Ao testar com uma garrafa de amaciante no pedal simulando WOT, deu pra ver que, depois da gambiarra a borboleta REALMENTE ficou em WOT. Então, resultado: bom pra carajo!!!
Ai pensei... ao patear o pedal até o fundo, deve haver um casamento perfeito entre o batente do pedal no assoalho e o batente da borboleta, pode ser que o cabo fique forçado e se arrebentar.
MAAAAAS... como o cabo é de aço e os nós não ficararam totalmente atados, estão amortecendo o casamento pedal + borboleta totalmente abertos!
É, OU NÃO É:
hahahaahah!!! A do fumante eu adorei!!! Pena que fazem 3 anos que parei de pitar. Nada impede de comprar um maço de Marlboro Light e justificar que é pra testes de diagnóstico à patroa!
Cara, eu tava meio cabreiro pra esse lance do WD-40... Eu tava com tudo da TBI aberto na minha frente... Olhei pro WD-40, o WD-40 olhou pra mim e rolou um clima. E como a borboleta se manteve fechada enquanto eu vaporizava o produto (pois sem a mangueira o atuador de marcha lenta ficaria inoperante, gerando erro na ECU, minha hipótese!) então borrifei um pouco, coisa de 5 seg movimentando circularmente no corpo da borboleta. Então esperava surtir efeito, passava um pano descartável pra "chupar" o WD-40 com a sujeira e....
voilà!!!
Percebi uma melhoria muito significativa, similar à que fiz no Vectra usando o Car-80.
Como a TBI do sistema Mi do Golf é similar a do E.F.I. do Monza (borboleta horizontal), ao coloca-la em WOT dava pra ver as câmaras de condução de admissão. Ao iluminar com uma lanterna, deu pra ver o tom de alumínio do coletor, o que não me passou preocupações da porqueira feita.
Claro que com Car-80 com o motor ligado e baforando + acelerando é mais eficiente, mas como eu tava fazendo isso no condomínio onde moro, com poucos recursos de tempo e ferramentas, "se deu sede": bebo WD-40, então vou esperar uma segunda oportunidade pra rodar uns 1000 a 2000 km, checar visualmente as velas novas, daí sim limpar tudo com esse esquema sugerido!
Valeu, Rettore!
Abraços!
[EDIT] PS: Depois de ler meu texto confuso, só adicionando alguns detalhes:
1. Como eu tava sem a mangueira da TBI, atuador de marcha lenta desligado, mangueiras de respiro cárter + cabeçote abertas, a passada do WD-40 foi feita com o carro DESLIGADO, ok?
2. "A melhoria significativa" é em relação ao aspecto visual do corpo da borboleta + borboleta que sairam do preto fosco pra uma cor de alumínio polido! :smt031 Por isso que considerei significativa, já que o WD-40 REALMENTE agiu na sujeira dessas peças! :smt020
3. Tampouco eu não teria feito com o carro ligado, pois nunca havia ouvido falar de usar WD-40 pra esse tipo de coisa...

Então imagina o motor queimando saporra... vai que explode tudo? Ou vai que aquilo fodgi com a câmara de combustão???
Claro que um bocadim de WD-40 foi pros dutos de admissão, mas tentei sugar com o pano o máximo possível quando empoçado encima da borboleta antes de abri-la.