Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE 500 EF 4p 1990

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Diego Paiva escreveu:Fala com o David Crozeta. EU lembro que ele trocou os frisos do carro dele. Vai ver ele ainda tem o jogo de frisos velhos. São na cor cinza e podem estar melhores que os seus atuais.
Boa dica!!! Vou mandar uma MP pra ele...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Bom pessoal, seguindo as sábias sugestões do Alexandre Silva, eu comprei a revista Oficina Mecânica de Fevereiro de 1990, com a reportagem do pré-série do Monza 500 EF.

Imagem

As melhores fotos são essas que vcs estão vendo abaixo...
Imagem

Mas a revista fala com mais detalhes sobre o carro que a QR, que em 90 soltou matérias do 500 EF em 3 edições. Contavam sobre a versão, que poderia vir com mais luxo, como teto solar (que tinha no Santana EX) e regulagem de altura do banco (que já tinha na linha Kadett). Também esmiuçavam as diferenças entre a Bosch LE-Jetronic com e sem mapeamento (EZK), e a opção da GM pela mais simples (que com o tempo se mostrou a opção mais acertada, já que não dava tanto pau quanto as IEs da VW).

Mas essa edição é recheada de matérias interessantes. Uma delas, que ainda não li, é sobre um Kadett GS preparado com os recursos da época, com 260 CV e 250 Km/h de máxima (uma doideira se vc pensar em 1990, onde os carros mais top do mercado nacional não passavam dos 180 km/h).

OFF (até certo ponto) - um pouco de cultura (inútil) automobilística.

Agora, uma matéria me chamou muito a atenção, e é até certo modo de interesse de todos nós Monzeiros que preservamos nossos carros. Uma matéria exatamente sobre restauração de carros antigos. Sim... uma grande matéria, de umas 8 páginas, de restauração.

Não a li ainda, mas ali havia um dado muito interessante e que sempre tive curiosidade de saber. Quais eram os carros colecionáveis em 1990? Quanto custavam? Qual era o interesse? A partir dessa matéria, dá pra gente entender o que se passou de 90 até agora, e porque não imaginar que o mesmo acontecerá no futuro? Bom... vamos aos fatos.

Talvez muitos aqui que investem e preservam seus carros se perguntem: estou jogando dinheiro fora? Eu sempre achei que não. Restaurar um carro NÃO É INVESTIMENTO, já discuti isso anteriormente. Mas também não é jogar dinheiro no lixo. Primeiro porque é um prazer incrível. Segundo: se vc decidir vender o carro, vai recuperar em parte ou todo o dinheiro que investiu, ou seja, é um hobby de alto investimento (vc precisa injetar grana), porém, de baixo custo (sim, pq no futuro, quando vc vender o carro, recupera parte do que investiu e a conta fecha perto do zero). Essa sempre foi minha teoria. Que de um certo modo, provei na prática com o S/R 88 (investimento = valor de venda, ou seja, lucro zero, mas gasto zero, considerando-se o carro como um "projeto"). Sim, estou meio filosófico...kkkk

Se vc conseguiu superar a chatice do meu texto e chegou até aqui, vamos continuar até o fim... :smt021

Vejam abaixo o que existia de modelos interessantes de carros que estavam se tornando clássicos em fevereiro de 1990.

Os valores são da época (Cruzados Novos), corrigidos por quem vos escreve um a um pelo IPCA-FIPE e trazidos para o presente em Reais. Referiam-se a carros em bom estado de conservação, não carros perfeitos. Ou seja, o preço de carros que estavam se tornando clássicos (tinham seus vinte e poucos anos), naquele ano eles eram carros "velhos" (em 1990), como nossos Monzas (sim amigos, nossos Monzas ainda são carros a caminho de se tornarem clássicos). Também coloco preços desses modelos nos dias de hoje, pesquisados no Mercado Livre.

Percebam que os preços de carros "velhos" em 1990 (e que hoje são clássicos) são similares aos preços dos Monzas inteiros hoje em dia (10 a 15 mil).

NACIONAIS

Aero Willy Itamarati 1970 - R$ 11 mil (1990). Preços hoje: acima de 30 mil (restaurado) ou 20 mil (a restaurar).

FNM JK 67 (esse carro foi um ícone da década de 60 - eu quase comprei um logo que terminei o SR, mas não virou)
R$ 11 mil em 1990. Preço hoje: acima de 30 mil (restaurado) ou 15 mil (a restaurar)

Karmann Ghia 67/68 - R$ 15 mil (1990). Preços hoje: sucata: 5 a 7 mil. Restaurado: de 22 a 60 mil. A restaurar: 15 a 20 mil.

Dodge Charger (aaaaa...esse é legal comparar) - R$ 15 mil (1990). Preços hoje: restaurado: acima de 35 mil.

Fusca 62 a 68 - R$ 11 mil. Preços hoje (restaurados): de 9 mil a 18 mil.

IMPORTADOS

Mustang restauravel 64/65- R$ 7500 / em excelente estado R$ 68 mil. Preços hoje: R$ 55mil a R$ 115, com média puxando para os 90 mil.

CONCLUSÃO

O hobby de restaurar NÃO É INVESTIMENTO. Mas para quem é apaixonado por carro como nós, não devemos ter medo de investir nessa paixão. Não é dinheiro jogado fora, como muitas vezes eu escuto. E certamente os Monzões ultra conservados que hoje custam de 10 a 15 mil dilmas, no futuro serão vendidos pelo dobro disso ou mais, ou seja amigos, vcs não vão perder com essa paixão (desde que fiquem com o carro até ele se tornar clássico).

Boa sorte a todos e mão na massa deixar os Monzas bonitões!!!!

Abs e até o próximo update :smt023 :smt023 :smt023

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

É Evandro, vejo que vale a pena então cuidar do meu Classic! Rs.
Estou trabalhando em uns orçamentos, farei uma restauração nele, a pintura tá com pontinho ali, outro aqui, e, o melhor mesmo, é fazer tudo! Rs.
Abração Evandro!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

É verdade, Evandro, vc colocar dinheiro um carro velho/antigo, desde que fazendo um bom trabalho, num é jogar dinheiro no lixo, como a maioria pensa. No opala eu recuperei tudo que foi gasto, tudo mesmo...Recuperei um carro que tava a beira da morte, usei o carro durante um tempo, tive o prazer de ter e andar em um opala... e ainda teve um retorno, pequeno, minimo, mas teve, hehe!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
dimitrigsi
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por dimitrigsi »

Também saiu uma matéria do 500 EF na Quatro Rodas do mês passado (abril/2013).
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Evandro Monza SR escreveu: O hobby de restaurar NÃO É INVESTIMENTO. Mas para quem é apaixonado por carro como nós, não devemos ter medo de investir nessa paixão. Não é dinheiro jogado fora, como muitas vezes eu escuto.
Como te disse em outra ocasião, escuto isso todo dia da minha esposa :lol:
Dificil explicar, mas as pessoas em um modo geral, acham isso loucura, perca de tempo, dinheiro e etc. Minha esposa mesmo, toda hora fala que esse hobby é para rico e isso eu nao sou :lol: .
Discordo totalmente, mesmo eu nao sendo rico (quem dera), estou conseguindo dentro de um orçamento limitado fazer um trabalho que estou considerando muito razoável.

Mas é isso, ainda bem que existe esses fóruns para compartilharmos juntos a "nossa loucura" :lol:
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

dimitrigsi escreveu:Também saiu uma matéria do 500 EF na Quatro Rodas do mês passado (abril/2013).
Sim Dimitri, na seção Grandes Brasileiros. Legal a QR prestigiando os antigos. Imagem abaixo da matéria.

Imagem

Imagem
eduardo_saura escreveu:
Evandro Monza SR escreveu: O hobby de restaurar NÃO É INVESTIMENTO. Mas para quem é apaixonado por carro como nós, não devemos ter medo de investir nessa paixão. Não é dinheiro jogado fora, como muitas vezes eu escuto.
Como te disse em outra ocasião, escuto isso todo dia da minha esposa :lol:
Dificil explicar, mas as pessoas em um modo geral, acham isso loucura, perca de tempo, dinheiro e etc. Minha esposa mesmo, toda hora fala que esse hobby é para rico e isso eu nao sou :lol: .
Discordo totalmente, mesmo eu nao sendo rico (quem dera), estou conseguindo dentro de um orçamento limitado fazer um trabalho que estou considerando muito razoável.

Mas é isso, ainda bem que existe esses fóruns para compartilharmos juntos a "nossa loucura" :lol:
kkkkk...se fôssemos ricos estariamos colecionando iates, jaguares ou ferraris...kkkkk

Mas dá prazer sim vc ver uma máquina dessas, com vinte e poucos anos, trinta anos, novinha como se tivesse saído da concessa.

Monza 500EF

Monza S/R 2.0 S 88/88
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Eita, esse 500EF 2P é raro, heim... parece que só saíram 500 unidades. Gostei mais do 500EF na versão duas portas... acho que o aero combinou mais. Ficou um misto de esportivo X classico
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder